sexta-feira, 2 de maio de 2014

Benfica segura a Juventus e está na final da Liga Europa

Benfica segura a Juventus e está na final da Liga Europa

Clube português vai encarar o Sevilla na decisão

EFE
Itália - A Juventus será representada na final da Liga Europa apenas por seu estádio, previamente escolhido como sede da decisão pela Uefa, já que a equipe foi eliminada do torneio pelo Benfica, que há uma semana venceu o jogo de ida por 2 a 1 e nesta quinta-feira segurou o empate sem gols justamente em Turim. Mesmo jogando com um homem a mais a partir da metade do segundo tempo com a expulsão de Enzo Pérez, a Velha Senhora até esboçou um sufoco no fim, mas não fez o gol e agora terá de assistir à partida do próximo dia 14, entre Benfica e Sevilla, que eliminou o Valencia, de alguma das tribunas do Juventus Stadium.
Luisão segura o ataque da Juventus e ajuda o Benfica a ir à final da Liga Europa
Foto:  Efe
Após uma temporada 2012/2013 trágica, com três vices, a equipe lisboeta vem construindo uma bela volta por cima. O título português já está garantindo, e os comandados de Jorge Jesus decidirão a Liga Europa, a Taça de Portugal e a Taça da Liga de Portugal. Já os italianos voltam as atenções para a confirmação do tricampeonato italiano, que poderá vir neste fim de semana.
A Juve entrou em campo com força máxima. Única dúvida da equipe, o meia Arturo Vidal se recuperou de lesão no joelho e pôde jogar. No Benfica, Jorge Jesus também teve os principais jogadores à disposição, mas optou por escalar o goleiro Oblak e o atacante Lima, que normalmente são reservas, mas já vinham sendo usados na Liga Europa. Além do ex-jogador de Paraná e Santos, o time visitante teve três brasileiros na formação inicial, o zagueiro Luisão, o lateral-esquerdo Guilherme Siqueira e o atacante naturalizado espanhol Rodrigo Moreno. O goleiro Artur e o zagueiro Jardel ficaram no banco.
O jogo em Turim já começou com uma polêmica. Com um minuto de bola rolando, Maxi Pereira lançou Rodrigo Moreno, que chutou e acertou o braço de Lichtsteiner. Apesar das reclamações, o árbitro não marcou pênalti. O primeiro lance de perigo dos donos da casa aconteceu aos oito minutos. Asamoah cruzou da ponta esquerda, Llorente ajeitou com o peito e Pirlo chegou enchendo o pé. Oblak espalmou para o lado.
Um minuto depois, o meia titular da seleção italiana cobrou escanteio na entrada da área até Vidal, que arrematou por cima. Na sequência, o Benfica teve alguns instantes de controle da partida, trocando passes, mas rapidamente os donos da casa voltaram ao ataque. Aos 23, Llorente ajeitou mais uma, agora de cabeça para Tévez. O argentino concluiu de voleio e encobriu a meta.
A esta altura, o controle das ações já era da Velha Senhora, que, no entanto, cometia alguns erros bobos, como aos 31 minutos. Depois de boa troca de passes, Vidal rolou para Pirlo, que teve o chute da entrada da área bloqueado por Tévez, que estava mal posicionado. Os últimos minutos da primeira etapa foram de sufoco da Juve em jogadas pelo alto. Aos 43, Pirlo bateu falta, Bonucci desviou na primeira trave e ninguém apareceu para completar. Três minutos depois, Asamoah entrou na área pela esquerda e levantou para Vidal, que cabeceou para o chão. A bola quicou, e Luisão salvou em cima da linha.
Logo após a volta do intervalo, aos cinco minutos do segundo tempo, o Benfica teve grande chance para abrir o placar, mas Rodrigo Moreno falhou. O filho do ex-lateral do Flamengo Adalberto aproveitou erro da zaga e chutou da marca do pênalti, mas mandou para fora. Pouco depois, aos 10, Markovic puxou contra-ataque e serviu o brasileiro naturalizado espanhol, que adiantou demais e perdeu para Buffon.
Torcida do Benfica faz a festa: time está classificado para a final da Liga Europa
Foto:  Efe
Pouco inspirada neste momento, a Juventus acordou no jogo em um lance de bola parada, com o especialista Pirlo, aos 16. O maestro cobrou falta da meia direita, e Oblak, do jeito que deu, espalmou para frente e contou com a ajuda da defesa, que afastou. A partir dos 21, o Benfica teve de segurar a vitória com um jogador a menos. Enzo Pérez levou dois cartões amarelos num intervalo de cinco minutos e foi expulso. Entretanto, mesmo com um a mais, a equipe anfitriã teve dificuldades para pressionar. Nem mesmo as mudanças feitas por Antonio Conte, que tirou o time do esquema com três zagueiros, ajudavam. Lichtsteiner teve grande oportunidade aos 34, recebendo lançamento de Marchisio, mas errou o domínio à beira da pequena área pela direita. Logo em seguida, aos 36, o meia cruzou mais uma e Pogba, impedido, tocou para o meio da área. Osvaldo até estufou a rede, mas a arbitragem marcou impedimento e anulou o lance.
Aos 40 minutos, houve confusão fora do gramado. Após troca de provocações, alguns jogadores se estranharam. Vucinic, que ficou na reserva da Juve, e Markovic, que havia sido substituído pelo Benfica, receberam cartão vermelho. A tão aguardada pressão enfim veio nos dez minutos finais - a segunda etapa durou até os 51. Tévez chutou de fora aos 48, e Oblak pegou firmemente. Na sequência, aos 49, Pirlo bateu falta na barreira, e no último suspiro, aos 50, o argentino cobrou escanteio, Cáceres cabeceou e o goleiro eslovaco salvou mais uma, garantindo a classificação.
    Tags: Benfica , Juventus , Liga Europa

    Nenhum comentário: