sábado, 22 de abril de 2017

Descobrimento do Brasil

O Dia do Descobrimento do Brasil é comemorado em 22 de abril, e não é um feriado nacional. Esta data marca a chegada dos navegadores portugueses ao território brasileiro pela primeira vez no ano de 1500.
Oficialmente, o descobridor do Brasil foi Pedro Álvares Cabral, mas o termo é usado apenas como referência, pois quando os portugueses chegaram o país já era habitado por várias comunidades indígenas. Estima-se que existiam no Brasil aproximadamente cinco milhões de índios naquela época.
O encontro entre os portugueses e os índios foi um verdadeiro choque cultural. Eles ficaram curiosos com os objetos, animais, metais e com as roupas.
No início, o objetivo dos portugueses era catequizar os índios, mas depois iniciou-se o processo de colonização do Brasil e extração das matérias-primas do país, como o pau-brasil, por exemplo, fazendo com que a comunidade indígena fosse fortemente escravizada.

Origem do Descobrimento do Brasil

O Brasil foi descoberto acidentalmente em 22 de abril de 1500, pela frota do navegador português Pedro Álvares Cabral. No entanto, alguns historiadores defendem que Cabral não teria sido o primeiro navegador a pôr os pés nas futuras terras brasileiras.
Supostamente, em 1498, o comandante Duarte Pacheco Pereira teria atingido o litoral brasileiro na atual região norte, explorando parte das terras que pertencem aos estados do Pará e do Maranhão.
Porém, essa descoberta teria sido guardada em segredo. Dois anos depois, Cabral partia em direção às Índias quando foi surpreendido com o litoral daquilo que futuramente seria o estado da Bahia.

Carta de Pêro Vaz de Caminha

Pêro Vaz de Caminha era o escrivão da frota de Pedro Álvares Cabral, e foi ele quem escreveu uma carta ao rei de Portugal, D. Manuel I, contando à Corte Portuguesa as belezas das terras de Vera Cruz, o nome que inicialmente deram ao Brasil.
Na carta, Pêro Vaz de Caminha descreve a terra, os índios, a primeira troca de presentes entre eles, e a primeira missa celebrada em território brasileiro.

sexta-feira, 21 de abril de 2017

Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes)

Líder da Inconfidência Mineira e primeiro mártir da Independência do Brasil, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, nasceu em Minas Gerais em 1746, filho do proprietário rural português Domingos da Silva Santos.
Antes mesmo de frequentar a escola, já havia aprendido a ler e escrever com a mãe. 
Órfão de mãe e pai desde a juventude, ficou sob a tutela de um tio até a maioridade, quando resolveu conhecer o Brasil. 
Já adulto, foi tropeiro, mascate e dentista (daí o apelido). 
Trabalhou em mineração e tentou a carreira militar, chegando ao posto de alferes no Regimento de Cavalaria Regular.
Foi na tropa que Tiradentes entrou em contato com as ideias iluministas, que o entusiasmaram e inspirariam a Inconfidência Mineira, a primeira revolta no Brasil Colônia a manifestar claramente sua intenção de romper laços com Portugal, marcando o início do processo de emancipação política do Brasil.
A revolta foi motivada ainda pela decisão da coroa de cobrar a derrama, uma dívida em atraso. 
A conspiração foi delatada por Joaquim Silvério dos Reis e todos os seus participantes foram presos.
Sobre Tiradentes, recaiu a responsabilidade total pelo movimento, sendo o único conspirador condenado à morte. 
Enforcado em 21 de abril de 1792, teve seu corpo esquartejado. 
Seus membros foram espalhados pelo caminho que ligava o Rio de Janeiro a Minas Gerais. 
Sua cabeça foi exposta em Vila Rica.
Com a morte de Tiradentes, o Estado português queria demonstrar uma punição exemplar para desencorajar qualquer revolta contra o regime colonial. 
Tiradentes tornou-se mártir da Independência e da República.

quarta-feira, 19 de abril de 2017

Dia do Exército Brasileiro

Dia do Exército Brasileiro é comemorado anualmente em 19 de abril.
Esta data homenageia a força e presença do exército nacional brasileiro como entidade de proteção do território e nação brasileira.
O Dia do Exército é celebrado em 19 de abril em memória da Batalha dos Guararapes, que ocorreu em 19 de abril de 1648, no estado de Pernambuco.
Neste episódio, um grupo de brasileiros, de diferentes etnias, mas com o mesmo sentido patriótico, se reuniu pela primeira vez para combater a dominação holandesa.
Oficialmente, o Exército Brasileiro foi criado em 1822, como um órgão subordinado ao Ministério da Defesa.
Atualmente o Dia do Exército Brasileiro serve para comemorar essa vitória, enaltecer o espírito patriótico brasileiro e para divulgar a importância dessa Força Armada.
O Exército Brasileiro é um dos três braços das Forças Armadas Brasileiras, assim como a Marinha e a Aeronáutica.
Ver também: Dia do Soldado.
Existem cinco principais divisões dentro do Exército Brasileiro: a infantaria, a cavalaria, a artilharia, a engenharia e as comunicações.

Canção do Exército Brasileiro

Nós somos da Pátria a guarda, / Fiéis soldados, / Por ela amados. / Nas cores de nossa farda Rebrilha a glória, / Fulge a vitória. / Em nosso valor se encerra / Toda a esperança / Que um povo alcança. / Quando altiva for a / Terra Rebrilha a glória, / Fulge a vitória. / A paz queremos com fervor, / A guerra só nos causa dor. / Porém, se a Pátria amada / For um dia ultrajada / Lutaremos sem temor. / Como é sublime / Saber amar, / Com a alma adorar / A terra onde se nasce! / Amor febril / Pelo Brasil / No coração / Nosso que passe. / E quando a nação querida, / Frente ao inimigo, / Correr perigo, / Se dermos por ela a vida / Rebrilha a glória, / Fulge a vitória. / Assim ao Brasil faremos / Oferta igual / De amor filial. / E a ti, Pátria, salvaremos! / Rebrilha a glória, / Fulge a vitória. / A paz queremos com fervor, / A guerra só nos causa dor. / Porém, se a Pátria amada / For um dia ultrajada / Lutaremos sem temor.









Entenda por que 19 de abril foi escolhido Dia do Índio


Dezenove de abril, Dia do Índio. A data traz para discussão a realidade indígena no país, questões como a demarcação de terras, saúde e educação, além da reflexão sobre os valores e a preservação cultural.

Mas você sabe por que o Dia do Índio é comemorado nesta data?

A ideia surgiu durante um Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México, em 1940. A princípio, as lideranças indígenas questionaram a realização do evento.

Elas temiam que as reivindicações não fossem atendidas pelos homens brancos. Então, para instrumentalizar a luta por direitos foi criado o Instituto Indigenista Interamericano.

Alguns países aderiram de imediato ao instituto, inclusive o Brasil. Três anos depois, o então presidente Getúlio Vargas assinou o decreto lei que criava o Dia do Índio.

O Brasil é um dos países com maior diversidade sociocultural do planeta. De acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há cerca de 900 mil índios que se dividem entre 305 etnias e falam ao menos 274 línguas.

A maioria, cerca de 37,4%, está na Região Norte. O Nordeste abriga 25,5%; o Centro Oeste 16%; o Sudeste 12% e a Região Sul, 9,2%.

Entre 2000 e 2010, caiu o percentual de indígenas que moram em áreas urbanas, movimento contrário ao do restante da população nacional. Hoje, cinquenta e sete vírgula sete por cento dos índios brasileiros vivem em terras indígenas.



terça-feira, 18 de abril de 2017

segunda-feira, 17 de abril de 2017

DEPORTIVO ALAVES...ESTAMOS NA TORCIDA...!!!

📝 O Deportivo #Alavés recebe nesta segunda-feira a um destacado Villarreal CF em um grande jogo no #mendizorrotza
O conjunto albiazul tem as baixas de feddal e Edgar por sanção, e sobrinho, ainda sem ritmo de competição ➡️ http://bit.ly/2p7OlnE #goazenglorioso