terça-feira, 20 de maio de 2014

Liga dos Campeões: ídolos brasileiros do Atlético apontam chances do time

Liga dos Campeões: ídolos brasileiros do Atlético apontam chances do time

Ex-atletas Luis Pereira e Leivinha elogiam a equipe, mas fazem apostas distintas sobre favoritismo na decisão contra o Real

RODRIGO HANG E ULISSES VALENTIM
Rio - Historicamente, Real Madrid e Barcelona sempre brigaram pelo protagonismo no futebol da Espanha. Na atual temporada, entretanto, o Atlético de Madrid mudou o cenário. Os Colchoneros, que viviam à sombra dos dois gigantes do país, venceu o Campeonato Espanhol no último sábado, o que não acontecia desde a temporada 1995-1996, e podem conseguir um feito ainda maior: conquistar pela primeira vez da Liga dos Campeões.
Leivinha e Luis Pereira foram comandados pelo técnico Luis Aragonés no Atlético de Madrid
Foto:  Arquivo
Comandado pelo técnico argentino Diego Simeone desde 2011, o Atlético já venceu, nas temporadas anteriores, a Liga Europa em 2011-2012, a Supercopa da Espanha, em 2012, a Copa do Rei em 2012-2013. Para conquistar o título de maior expressão, o clube de Madri conta com um elenco recheado de brasileiros. O zagueiro Miranda, o lateral-esquerdo Filipe Luís, o meia Diego e o atacante naturalizado espanhol Diego Costa são alguns dos destaques da equipe.
Já é uma tradição ver brasileiros jogando nos Colchoneros. Uma dupla fez sucesso no time na segunda metade dos anos 70: o zagueiro Luis Pereira e o atacante Leivinha. Os dois foram vendidos pelo Palmeiras (clube pelo qual atuavam quando foram convocados para a Copa do Mundo de 1974, na então Alemanha Ocidental) e se tornaram ídolos do Atlético de Madrid. Até hoje são lembrados com carinho pelos torcedores (Luis Pereira, inclusive, trabalha nas divisões de base do clube há 13 anos).
A grande decisão da Liga dos Campeões, contra o rival Real Madrid, será no próximo sábado, no Estádio da Luz, em Lisboa. Considerado por muitos torcedores como o melhor zagueiro da história do Atlético, Luis Pereira, de 64 anos, não titubeou ao apostar no título dos Colchoneros.
"É lógico que vou apontar a minha equipe (como a favorita). A expectativa é muito boa. Na vida, a gente tem de acreditar, e o Atlético está acreditando. Será a última partida do ano e os jogadores vão se doar ao máximo. Acho que havendo uma boa marcação e um esquema de jogo que o Simeone sabe fazer, o Atlético ganha", disse o ídolo, para em seguida fazer a comparação com o Real Madrid.
Os ex-jogadores estão na capa de um livro com os maiores ídolos da história do clube espanhol
Foto:  Divulgação
"Hoje em dia o futebol já não se transmite em termos individuais. É coletivo. Os jogadores estão mostrando uma união muito grande fora e dentro do campo. O grupo se entrega e isso facilita o trabalho de todos. No ponto de futebol coletivo, o Atlético supera um pouco mais o Real Madrid, que já sabemos como joga", afirmou Luis Pereira.
Leivinha pensa diferente e não mostra a mesma confiança do antigo companheiro. Para o ex-atacante, o favoritismo na decisão tem de ser dado ao Real por causa do elenco e pelo bom momento vivido.
"Se for comparar individualmente os dois times, o Real leva vantagem porque tem jogadores que desequilibram, que no caso são o Bale e principalmente o Cristiano Ronaldo. O Atlético tem de segurá-lo. Além de ser um grande jogador, está numa fase que tudo dá certo. Foi merecidamente eleito melhor jogador do mundo. Essa é a maior preocupação. Mas como o futebol é uma surpresa, torço para que o Atlético esteja em um grande dia e seja campeão", disse o ex-atacante, que fez questão de elogiar a equipe do Atlético.
"É evidente que o Diego Costa é um artilheiro. O Miranda acertou a defesa. Ele e o uruguaio Godín estão muito bem na zaga, o meia turco (Arda Turan) também é muito bom e foi uma surpresa agradável no time. O goleiro Courtois é jovem, mas espetacular. O Filipe Luís mantém uma regularidade muito grande, mas não tem o 'nome' de outros jogadores", declarou Leivinha, também de 64 anos.
A dupla também comentou sobre a escolha do brasileiro naturalizado espanhol Diego Costa em atuar pela Espanha e preterir o Brasil. Luis Pereira lembrou o sucesso que o volante Marcos Senna teve na Roja, como é conhecida o selecionado do país, sendo campeão da Eurocopa em 2008. Por isso, acredita que o atacante "já mostrou ter capacidade de jogar pela Espanha". Já Leivinha revela em qual seleção gostaria de ver o atacante jogando.
"Eu estava torcendo para ele vestir a camisa do Brasil na Copa. Ele seria o titular da Seleção. Mas optou, com todo o direito, por defender a seleção espanhola. Ele está numa fase muito boa, é o goleador do Atlético", disse.
O atual momento vivido pelo Atlético de Madrid e os títulos conquistados já estão na história do clube. É o que garante Luis Pereira, que, no entanto, acredita que os Colchoneros vão precisar se reforçar para manter o nível na próxima temporada.
Luis Pereira e Leivinha atualmente. Os dois estão com 64 anos
Foto:  Reprodução Internet
"Os jogadores estão marcando época na história do clube. O volante Gabi surgiu conosco, assim como o meia Koke, que vem sendo o coração da equipe. Mas acho que tudo na vida tem de ter mudanças. Então o time tem de contratar novos jogadores para reforçar o elenco para o próximo ano para novamente poder encantar os torcedores", disse o ex-zagueiro.
O trabalho de Diego Simeone também foi mencionado. Leivinha relembrou que o atual técnico do Atlético era um volante desleal, famoso pelas entradas duras no adversários, mas que, como treinador, soube lidar com o temperamento e ego distintos dos atletas.
"Ele era muito violento como jogador, mas como técnico tem de tirar o chapéu. Os comentários que ouço de amigos que ainda tenho na Espanha é de que ele conseguiu unir o grupo e deu essa boa condição ao Atlético. O jogador de futebol é complicado e o treinador tem de ser psicólogo também. Isso faz com que o treinador consiga extrair o melhor dos jogadores. E o Simeone tem conseguido", concluiu Leivinha.

    Nenhum comentário: