sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Goytacaz completa 103 anos com eleições para presidência

Em 20 de agosto de 1912, era fundado o Goytacaz Futebol Clube, que nesta quinta-feira chega aos seus 103 anos de vida. O clube foi criado a partir de um desentendimento de um grupo de remadores do clube Natação de Regatas Campista, que teve negado um pedido de barco para passear no Rio Paraíba do Sul.
O nome do clube foi uma homenagem aos primeiros habitantes da cidade de Campos: os Índios Goitacá, que segundo o historiador Eduardo Bueno, eram os mais ferozes índios do atual território conhecido como Brasil, além de exímios nadadores, o que lhes dava uma vantagem extra nas batalhas.
A primeira diretoria do Goytacaz foi formada assim: Luiz Carlos Cabral (presidente), Roberto Melo (vice-presidente), Otto Nogueira (1º tesoureiro), Jaime Rego (2º tesoureiro), Rudah Martins (1º secretário), Álvaro Nogueira (2º secretário), João Cunha (fiscal) e Manoel Patrão (procurador) e também ficou decidido, ainda, que a casa de Otto Nogueira, situada à Rua 21 de abril, nº. 14, no centro da cidade, ficaria sendo provisoriamente a sede do novo clube.
A primeira partida foi em 25 de agosto de 1912, contra o Internacional, e a equipe alvi-anil venceu por 2 a 1, com o time tendo formado com: Claudinier, Mário Manhães e Catete, Álvaro Nogueira, Estevam Almeida, e Adelino, Laranjeira, Linconl, Jorge Gomes, Didi e Otto Nogueira.
O primeiro campo do Goytacaz foi defronte à igreja de Santo Antônio, em Guarus e, por isso, o santo é considerado o padroeiro do time. Mais tarde o campo passou para a Praça da República, onde a Prefeitura Municipal cedeu um terreno, mas ali o clube não ficaria por muito tempo, pois logo se mudaria para perto do Liceu de Humanidades, no antigo campo do Luso Brasileiro, no mesmo terreno onde, mais tarde, seria construído o palacete de Finazinha de Queirós, transformado após a sua morte na Casa de Cultura Villa Maria.
O clube, porém, mudaria novamente e, dessa vez, se estabeleceria em frente à linha férrea campista, no início da Rua do Gás, na Lapa. Foi nesse campo que o Goytacaz tornou-se, definitivamente, um dos maiores times da cidade, chegando a ter ali mesmo o primeiro campo com iluminação elétrica do interior do Estado, em 5 de junho de 1930, o que causou muita polêmica, já que a cidade vivia sérios problemas de abastecimento de energia.
O Goytacaz foi o primeiro time de Campos dos Goytacazes e o terceiro do antigo Estado do Rio a jogar no Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã. Isso aconteceu em novembro de 1963, contra a equipe carioca do Madureira e a partida terminou empatada em 2 a 2. Antes dele, jogaram, no Maracanã, o Canto do Rio, que disputava especialmente o Campeonato Carioca desde 1941 e estreou no Maracanã já em 1950 e o Fonseca, que disputava o Campeonato Fluminense mas enfrentou o America no estádio pela Taça Brasil de 1961.
O Goytacaz foi o primeiro clube campista a ter um jogador na seleção brasileira, Amaro da Silveira, titular absoluto no Campeonato Sul-Americano de Futebol de 1923, tendo o Goytacaz também revelado Amarildo, "O Possesso", goleador da Seleção Brasileira e destaque da Copa do Mundo de 1962.
O Goytacaz foi o primeiro campeão da cidade de Campos dos Goytacazes, isto em 1914. O clube conquistou vinte campeonatos campistas, sendo o de 1955 de forma invicta, além de ter sido o primeiro tetracampeão (1940/1941/1942/1943), levantou duas taças Cidade de Campos e cinco campeonatos estaduais (antigo Campeonato Fluminense, em 1955/1963/1966/967/1978).
A Federação do Estado do Rio de Janeiro parabeniza o clube pelos 103 anos de vida.
Eleições - Para complementar o mandato de Robson Neto Barreto, acontece no dia de seu aniversário, nesta quinta-feira, a eleição para o cargo de presidente e vice-presidente do clube, a partir das 12 horas, na sede da Rua do Gás, até às 20 horas. Em seguida acontece a apuração que sinalizará os novos mandatários para completar o mandato até agosto de 2016. Todos os sócios estão aptos a votar nas chapas abaixo apresentadas:
Chapa Guardiões do Aryzão
Dartagnan Fernandes - Presidente
Carlos Barreto - Vice-presidente

Chapa Azul Total
Aloemir Rodrigues - Presidente
Claudio Barros - Vice-presidente

Agência FERJ
imgCapa
Divulgação/Goytacaz

Nenhum comentário: