quinta-feira, 10 de abril de 2014

Sistema de alerta de catástrofes do Twitter chega ao Brasil O serviço pode ser muito útil para divulgar avisos sobre chuvas fortes, alagamentos, acidentes de trânsito e outras informações sobre situações de emergência.

Bastante difundido no exterior, onde é muito utilizado para emitir avisos em diferentes tipos de situações emergenciais, o sistema de alerta de catástrofes do Twitter já está disponível no Brasil.
669105 sistema de alerta de catastrofes do twitter chega ao brasil 600x600 Sistema de alerta de catástrofes do Twitter chega ao BrasilCom o serviço, os usuários do microblog podem ser avisados sobre a ocorrência de alagamentos, terremotos e outros tipos de desastres naturais (Foto: Divulgação)
O “Twitter Alertas”, como também é conhecido o serviço, é um importante aliado para diversos tipos de organizações e entidades, que transmitem aos seus seguidores, na rede de microblogs, vários alertas sobre situações de emergência que envolvem a segurança pública, o mau tempo e a acessibilidade, especialmente quando os meios tradicionais de comunicação não estiverem disponíveis.
Organizações que atuam em países como os Estados Unidos, o Japão, a Inglaterra, a Coreia do Sul e a Irlanda, entre outros, já utilizam o serviço para avisarem aos seus seguidores no Twittersobre os perigos provocados por enchentes, nevascas, furacões e outros desastres naturais, podendo ser usado também em diversas outras situações de crise ou emergência.

COMO FUNCIONA

669105 sistema de alerta de catastrofes do twitter chega ao brasil 1 600x600 Sistema de alerta de catástrofes do Twitter chega ao BrasilMensagens SMS, notificações e tweets sinalizados são enviados para os seguidores dos perfis que disponibilizam a ferramenta (Foto: Divulgação)
Ao se tornar seguidor de uma conta no Twitter que disponibiliza a função de alertas do Twitter, o usuário passa a receber, em seu celular, mensagens de texto SMS avisando sobrecatástrofes, desastres naturais, ocorrência de terremotos, tsunami, desabamentos, atentados e outras situações de risco.
Os usuários do aplicativo do Twitter para Android e iOS, seguidores de perfis que contam com a ferramenta, também recebem notificações diferenciadas em seus aparelhos, cujos tweets são sinalizados com um sino laranja, para dar maior visibilidade e chamar a atenção.
  
Dessa forma, é possível receber informações oficiais e confiáveis de entidades que estejam atuando diretamente na prevenção ou na resolução de tais problemas, evitando que mais pessoas se envolvam naquelas ocorrências.
No exterior, organizações como a Cruz Vermelha, departamentos de Polícia e Bombeiros e Departamentos de Segurança Nacional já utilizam a funcionalidade em seus perfis oficiais na rede social.

ENTIDADES QUE JÁ USAM O SERVIÇO NO BRASIL

669105 sistema de alerta de catastrofes do twitter chega ao brasil 2 600x600 Sistema de alerta de catástrofes do Twitter chega ao BrasilO Centro de Operações da Prefeitura do Rio é a primeira entidade brasileira a aderir ao serviço (Foto: Divulgação)
A primeira organização a usar o sistema de alertas do Twitter no Brasil é o Centro de Operações da Prefeitura do Rio de Janeiro (COR), que reúne informações de 30 entidades municipais e estaduais, avisando aos internautas sobre ocorrências de chuvas fortes, deslizamentos e acidentes de trânsitos, entre outras situações emergenciais.
Para receber os avisos, basta cadastrar a sua conta no Twitter na página do COR no serviço de microblog (https://twitter.com/OperacoesRio/alerts), clicando na opção “Ativar Alertas de @OperacoesRio”.

Nenhum comentário: