quinta-feira, 10 de abril de 2014

Fluminense tenta exorcizar fantasma e evitar novo fracasso na Copa do Brasil

Fluminense tenta exorcizar fantasma e evitar novo fracasso na Copa do Brasil

Tricolor já foi eliminado na primeira fase em três ocasiões. Agora, precisa vencer o Horizonte por até três gols no Maraca

RAFAEL ARANTES E RODRIGO HANG
Rio - A missão é complicada. O Fluminense precisa vencer o Horizonte por 2 a 0 ou por três gols de diferença para despachar um fantasma já conhecido em sua caminhada na Copa do Brasil. Após perder a primeira partida do confronto por 3 a 1, o Tricolor corre o risco de ser eliminado na primeira fase da competição pela quarta vez em sua história. O retrospecto não é simples e para coroar sua estreia, o técnico Cristóvão Borges precisa deixar para trás um estigma das Laranjeiras na partida das 19h30 desta quinta-feira, no Maracanã.
Num total de 17 participações na Copa do Brasil, o Fluminense conviveu com alguns dilemas constantes na competição. Ser eliminado três vezes pelo Grêmio é um fantasma que também assombra o clube, mas, as despedidas na primeira fase falam mais alto. Após ser finalista em sua primeira participação, em 1992, o Flu voltou para a Copa do Brasil em 1994 e o reencontro não foi dos melhores. Dois empates marcaram a despedida do Flu na primeira fase. Um empate por 2 a 2 fora de casa e outro por 1 a 1 jogando com sua torcida, o Tricolor viu o Linhares avançar para a fase seguinte.
Flu precisa vencer por 2 a 0 para deixar para trás fantasma da eliminação na primeira fase da Copa do Brasil
Foto:  Divulgação
Quatro anos depois o fato se repetiu. Após bater o Santa Cruz com facilidade na fase preliminar, o Fluminense se despediu do torneio na primeira fase ao ser eliminado pelo Ceará depois de perder o primeiro jogo por 1 a 0 e ficar num empate sem gols na segunda partida. No ano seguinte, ao enfrentar o Paraná no pontapé inicial da competição, o Tricolor foi derrotado por 2 a 0 no primeiro jogo e mal sentiu o gosto de disputar o torneio em razão da eliminação automática com o resultado negativo em casa.
Os anos passaram, o Fluminense conseguiu seu título inédito em 2007, ficou três anos afastado em razão da participação na Libertadores e agora, 16 anos após a última frustração, o clube das Laranjeiras precisa mudar o resultado para se afastar do seu velho conhecido fantasma.
Última grande virada em 2009
Superar placares negativos nunca foi uma situação frequente para o Flu na Copa do Brasil. O Tricolor perdeu poucas vezes o primeiro jogo de um confronto do torneio. Porém, a última vez que o time emplacou uma reviravolta foi em 2009, contra o Águia de Marabá, do Mato Grosso.
O Fluminense havia perdido o primeiro jogo por 2 a 1, no Mangueirão. No jogo de volta, o Tricolor contou com a atuação brilhante de Maicon, que marcou duas vezes, e o gol de Eduardo Ratinho para cravar a vitória por 3 a 0 e garantir a vaga no Maracanã. Agora, o clube terá novamente a força de sua torcida para mudar o quadro e buscar a classificação na Copa do Brasil.
Presente na última grande virada do Flu na Copa do Brasil, Conca reforça foco da equipe no jogo no Maraca
Foto:  Divulgação
Presente na virada de 2009, Conca terá novamente a missão de reverter o resultado negativo para o Flu. Para o camisa 11, o "próximo jogo é sempre o mais importante" e, por isso, a partida contra o Horizonte, nesta quinta, provoca o nervosismo do craque, que admite a pressão para o duelo.
"Acho que a pressão existe em qualquer lugar do mundo e aqui não é diferente. Ninguém quer ser eliminado. A gente está aqui para lutar, para conseguir essa classificação para o Fluminense. O mais importante é fazer um bom trabalho, chegar no jogo e fazer tudo que o treinador pede para conseguir a classificação", declarou.
As participações do Fluminense na Copa do Brasil
AnoFase máximaÚltimo adversário
1992Vice-campeãoInternacional
19941ª faseLinhares
1996Oitavas de finalCriciúma
19971ª faseCeará 
19981ª faseParaná
19992ª faseJuventude
2000Quartas de finalAtlético-MG
2001Oitavas de finalGrêmio
2002Quartas de finalBrasiliense
2003Oitavas de finalSport
2004Oitavas de finalGrêmio
2005Vice-campeãoPaulista
2006SemifinalVasco
2007CampeãoFigueirense
2009Quartas de finalCorinthians
2010Quartas de finalGrêmio
2013Oitavas de finalGoiás

    Nenhum comentário: