quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Sai lista de 456 blocos de rua, e AfroReggae volta a Copa

Na folia dos 450 anos, agremiações devem atrair 5 milhões de foliões em toda a cidade

FLAVIO ARAÚJO
Rio - O carnaval de rua mais quente de todos os tempos no Rio vai começar daqui a 16 dias, com 456 blocos nas ruas da cidade. “Literalmente quente”, na avaliação de Rita Fernandes, colunista do DIA e presidente da Sebastiana, associação que reúne 12 dos mais tradicionais blocos. “Não sei como os cinco milhões de foliões esperados vão enfrentar esse verão do Rio, mas que a festa vai ferver, vai”, aposta. O início dos desfiles será no sábado, 31 de janeiro.
Clique para ver a programação dos blocosAs obras na Avenida Rio Branco transferiram desfiles tradicionais , como os do Bloco da Preta e Monobloco para a Avenida Presidente Vargas. O AfroReggae decidiu, em cima da hora, desfilar em Copacabana. Ele se concentra, às 10h, do dia 8 de fevereiro, e passa pela Avenida Atlântica até a Rua Figueiredo de Magalhães. 
O AfroReggae vai desfilar no dia 8 de fevereiro, na Avenida Atlântica: previsão é de atrair 120 mil foliões
Foto:  Uanderson Fernandes / Agência O Dia
O Bola Preta junta sua multidão na manhã de sábado de Carnaval, dia 14 de fevereiro, na Rua Primeiro de Março e segue pela Avenida Presidente Antônio Carlos. Já o Monobloco, começa a festa às 9h do dia 22 de fevereiro.
“Vamos comemorar os 450 anos da cidade em grande estilo, na melhor festa a céu aberto do mundo. E temos muito orgulho de ter viabilizado uma infraestrutura melhor para o Carnaval de rua sem interferir na espontaneidade dessa importante manifestação cultural carioca”, avalia o secretário municipal de Turismo Antônio Pedro Figueira de Mello. 
A distribuição da folia pela cidade mostra que, este ano, serão 141 blocos na Zona Sul, 94 no Centro, 78 na Zona Norte, 58 na Tijuca, 36 na Barra/Jacarepaguá, 27 na Ilha do Governador e 22 na Zona Oeste. Na Zona Sul, onde não são autorizados novos blocos desde 2012, o número vem diminuindo: eram 148 em 2013.

    Nenhum comentário: