sexta-feira, 2 de maio de 2014

Pitaco de Campeão! Tostão crê na força da torcida, mas faz alerta ao ‘já ganhou’

Pitaco de Campeão! Tostão crê na força da torcida, mas faz alerta ao ‘já ganhou’

Fera do Mundial em 70 elogia elenco de Felipão, enxerga otimismo exagerado como um problema e acredita que outras três seleções também têm chances de conquistar a Copa

BERNARDO ARGENTO E RODRIGO HANG
Rio - A série “Pitaco de Campeão” traz um dos jogadores mais inteligentes de todos os tempos: Tostão. Sua perspicácia pôde ser comprovada na Copa do Mundo de 1970 quando, mesmo improvisado na ponta de lança, ajudou a formar uma das seleções mais elogiadas e considerada uma das melhores da história, que conquistou o tricampeonato mundial, no México. Aos 67 anos, o agora colunista da "Folha de São Paulo" acredita que será necessário frear o clima de “já ganhou” antes mesmo de o torneio começar.
O ex-jogador Tostão acredita que o elenco para a Copa do Mundo já está quase fechado
Foto:  Agência Argos / Adri Felden
“Jogar em casa tem tudo para ser uma grande vantagem, como foi na Copa das Confederações, mas não vejo essa ideia de que o Brasil com certeza vai ganhar. É um otimismo exagerado, como se fosse impossível o Brasil não conquistar o título”, afirmou, já apontando os adversários mais difíceis na caminhada em busca da taça, além de "torcer" para pegar os chilenos nas oitavas de final.
“Argentina, Espanha e Alemanha também têm grandes chances de ganhar. E o Brasil terá, provavelmente, um adversário difícil nas oitavas de final. Se pegar o Chile, aumentam as chances de passar de fase. Se for Holanda ou principalmente a Espanha, fica difícil. A Espanha aprendeu a jogar contra nós”, analisou.
>>> LEIA MAIS: Pepe expulsa 'fantasma de 50' e põe fé em Neymar
Mesmo com a possibilidade de enfrentar as duas seleções que fizeram a final da Copa de 2010, na África do Sul, Tostão confia no elenco brasileiro. O maior jogador da história do Cruzeiro acredita que o time escalado por Felipão tem bons nomes em todas as posições da Seleção, destacando dois atletas.
“O Brasil é um time com bons jogadores em todas as posições, mas tem dois fora de série: Neymar, no ataque, e Thiago Silva, na defesa. Os dois são os melhores jogadores da Seleção”, disse, apostando no atacante do Barcelona como peça fundamental para o time.
>>> LEIA MAIS: Solução na Copa de 1962, Amarildo alerta para carências do Brasil
“É difícil ver o Brasil jogar bem sem o Neymar se destacando. A contusão dele não vai ser problema. Ele vai voltar a treinar dentro das previsões e vai jogar os amistosos da Seleção”, declarou.
O cronista esportivo também fez questão de analisar a parte tática do time. Para ele, Felipão montará a equipe da mesma forma da Copa das Confederações: pressionando o adversário e conquistando ainda mais o apoio da torcida. No meio de campo, Tostão não acredita em mudança, mas admite preferência por Fernandinho, pela boa fase vivida no Manchester City, da Inglaterra.
“Eu acho que Felipão vai começar com o time da Copa das Confederações. Hoje, o Fernandinho tem jogado muito mais do que o Paulinho. Há essa dúvida. Mas o Felipão deve manter o Paulinho e o Luiz Gustavo”, afirmou.
Tostão foi o maior jogador da história do Cruzeiro
Foto:  Divulgação
Na última segunda-feira, Luiz Felipe Scolari revelou ter 21 nomes para lista de convocados para a Copa do Mundo, restando apenas duas vagas a serem preenchidas. Tostão afirma que não haverá nenhuma surpresa, apontando quais devem ser as posições que ainda não foram definidas pelo treinador da seleção brasileira.
“Todo mundo já sabe quem são 19, 20 jogadores. As dúvidas são o terceiro goleiro, o quarto zagueiro, uma pequena dúvida se o Rafinha pode tomar o lugar que deve ser do Maicon e uma dúvida do meio de campo para a frente. Está sobrando um, que pode ser o Hernanes ou o Lucas Leiva. Um dos dois vai sobrar. O Lucas, do PSG, já sobrou. Acho que os atacantes já estão definidos. Se aparecesse um grande atacante desde o início do ano, o Jô perderia o lugar", comentou Tostão.
'Em 1970, ganhamos dando show de futebol'Tostão
Como craque dentro de campo, Tostão é defensor do bom futebol. O ex-jogador acredita na importância da experiência, mas ressalta uma característica fundamental para todos os times: a qualidade. O melhor deve ser titular, independentemente da idade. Por conta disso, reitera a confiança no elenco brasileiro, considerado “jovem” para enfrentar uma Copa do Mundo.
"O ideal é ter um jogador que tenha atuado em outro Mundial e que esteja em forma. O perigo é achar que este jogador é experiente, mas não é melhor do que um jogador que não tenha participado de uma Copa. Fica controverso. Mas não quer dizer que essa Seleção seja inexperiente. Quase todos os jogadores jogam em grandes clubes da Europa, atuam em campeonatos disputados e têm plenas condições de jogar bem. Esse time mostrou isso na Copa das Confederações", analisou.
Um campeão mundial nunca esquece do seu feito. Tostão possui o privilégio de estar nessa seleta lista. O craque não hesitou ao ser questionado sobre sua maior realização dentro dos gramados, pela seleção brasileira.
“Sem dúvidas o título de 70 porque foi uma Copa inesquecível. Além de levantar a taça, ganhamos dando show de futebol. É uma Seleção superendeusada no mundo todo e que tinha grandes jogadores”, concluiu, orgulhoso.
Tostão comemora gol na Copa de 70 com craques da Seleção
Foto:  Divulgação

    Nenhum comentário: