quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Mais oito blocos desfilam no Rio nesta Quarta-feira de Cinzas

Festa está garantida até o próximo domingo com mais de 40 blocos espalhados pela cidade

O DIA
Rio - Quem foi que disse que termina na Terça-Feira Gorda? No Rio, o Carnaval só acaba domingo e promete ainda mais alegria aos insaciáveis foliões que correm atrás dos blocos de rua. Mais de 40 desfilam até o fim da semana — oito somente nesta Quarta-feira de Cinzas —, para prolongar a festa dos mais animados. Na terça, Rio Maracatu, Carmelitas, Banda de Ipanema e Orquestra Voadora contagiaram milhares de pessoas na Zona Sul.
GALERIA: Musas e figuraças invadem os blocos do Rio de Janeiro
No Aterro do Flamengo, a Orquestra Voadora reuniu mais de 100 mil, segundo os organizadores. Pelo oitavo ano, os 320 músicos apresentaram uma verdadeira salada musical, de Tim Maia ao frevo pernambucano, passando por Roberto Carlos, Michael Jackson e Stevie Wonder.
Com 320 músicos, Orquestra Voadora atraiu mais de 100 mil pessoas ao Aterro em seu oitavo desfile. Público reclamou de problemas no som
Foto:  Daniel Castelo Branco / Agência O Dia
Parte do público reclamou de problemas com o som. Um casal que chegou por volta das 17h achou que o desfile ainda nem havia começado por não conseguir ouvir as músicas. Mas nem por isso reprovou a festa. “É nossa primeira vez na Orquestra. Viemos ao Sargento Pimenta (que desfilou no Aterro, segunda) e gostamos mais. Apesar do som, gostamos da empolgação do público”, afirmou o funcionário público Claudio Madureira, 53 anos, junto com Carmelita Magalhães.
Subindo e descendo as ladeiras de Santa Teresa, a Terça-feira Gorda foi animada para quem quis acordar mais cedo e aproveitar a folia. O tradicional Carmelitas fez seu segundo desfile —o primeiro foi na sexta-feira, abrindo oficialmente a festa nas ruas. Comemorando 25 anos de existência, o bloco reuniu uma multidão, cantando o samba-enredo que faz referência à cultura do bairro em que o bloco fez sua história.
O desfile teve direito a bondinho improvisado e até freiras (de verdade) acenando para os foliões. “É o melhor Carnaval do mundo! É democrático, animado, lindo!”, disse a arquiteta Letícia Tambelini, 27. Ela veio de São Paulo com mais cinco amigos para passar a folia na cidade.
Saias rodadas e coloridas enfeitaram a orla de Ipanema também na manhã, para o desfile do Maracatu. O bloco, que desfila há 18 anos, arrastou 10 mil pessoas.
De Melindrosa, Tarcísio Motta, ex-candidato a governador, liderava bloco
Foto:  Estefan Radovicz / Agência O Dia
Bem menos cheio, o Balança meu Coreto atraiu duas mil pessoas que lotaram a Praça São Salvador, em Laranjeiras. Animado e colorido, o bloco reúne adultos e crianças para dançar e cantar marchinhas. O candidato ao governo do Rio pelo Psol em 2014, Tarcísio Motta, figura consagrada do Carnaval de Rua carioca, é um dos diretores do bloco. Faceiro, transitava, entre os foliões, vestido numa Melindrosa vermelha.
Na terça, 37 pessoas foram flagradas fazendo xixi nas ruas. Desde o dia 24, o número de “mijões” multados nos blocos chega a 1.050 — 122 mulheres e 17 estrangeiros.
Mais cinco dias de diversão e alegria
QUARTA-FEIRA:
Me Beija Que Eu Sou Cineasta - Parque dos Patins - Lagoa - 8h
Bloco das Mulheres Rodadas - Largo do Machado - 10h
QUINTA-FEIRA:
Voltar Pra Que? - Rua Álvaro Alvim - Centro - 21h
SEXTA-FEIRA:
Só Tamborins - Travessa Mosquera - Lapa - 21h
Bloco Apafunk - Largo da Carioca - Centro - 19h
SÁBADO:
Bafafá - Praia de Ipanema - Posto 9 - 17h
Mulheres de Chico - Praia do Leme - 17h
Quizomba - Rua Riachuelo 7 - Lapa - 11h
DOMINGO:
Galinha do Meio-Dia - Av. Vieira Souto, em frente ao Country Club - Ipanema - 17h
Monobloco - Av. Presidente Vargas, altura da Rua Tomé de Souza - Centro - 9h

Reportagem de Flora Castro e Gabriela Mattos
    Tags: Bloco , Carnaval , Zona Sul

    Nenhum comentário: