sexta-feira, 2 de maio de 2014

Senna, o ídolo de R$ 1 bilhão é 'imortal'

Senna, o ídolo de R$ 1 bilhão é 'imortal'

Imagem do piloto dá mais lucro que as de Neymar e Ronaldo

O DIA
Rio - O destemido piloto perdeu a vida há 20 anos. Mas a imagem do ídolo continua intacta e faz sucesso no mundo todo, o que resulta em dividendos para o Instituto Ayrton Senna, que, segundo o site iG, movimenta R$ 1 bilhão por ano. A associação do nome do brasileiro a projetos sociais mantém sua imagem em alta, literalmente, com um lucro maior que "marcas" como Neymar e Ronaldo, só ficando atrás de Pelé.
Imagem de Senna está intacta
Foto:  Arquivo
Em 2012 e 2013, o IAS recebeu mais de R$ 20 milhões com contratos de licenciamento. É o que revela Marco Crespo, diretor de negócios do IAS, que estima que o montante movimentado com a venda de produtos e campanhas ligadas ao nome do piloto seja de R$ 600 milhões a R$ 1 bilhão por ano.
“Essa é a estimativa do valor total dos produtos que chegam ao consumidor final”, explica Crespo, frisando que hoje é possível comprar aparelhos de DVD, capas de smartphone, macarrão instantâneo, achocolatado e artigos de papelaria com a grife do piloto ou do personagem de história em quadrinhos criado em sua homenagem.
Para especialistas em marketing esportivo, o sucesso da marca Senna deve-se a uma combinação de dois fatores: a força da história, do legado do piloto, e a boa gestão dos negócios ligados ao seu nome pelo Instituto Ayrton Senna, presidido pela irmã do piloto, Viviane Senna.
“Senna viveu o auge de sua carreira em um momento em que o Brasil passava por uma crise de autoestima”, acredita Pedro Trengrouse, coordenador do curso de Gestão, Marketing e Direito no Esporte da Fundação Getúlio Vargas.
    Tags: Ayrton Senna

    Nenhum comentário: