terça-feira, 15 de abril de 2014

De olho no Mundial, Arena das Dunas ainda sofre com problemas externos

De olho no Mundial, Arena das Dunas ainda sofre com problemas externos

Estádio de Natal é xodó na cidade, mas encontra complicações nos seus arredores, especialmente em dias de muita chuva

BERNARDO ARGENTO E RAFAEL ARANTES
Natal - A Arena das Dunas é o novo grande xodó na cidade de Natal. Inaugurado em janeiro deste ano, o estádio construído para a Copa do Mundo é unanimidade quando o assunto é ser um marco para o local. No entanto, um problema bem conhecido pelas arenas do Mundial ainda gera dor de cabeça no Rio Grande do Norte: a estrutura no entorno. Com um design diferente, no qual metade da cobertura é mais alta para provocar uma melhor ventilação de ar no estádio, os problemas que ainda tiram o sono dos responsáveis e frequentadores da arena são nos arredores da arena.
Arena das Dunas ainda encontra problemas na área de acesso, principalmente em dias de chuva
Foto:  Divulgação
A última edição do "Raio-X dos estádios" mostra justamente o que mais incomoda o estádio que vai receber quatro jogos da Copa do Mundo. Em conversa com O DIA , o jornalista Itamar Ciriaco, da "Tribuna do Norte", analisou a situação da área ao redor da Arena das Dunas e faz um alerta.
"O problema maior foi no dia de muita chuva, com o vento. A Arena tem uma característica diferente, pois não tem uma cobertura uniforme, tem um lado mais baixo e outro mais alto para circular o vento, porque Natal faz muito calor. Dessa maneira, no dia de chuva, o estádio ficou alagado, porque choveu demais e a cobertura não deu conta. A explicação que deram foi por conta dessa questão arquitetônica", contou Itamar, que ainda revelou que as reformas no entorno da arena começaram muito depois do prazo inicial.
"As obras de acesso começaram há um ano, nos quatro anteriores não teve nada. No entorno, nenhuma obra está concluída. Os empreendimentos estão sendo feitos, a expectativa de entrega é para junho. Se houver atraso, corre o risco de ter alguns jogos sem a conclusão das melhorias previstas. Este é o grande problema" , disse.
Inovador, estádio é o xodó da cidade de Natal
Foto:  Divulgação
Mesmo com as questões que ainda incomodam no lado externo, o estádio em si segue em alta na cidade. A Arena Dunas é sinônimo de realização para os habitantes de Natal e, segundo o jornalista, tem suas características perfeitas para ser o novo xodó local.
"No estádio, apesar da chuva, está tudo certo. A localização é ótima, no coração da cidade, e tem a capacidade de 35 mil lugares. Está todo mundo muito feliz com ele. É um orgulho para a cidade", concluiu.
A Arena das Dunas conta com uma área externa de 22.000 m², estacionamento externo de 2.000 vagas e interno com 557. Com 31.375 assentos, o estádio irá receber mais 11.744 cadeiras adicionais na Copa do Mundo, totalizando mais de 42 mil assentos durante o evento. A construção do estádio custou cerca de R$ 423 milhões.
Os jogos da Arena das Dunas na Copa do Mundo
DataHoraPartidaFase
13/0613:00México x CamarõesGrupo A
16/0619:00Gana x Estados UnidosGrupo G
19/0619:00Japão x GréciaGrupo C
24/0613:00Itália x UruguaiGrupo D

    Nenhum comentário: