quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Botafogo quer tira nota dez para agradar ao professor René

Jogadores encaram o Bangu dispostos não só a vencer, mas a tirar boas notas e serem aprovados na rigorosa avaliação do treinador

FABIO FALCÃO CAZES
Rio - Na caça ao líder, Fluminense, o Botafogo encara o Bangu, nesta quarta-feira, às 17h, no estádio Los Larios, em Xerém. Além do objetivo de subir na tabela, os jogadores alvinegros esperam agradar René Simões para conseguirem boas notas na avaliação pessoal do treinador, que costuma ser bem rigorosa.
Botafogo enfrenta o Bangu em Xerém
Foto:  Carlos Moraes
O comandante sempre faz as vezes de jornalista após as partidas e qualifica o desempenho de cada um através de pontuações. Assim como no Carnaval, os atletas são julgados por quesitos, neste caso, passes, lançamentos, roubadas de bola, chutes e intensidade.
Mas há uma diferença substancial nos dois processos de julgamento. Se o dos desfiles da Sapucaí se atém aos números, o do técnico é mais livre, com uma visão ampla dos jogos. Exemplo disso são os eleitos como melhores nas três primeiras rodadas do Carioca.
LEIA MAIS: Notícias, contratações e bastidores: confira o dia a dia do Botafogo
Na vitória sobre o Boavista, Marcelo Mattos e Gilberto empataram com a maior nota. Bill, mesmo sem marcar, foi o mais bem pontuado no empate com o Volta Redonda, assim como Rodrigo Pimpão, que passou em branco na goleada sobre o Bonsucesso.
LEIA MAIS: Notícias, resultados e bastidores do Campeonato Carioca
“Não avaliamos os ‘adocicastes’ apenas pelos gols que marcam. Analisamos a participação geral deles. Se se posicionam bem, recompõem bem, pressionam a saída de bola do adversário. Se fizerem gol, melhor ainda”, disse René Simões.
O treinador acredita que os critérios utilizados ajudam na compreensão do conceito de equipe. O jogador que passa desapercebido para a torcida, mas desempenha um bom papel coletivo, é reconhecido. E, como os alunos de uma escola, o grupo aguarda ansiosamente as notas do professor após cada partida. Hoje tem mais.

    Nenhum comentário: