quinta-feira, 13 de março de 2014

Pelas Ruas: Balanço do Carnaval

Pelas Ruas: Balanço do Carnaval

Pesquisa revela que a maior presença nos desfiles das escolas de samba é mesmo do carioca

O DIA
Rio - Pesquisa feita pela Secretaria de Turismo e a ESPM no Sambódromo durante sábado, domingo e segunda de Carnaval revelou que a maior presença nos desfiles das escolas de samba é mesmo do carioca. Das 806 pessoas ouvidas, 74% eram do Rio, enquanto 14% vinham de outros estados do Brasil e 12% turistas internacionais. Além dos desfiles, eles frequentaram outros eventos carnavalescos da cidade. No ranking, a segunda opção das escolhas dos entrevistados nos dias de Momo ficou com os blocos de rua, com 67% da preferência, enquanto 10% foram para ensaios nas quadras, 10% para a Lapa, 6% a bailes, 4% aos desfiles da Avenida Rio Branco e 3% às feijoadas.
Carnaval 2
A média de permanência dos turistas na cidade foi de cinco dias, e 99% disseram ter suas expectativas atendidas ou superadas. Entre os entrevistados, 95% recomendam o Rio a amigos. A pesquisa mostrou que 57% dos visitantes ficaram em hotéis, 20% em casas de parentes ou amigos, 11% em imóveis alugados, 8% em albergues, 3% em apart hotéis e apenas 1% em navios.
Dos estrangeiros, a maioria veio da França, Argentina, Estados Unidos e Alemanha. Nos serviços do Sambódromo, alimentação foi reprovada no item preço por 57% e, em variedade, por 34%. Ganharam pontos os atendentes, com aprovação de 81%.
(Des)educadores
O Museu Bispo do Rosário, em Jacarepaguá, promove sábado Encontros (DES) Educadores, um programa de ações (im)prováveis em Educação. Vídeos, debates e apresentação da Dança do Passinho, com práticas de experiências corporais. A ideia é refletir sobre novas formas de agir para produzir transformações em uma cidade cada vez mais estratificada. Inscrições gratuitas em educativo@museubispodorosario.com ou pelo telefone 3432-2402.
A ideia é refletir sobre novas formas de agir para produzir transformações em uma cidade cada vez mais estratificada
Foto:  Divulgação
Black, Black
Uma viagem no tempo pela Black Music. Com releituras dos maiores clássicos do gênero, desde os anos 70 até os dias de hoje, vem aí o sexto Baile Black Bom, na Pedra do Sal, sábado. A ideia é resgatar a essência dos bailes de rua, com Banda, DJ, Beat Box, Rap e toda a variedade de expressões artísticas que a Black Music pode oferecer. Completa a noite a Feira de Afro-empreendedores e Distribuição de kits Literários. Nas pickups, agitando a pista, o DJ Leandro Marcelino Flash (vinil / black antigo, funk 70, R & B e Charme). A partir de 17h.
Baile de black music faz viagem no tempo
Foto:  Divulgação
Samba do Castelo
E depois do agito do Carnaval, vem aí o Samba do Castelo. Makley Matos lidera a roda na Avenida Churchill, próximo ao número 60, no Centro, acompanhado de grandes músicos. O serviço de bar é por conta do Botequim São Quim, ali ao lado, na Rua Santa Luzia. Antes, nos intervalos e depois do samba, Rodrigo Furtado – DVJ DaGema – comanda as carrapetas e as imagens projetadas no telão. Tudo de graça, tudo na rua.
Encontro de Malabares
Criado há 12 anos, o Encontro Semanal de Malabares e Circo do Rio é um momento de encontros, troca de ideias e de técnicas entre malabaristas e circenses, que acontece toda segunda-feira, a partir de 19h, na Praça São Salvador, em Laranjeiras. Mas, para aproveitar este encontro, não é necessário ser malabarista. Basta o interesse em brincar com objetos no ar ou em assistir aos que dominam esta técnica.
Encontro Semanal de Malabares e Circo do Rio acontece em Laranjeiras
Foto:  Divulgação
Confetes
A atriz e cantora Inez Viana leva o “Samba no Teatro” para a Arena Carioca Fernando Torres amanhã, sexta, no Parque Madureira. Entrada gratuita.
Programação extensa do Rio É Rua: sábado tem A Guanábana e Perchita Guerra, no Museu da República, 10h30, e Circo DUX e Sergio Machado, no Parque das Ruínas, às 17h; domingo, Guga Morales e Circo da Silva no Museu da República, 10h30, e Coletivo NOPOX no Parque dos Patins, Lagoa, às 17h. Tudo gratuito.
O Projeto Parque Vivo, do Instituto Lotta de Cultura e Arte-Educação, realiza no domingo o “Domingo no Parque”. Atividades culturais, lúdicas e de arte-educação na comemoração do 104º aniversário de nascimento da paisagista e urbanista Lotta Macedo Soares, idealizadora do Aterro.
Respeitável Público – a Festa mistura teatro e circo em homenagem ao público carioca e seus recantos. Uma noite cheia de surpresas e atrações, a começar pelos Djs Lili Prohmann (Disritmia | Música Brasileira) e Doni (Bailão do Castelo). Sábado, 23, no Cais da Imperatriz.
Agytoê – o Baile Transante Pós-Carnaval acontece amanhã, sexta, a partir de 22h no Largo de Francisco de Paula, Praça Tiradentes. A conferir: o que será um baile transante?
Moradores de Ipanema, Gávea e Leblon movimentam-se para tirar os blocos de rua dos seus bairros. Sugerem um único local de desfile na cidade, de preferência bem longe de suas portas. Podem esquecer: o Carnaval de rua do Rio não vai ser confinado a um “blocódromo”.
    Tags: Pelas Ruas , Carnaval

    Nenhum comentário: