terça-feira, 20 de maio de 2014

Bancado por Felipão, Julio Cesar vai à terceira Copa para apagar imagem de 2010

Bancado por Felipão, Julio Cesar vai à terceira Copa para apagar imagem de 2010

Goleiro quer superar a falha contra a Holanda

IG
São Paulo - Dia 2 de julho de 2010. Era apenas sete minutos do segundo tempo, quando Sneijder cruzou a bola e Julio Cesar, na linha da pequena área, trombou com Felipe Melo. A saída da meta fez com que ele não conseguisse acompanhar a trajetória da bola. Era o gol de empate da Holanda, que ainda teria tempo suficiente para virar o jogo e eliminar o Brasil nas quartas de final da Copa do Mundo na África do Sul.
O erro poderia ter custado o fim para qualquer jogador na seleção brasileira – como foi para Felipe Melo -, mas não para ele, Julio Cesar. Homem de confiança e bancado por Luiz Felipe Scolari para o Mundial no Brasil, o goleiro passou pelo o ostracismo no exterior para resgatar os dias de glória com a amarelinha.
Quem não se lembra de Julio Cesar na zona mista do estádio Nelson Mandela, em Porto Elizabeth, com a voz embargada e as lágrimas escorrendo tentando justificar a eliminações. Em dois minutos de discurso, a frase “acho que” foi repetida nove vezes e o baque era nítido no semblante do jogador.
“É um resultado que ninguém esperava. Sempre citamos que o grupo estava bastante confiante naquilo que vinha fazendo ao longo de três anos e meio, unido. Mas o futebol tem dessas coisas, e o mundo não acaba (pausa). Acho que no futebol são 11 contra 11, e no segundo tempo eles mereceram pelo resultado”, disse ele à época.
Julio Cesar deixou o QPR e agora defende o Toronto FC
Foto:  Divulgação
No entanto, o pior ainda estava por acontecer. Após a Copa do Mundo, Julio Cesar sofreu com a rejeição da Internazionale de Milão. O clube italiano decidiu não renovar o contrato e, depois do período de incerteza, Julio transferiu-se para o modesto Queens Park Rangers, da Inglaterra.
No clube inglês, o goleiro era o atleta mais bem pago do elenco, mas oscilava entre o banco de reservas e a titularidade. Foi então que a eliminação da equipe na Copa da Inglaterra, em janeiro deste ano, foi a deixa perfeita para o QPR exigir uma diminuição salarial e, diante da recusa de Julio Cesar, afastá-lo dos jogos.
Com o sonho de defender a seleção brasileiro ainda vivo, Julio Cesar resolveu deixar a Inglaterra para defender o Toronto FC na Major League Soccer, com a condição de receber quase que um salário simbólico. A atitude tinha apenas uma pretensão: apagar a má impressão na África do Sul.
“Se não houvesse essa troca, se o Mano (Menezes) ainda estivesse na seleção brasileira, não sei se eu teria a oportunidade de jogar a Copa das Confederações no Brasil, de ganhar, de pegar o pênalti contra o Uruguai, de ganhar a luva de ouro, de subir com o meu filho no palco (da premiação da Copa das Confederações). Hoje recebo um salário simbólico, quase de graça. Mas ainda que se eu tivesse de pagar tudo, eu jogaria”, afirmou o arqueiro em entrevista ao Esporte Espetacular, da TV Globo.
Julio Cesar é o atleta mais experiente da seleção brasileira para a Copa 2014 com 34 anos. Foi convocado sete vezes por Felipão desde fevereiro do ano passado e vai ao terceiro Mundial – foi banco na Alemanha e titular na África do Sul. Soma 78 partidas pelo Brasil.
Reportagem: Gabriela Chabatura

    Nenhum comentário: