terça-feira, 2 de setembro de 2014

Ziquinha confia na reação do Friburguense na Copa Rio

Há pelo menos duas temporadas, Ziquinha superou as lesões que atrapalharam dado momento da carreira do jogador. Em 2011, o experiente atacante foi peça fundamental no retorno do Frizão à Série A e no vice-campeonato da Copa Rio. No ano seguinte, da mesma forma, teve participação decisiva na boa campanha na elite estadual e fez um Campeonato Brasileiro da série D quase irretocável.
A boa fase prosseguiu em 2013 no Estadual, e rendeu uma oportunidade de disputar o Brasileirão da Série C pelo Macaé. Indicado pelo técnico Gerson Andreotti para integrar o elenco do alvianil praiano, Ziquinha foi um dos artilheiros do Macaé naquela campanha, que quase culminou com o acesso à segunda divisão nacional. As boas atuações, talvez, tenham sido suficientes para conquistar de vez a confiança do treinador.
No Campeonato Carioca deste ano, Ziquinha voltou a ser uma peça importante para o Friburguense. Seja ao lado de Romulo ou Luis Felippe, tornou-se a válvula de escape pelo lado direito de ataque. Acostumado a servir, também tomou gosto por balançar as redes. O jogador de 34 anos marcou quatro gols na competição, e consolidou a fase de goleador, não tão comum durante a maior parte da trajetória como profissional.
Ausente na primeira rodada da Copa Rio por não estar regularizado junto à Federação, o camisa 11 tricolor está confirmado para enfrentar o Resende nesta quarta-feira:
"Ficar fora de qualquer partida é muito ruim. Ainda mais na minha situação, pois eu venho treinando forte para buscar o meu espaço. Infelizmente eu fiquei fora do primeiro jogo, mas mesmo de longe, fiquei torcendo pelos meus companheiros, com o pensamento sempre positivo. Eu acreditava que a gente poderia voltar para casa com os três pontos, mas pelo o que eu soube faltou sorte para o nosso time. O Friburguense criou oportunidades, mas não conseguimos transformar em gols", disse o atacante (foto).
O experiente jogador acredita que a responsabilidade seja o maior desafio do Friburguense nas três próximas rodadas da Copa Rio. O tropeço em Bonsucesso aumentou consideravelmente a importância de buscar o maior número de pontos possível nos jogos consecutivos no Eduardo Guinle. Depois do Gigante do Vale, o Frizão receberá Duque de Caxias e Bonsucesso, já pela primeira rodada do returno:
"A gente não pode deixar escapar nenhum ponto em casa. Precisamos dessas três vitórias, mas temos que dar um passo de cada vez. Temos que fazer uma boa partida para vencer o Resende para nos dar tranquilidade para o segundo jogo. Conheço pouco do adversário, mas sei que eles são treinados pelo Edson Souza, que estuda e conhece muito bem o nosso time. Tenho alguns amigos lá, como o Cassio, o Daniel e o Leandro. O mais importante é a nossa autoestima estar em alta. Temos manter a confiança no grupo, até porque nós já saímos de outras situações difíceis. Essa não é a primeira vez. O que tinha que acontecer já foi na primeira rodada, como um alerta para não acontecer novamente", salientou.
"Hora de conquistar um título"
Quando o Friburguense joga em casa, a história se repete: o nome de Ziquinha é um dos mais ouvidos nas arquibancadas do estádio Eduardo Guinle. Ídolo da torcida, o atacante ressalta a força da equipe na serra e acredita que esse pode ser o grande trunfo para buscar a classificação:
"Quando a gente precisa, a torcida comparece e nos ajuda. E mais uma vez nós contamos com ela", disse.
No entanto, avançar para a segunda fase da Copa Rio significa dar apenas um passo importante para o objetivo principal, que é conquistar o título e garantir vaga na série D nacional em 2015. Depois de duas campanhas irregulares na competição – em 2012, quando manteve o foco na série D e 2013, atuando com o time bastante desfalcado -, Ziquinha acredita que o Friburguense pode chegar à decisão novamente e levantar o troféu de campeão:
"Estamos confiantes desde antes da competição, e essa derrota não tira a minha confiança, e acredito que a de ninguém do grupo. Sabemos da nossa responsabilidade, e está na hora de trazermos um título para Nova Friburgo. O Friburguense, o grupo, a diretoria, a comissão técnica e a torcida merecem. Vamos fazer de tudo dentro de campo para que isso possa acontecer", finalizou Ziquinha.
Agência FERJ
imgCapa
Vinicius Gastin/FAC

Nenhum comentário: