segunda-feira, 24 de novembro de 2014

0 irresistível azul dos novos do Restelo

Crónicas Azuis

0 irresistível azul dos novos do Restelo

Quarto lugar na Liga e goleada na Taça autorizam a sonhar alto | Lito é o homem do leme de nau onde os velhos do Restelo não têm lugar

Quem não sabia, agora já sabe: o Restelo, além de ser o nome do estádio do Belenenses, é também o da praia de onde, a 8 de julho de 1497, partiram as caravelas de Vasco da Gama em basca do perigoso e desconhecido caminho marítimo para a índia. A missão foi cumprida chegaram a bons portos.
E os novos do Restelo também parecem estar na rota certa, sobretudo depois da goleada (5-0) na quarta eliminatória da Taça de Portugal, com o Trofense, mais recente capítulo de época que parece talhada para ser épica.

Mas, voltando atrás no tempo e na história, muito antes do navegador chegar à Ásia e quando as naus já balançavam nas ondas do Atlântico, ouviu-se um grito no areal, o do Velho do Restelo, personagem imaginada por Luís Vaz de Camões, no canto IV de Lusíadas, homem austero, do povo, e que não se calou perante a imprudência da odisseia marítima. Dos velhos (pessimistas) reza a história, dos novos espera-se que também.
E aqui fala-se do irresistível azul cada vez mais... azul para os lados do Restelo, gente crente, otimista, sem medo do desconhecido. Destemidos. E, até ver, a viagem desta nau cujo homem do leme é Lito Vidigal, parece estar a caminho de um destino que, quem sabe, até pode muito bem ser as competições europeias, terra firme que os novos descobridores do Restelo não pisam desde 2007/2008, então eliminados pelo Bayem (Alemanha) na 1.ª eliminatória da antiga Taça UEFÁ.
PALAVRA DE CAPITÃO
Afinal, o que mudou de forma tão radical de uma época para a outra, recordando-se que, na anterior, o Belém esteve na luta pela permanência até à última jornada.
«O sangue dos jogadores continua a ferver de ambição, como no ano passado. Basicamente, o que mudou é que nesta temporada começámos do zero, com o treinador que entrou na reta final de 2013/2014. Lito fez-nos ver, como nunca, que é passível vencer quem quer que seja.» Palavras do central João Meira, um dos capitães de equipa.
por JORGE SANTOS CARVALHO
Capturar12

Nenhum comentário: