quinta-feira, 27 de março de 2014

Pelas Ruas: Arte pública

Pelas Ruas: Arte pública

Projeto apresenta grupos e artistas atuantes nas ruas do Rio com uma programação que vai de terça a sábado, em seis praças da cidade

O DIA
Rio - O projeto ‘Arte Pública – Uma Política em Construção’ apresenta grupos e artistas atuantes nas ruas do Rio com uma programação que vai de terça a sábado, em seis praças da cidade. O objetivo é, além de mostrar o trabalho dos artistas, estimular o debate sobre uma política pública para o setor.
Estão no projeto o Tá Na Rua, de Amir Haddad, na Lapa e Praça Tiradentes; o Off-Sina, no Largo do Machado; a Cia Mystérios e Novidades, na Praça da Harmonia; e o Boa Praça, na Saens Pena e Xavier de Brito, na Tijuca.
“O Rio vive um momento histórico. É a primeira cidade do país a ter uma lei que garante ao artista de rua se apresentar sem ter que solicitar autorização. Conquistamos o direito de ir para as ruas. Agora é lutar para que a lei seja aplicada”, diz Haddad.
Devotos do samba
Beth Carvalho grava DVD sábado no Parque de Madureira, com dois de seus afilhados: a sobrinha Lu Carvalho e o amigo Zeca Pagodinho. ‘Nosso Samba tá na rua’ marca a volta da cantora às rodas depois de longo tempo afastada por problemas de saúde. No DVD, Lu canta “Devotos do Samba”, que tem um significado especial. “Quando minha tia estava doente, gravei meu primeiro CD com ela, e a letra da música que escolhi começava com o refrão ‘não há mal nenhum que o samba não possa curar’”. Viva Beth!
Beth Carvalho grava DVD, no Parque Madureira
Foto:  Divulgação
Palestras dançantes 
A coreógrafa Lia Rodrigues inicia novo projeto de formação de público para a dança contemporânea. ‘Palestras Dançantes’ começa sábado, às 17h, no Centro de Artes da Maré, com a participação da dramaturgista Silvia Soter. Serão seis palestras até o fim do ano, começando com ‘Pindorama’, o novo espetáculo da Companhia de Lia, em cartaz até domingo. O público poderá assistir à palestra e, em seguida, ao espetáculo. De graça e imperdível.
Festa black beatzz 
Está de volta a festa Black Beatzz, que faz uma edição especial com hip hop e música jamaicana, dancehall, bass culture, rap, dub, soul e muito groove com os Djs Kong, Daniroots, Eric Skratch e PH Brum, além do MC Tigrão. Destaque para a participação de Nabby Clifoord, o embaixador do reggae no Rio. O cantor veio de Ghana e foi apresentador do primeiro programa do ritmo jamaicano em uma rádio carioca.


Salve o Circo
Hoje é o Dia Nacional do Circo. E, para comemorar, no Largo do Machado tem, às 18h, a apresentação Circo de Uma Nota Só (foto) com o grupo Off-Sina. E de março a outubro será realizado o projeto Circo do Rio, com uma série de atividades gratuitas relacionadas às artes da palhaçaria, com espetáculos de rua, seminários e aulas em vários bairros.
Hoje é comemorado o Dia Nacional do Circo
Foto:  Divulgação
Mister Bhing 
E por falar em música da Jamaica, Victor Bhing I, o multifacetado e autossuficiente músico de reggae dancehall do Rio, faz participação especial na festa B.L.E.S.S. sábado, no Quiosque do Bispo, Aterro. Amanhã é dele o show de abertura do lançamento do DVD do Ponto de Equilíbrio, no Circo Voador. É o sound system nas ruas do Rio.
Victor Bhing I, músico de reggae dancehall do Rio, faz participação especial na festa B.L.E.S.S. sábado, no Quiosque do Bispo, Aterro.
Foto:  Divulgação
Confetes
Na série de homenagens ao Dia Nacional do Circo, o Passeio Shopping promove até segunda-feira, 31, a exposição “Para sempre Carequinha”, em uma parceria com o fotógrafo Helcio Peynado. As fotos contam a história de um dos mais importantes palhaços do Brasil. Entrada franca.
Quatro barracas inspiradas nas ligas camponesas, com adereços da época do governo Jango, foram produzidas com riqueza de detalhes pelo diretor Luis Fernando Lobo e estão expostas ao público como parte da exposição ‘O Golpe – 50 anos depois’, no Armazém da Utopia, na Região Portuária.
Hoje à noite tem Tânia Malheiros no Bar Semente, com repertório que vai de Donga a Nelson Sargento, Paulo Cesar Pinheiro, Wilson das Neves, Wilson Moreira, Nei Lopes, Dona Ivone Lara e Xangô da Mangueira, entre outros.
Domingo, 30, é dia de curtir o Baile Charme Carioca no Imperator Centro Cultural João Nogueira. Com participação especial de Patricia Marx, a pista vai pegar fogo!
Reportagem Rita Fernandes

    Tags: O DIA na Folia , Festa , Circo , Arte , Samba

    Nenhum comentário: