segunda-feira, 9 de março de 2015

Novo eldorado brasileiro: Tailândia

Atacante Diogo, ex-Palmeiras, abre caminho para os compatriotas do outro lado do mundo

RODRIGO STAFFORD

Tailândia - Durante 25 minutos, Diogo, que joga no Buriram United, da Tailândia, falou sobre sua experiência no país do sudeste asiático. Já no fim da conversa, o atacante, que teve passagens por Portuguesa, Flamengo e Palmeiras, falou dos programas turísticos tradicionais locais como andar sobre elefantes. Mas com medo, ele nem pestanejou. “Tá louco, meu? Já viu o tamanho da boca do elefante?”, respondeu o jogador, gargalhando.
A aventura de Diogo abre um novo mercado para os jogadores brasileiros. Junto com ele estão o técnico Alexandre Gama, ex-Fluminense, e os jogadores Rafael Coelho, ex-Avaí e Vasco, além de Gilberto Macena, que fez carreira fora do país. E o time com base verde-amarela vai bem das pernas e lidera seu grupo a Liga dos Campeões da Ásia.
Diogo já levantou títulos na Tailândia
Foto:  Divulgação
O Buriram United é o maior campeão da história do país, com quatro títulos, desde que a liga foi criada em 1996. A estratégia de contratar brasileiros começou com a chegada de Gama e a conquista do campeonato na temporada passada. A negociação com Diogo, que ajudou o Palmeiras a se livrar da Série B em 2014, foi rápida.
“Esperei acabar o ano no Palmeiras. Estávamos correndo risco de rebaixamento e aí fui analisar propostas depois do Campeonato Brasileiro. Me mostraram a proposta tailandesa. A parte financeira foi muito boa e com um contrato de dois anos. Fui conhecer o clube e não imaginava que tinha tanta estrutura”, disse o jogador, cujo time manda seus jogos no Thunder Castle Stadium, que abriga 27 mil torcedores. Sobre a passagem no Flamengo, Diogo lembra do ano difícil (2010) que teve logo após o título brasileiro de 2009 com confusões dentro e fora de campo.
“Talvez tenha sido um ano que deixei a desejar. Foi complicado para o Flamengo porque tinha acontecido o caso Bruno. Ainda teve a saída do Zico, que tinha me levado para lá. Estava meio bagunçado. Se pegar todo o elenco, ninguém se destacou. Mas foi um prazer jogar lá. Uma torcida maravilhosa. Pena que fiquei pouco tempo”, afirmou o atacante de 27 anos, que ainda atuou por Santos, Portuguesa e Palmeiras.
Tailândia é um país milenar com paisagens paradisíacas
Foto:  Reprodução Internet
Em 143º lugar no ranking da Fifa, a Tailândia tenta investir na base para realizar o sonho de disputar uma Copa do Mundo pela primeira vez. Nas últimas eliminatórias, o país caiu na penúltima fase ao ficar na quarta colocação em um grupo com Austrália, Omã e Arábia Saudita.
“Tive poucos jogos com o time. São bons jogadores, jovens e dizem por aqui que a safra jovem é boa. Mas ainda não dá pra avaliar bem”, afirma Diogo, que tem a companhia de 16 outros brasileiros na liga tailandesa, além de dois treinadores entre os 18 da competição.
“Tem muito brasileiro por aqui. O nível técnico não é no mesmo patamar do futebol brasileiro, mas verdadeiramente me surpreendi. É como naquele velho clichê que não tem mais bobo no futebol. Os tailandeses estão investindo bastante”, garante o jogador, que este ano já faturou a Copa da Tailândia.
    Tags: Diogo , Tailândia

    Nenhum comentário: