quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Uma das escolas de samba mais antigas, Estácio volta à elite do Carnaval

Agremiação venceu a Série A e desfilará no Grupo Especial em 2016. Unidos de Bangu e Em Cima da Hora foram rebaixadas

CAIO BARBOSA
Rio - A Estácio de Sá está de volta à elite do Carnaval carioca. Com um enredo exaltando os 450 anos da Cidade Maravilhosa, a Vermelha e Branca conquistou 299,7 pontos dos 300 possíveis, deixando para trás a Unidos de Padre Miguel e o Império Serrano, que terminaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente. A Unidos de Bangu e a Em Cima da Hora ficaram nas duas últimas colocações e foram rebaixadas para o Grupo B.
Última escola a desfilar no Grupo A, no fim da madrugada de domingo, a Estácio foi a primeira a cantar os 450 do Rio de Janeiro, já que Portela, do Grupo Especial, desfilaram apenas na segunda-feira, na Marquês de Sapucaí.
Com enredo sobre Guiné Equatorial, Beija-Flor é campeã do Carnaval
Presidente da Agremiação campeã, Leziário Nascimento estava muito emocionado com o título e quase não conseguiu falar com a imprensa. "A escola que trabalha sério merece vencer e eu acho que a gente venceu esse Carnaval com merecimento", disse o dirigente.
Estácio de Sá levantou o público na Sapucaí
Foto:  Ernesto Carriço / Agência O Dia
“Foi o resultado de um trabalho árduo, duro, de uma comunidade que estava ansiosa para voltar a desfilar no Grupo Especial, que é o verdadeiro lugar da Estácio de Sá. E, quando se trabalha com seriedade, o resultado aparece”, comemorou o presidente da escola, Leziário Nascimento.
O carnavalesco Amari Santos fez coro com as palavras do presidente Leziário e disse que a vitória no ano do 450º aniversário do Rio de Janeiro foi um presente que a cidade deu à escola e que a escola deu à cidade.
Confira: 
Unidos de Padre Miguel e Estácio saem com gritos de ‘é campeã’
“A escola de samba Estácio de Sá é um patrimônio da cidade do Rio de Janeiro, faz parte da história desta cidade”, disse Amauri.A torcida da escola foi uma atração à parte na Marquês de Sapucaí, até por ficar no bairro do Estácio. Em maior número que qualquer outra escola, inclusive no Grupo Especial, os torcedores não pararam de cantar um minuto sequer.
“Dava uma dor no coração ver todas as escolas desfilarem aqui na nossa casa, no domingo e na segunda-feira, e a gente sempre no grupo de baixo, brigando para voltar a ficar no lugar de onde nunca deveríamos ter saído”, disse a torcedora Maria do Rosário Oliveira, atendente de telemarketing.
O catador de latas Francisco Jeovânio, morador da Favela da Laura, que fica entre a Marquês de Sapucaí e a quadra da escola, também estava eufórico com a vitória da Estácio de Sá e o consequente retorno à divisão especial do Carnaval.
“Aqui é a nossa casa, mas quem brincava eram sempre as escolas de fora. Chegou a hora de a gente participar da festa”, disse. Além de Estácio, Unidos de Padre Miguel e Império Serrano, completaram a classificação Cubango, Tuiuti, Império da Tijuca, Caprichosos, Inocentes, Renascer, Santa Cruz, Porto da Pedra, Curicica e Alegria da Zona Sul.
Concorrendo com a elite do Carnaval carioca, a Estácio de Sá obteve apenas um título em toda a sua história. Foi em 1992 que a Agremiação se tornou campeã com o enredo "Paulicéia Desvairada - 70 anos de Modernismo", com a assinatura dos carnavalescos Mário Monteiro e Chico Spinoza. A escola está fora do Grupo Especial desde 2007. Em 2014, ela ficou em segundo lugar na Série A e acabou não conseguindo retornar ao grupo da elite do Carnaval.
Padre Miguel bate na trave

A Unidos de Padre Miguel ficou mais uma vez pelo caminho no Grupo de Acesso, apesar de ter feito, segundo muitos especialistas, o melhor desfile do ano na Sapucaí, inclusive entre as escolas do Grupo Especial.
“Tenho que admitir que o melhor desfile que assisti na Sapucaí em 2015 foi o da Padre Miguel. Mas não foi o da Mocidade do Paulo Barros”, brincou o historiador Luiz Antônio Simas, colunista do DIA.
Um dos motivos para a Unidos de Padre Miguel, mesmo com ótimos desfiles, jamais conseguir o título do Grupo A e a consequente vaga no Grupo Especial seria a ligação com o traficante Celsinho da Vila Vintém. “Ele é apaixonado pela escola e banca tudo. Além de dar liberdade aos carnavalescos. O jogo do bicho não quer a concorrência do tráfico no Grupo Especial”, disse uma pessoa da escola.


    Nenhum comentário: