segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

EUROPA É JÁ A SEGUIR

Azuis não ganhavam e não marcavam golos há seis jornadas, mas ontem aproveitaram para ficar a três pontos da permanência | Lito Vidigal admite redefinir objetivos


João Vilela e Rúben Ribeiro cercam Carlos Martins
O Belenenses quebrou finalmente uma série negra de seis jogos sem vencer e sem marcar golos, derrotando o Gil Vicente por 2-0, numa partida em que bem pode agradecer à inspiração individual de dois elementos: Pelé, autor de um golo monumental de fora da área; e Deyverson, que soube aproveitar da melhor forma um erro da defensiva gilista.
Os dois golos dos azuis surgiram ambos na primeira parte, num espaço de 11 minutos (27’ e 38’), quando a equipa da casa pouco tinha feito para merecer vantagem tão ampla. Era o Gil a equipa mais dominadora, com muita garra, a respirar confiança, depois de ter obtido a primeira vitória da época, na jornada anterior, diante do Penafiel (2-1).
O 1-0 surgiu ao primeiro remate do Belenenses e em lance absolutamente inesperado. Nélson apressou-se a marcar um lançamento de linha lateral, entregando a Pelé. Este pegou na bola junto à linha, foi correndo em diagonal para a zona central e, já em zona frontal parou o esférico, desferiu um perfeito remate arqueado, em jeito, que entrou no ângulo da baliza de Adriano, sem chances de defesa.
Ao interceptar um mau passe de Adriano, Deyverson quase fazia o segundo dois minutos depois, num chapéu. E estava ainda o Gil a pensar como tinha sido possível tão abrupta transformação no jogo quando sofreu o 2-0, por Deyverson, a aproveitar uma má receção de bola de João Vilela que lhe deixou a bola à mercê.
A partida ficou então demasiado complicada para um Gil Vicente que tinha em Caetano o único desequilibrador inspirado. Rúben Ribeiro começou depois a crescer no jogo, assumindo-se como verdadeiro patrão do meio-campo, mas, lá na frente, apesar de algumas oportunidades razoáveis, a bola teimava em não entrar. João Vilela teve a baliza ao seu alcance aos 60’, mas atirou à figura de Ventura e, logo a seguir, foi Diogo Viana a fazer o mesmo. Simy fez quatro remates em boa posição, mas apenas um foi à baliza.

Recuperou alegria e voltou aos golos - DEYVERSON


Após quase dois meses sem marcar, Deyverson voltou ontem aos golos, apontando o sétimo na I Liga, registo que o faz integrar o grupo de quintos classificados na tabela de melhores marcadores. Nesta partida, percebeu-se que Deyverson entrou em campo com um espírito diferente da inércia demonstrada nas últimas jornadas: apareceu alegre, empenhado, mais batalhador. Trabalhou muito e a sorte recompensou-o. Fez um total de três remates, todos muito perigosos. Num deles, marcou o golo da tranquilidade, mas antes já tinha atirado de cabeça a rasar o poste e, noutro lance, obrigou Adriano a destacar-se num brilhante chapéu.

Os destaques do BELENENSES

240971_galeria_belenenses_v_gil_vicente_primeira_liga_j17_2014_15.jpgSturgeon 7 - Grande exibição a jogar nas costas de Deyverson. Entusiasmava os azuis quando pegava na bola, com velocidade e bons passes.
Pelé 6 - Golo espetacular numa iniciativa individual a transformar o jogo. Rigoroso à frente da defesa.
Miguel Rosa 6 - Foi o mais rematador da partida, com cinco tentativas. Adriano negou-lhe o golo.
Palmeira 6 - Solidez do costume a defender e boas incursões na frente. Está a ficar um caso sério.
Dálcio 5 - Estreia positiva deste júnior. Não cometeu erros e quando pegava na bola tomava boas decisões. Isolou Miguel Rosa num grande passe.
por RODRIGO CORTEZ
Capturar1

Nenhum comentário: