quinta-feira, 27 de março de 2014

Noite dourada

Noite dourada

O eterno ídolo Zico é o grande destaque do Tamborim de Ouro, do DIA, que premiou os melhores do Carnaval 2014 na última terça-feira

BEATRIZ INHUDES E CARMEN LUCIA
Rio - A 17ª edição do prêmio Tamborim de Ouro, do jornal O DIA , consagrou, pelo voto popular, o Salgueiro como grande campeão do Carnaval carioca em 2014. A festa aconteceu na noite de terça-feira, no Lapa 40°, e teve apresentação da bateria Furiosa do mestre Marcão, bolo de aniversário para a musa da Sapucaí, Viviane Araújo, e contou com a presença ilustre do eterno craque Zico, homenageado do enredo da Imperatriz Leopoldinense, que ganhou o Prêmio Especial. “Gosto do Carnaval desde os tempos de Quintino. Ver a minha história na Sapucaí foi uma emoção difícil de descrever. Costumo dizer que não sei sambar, mas sei me divertir, e foi isso que eu vim fazer aqui hoje. Parabéns a todos por esse evento”, declarou Zico.
>>> GALERIA: Confira fotos da entrega do prêmio
O publisher do grupo Ejesa, que edita O DIA, entrega o prêmio ao craque Zico, enredo da Imperatriz Maravilhosa durante a folia
Foto:  Foto: João Laet / Agência O Dia

Dos 17 prêmios, sete foram para a conta do Salgueiro, entre eles, o principal, o de Escola do Povo (melhor escola). “É uma emoção muito grande. Toda a família salgueirense está em festa. Não se trata de uma resposta ao resultado oficial do desfile. A escola vencedora (Unidos da Tijuca) foi merecedora. E nós merecemos o segundo lugar. O público viu e fomos julgados. Aqui é o resultado dado pelo povo. Para nós, o samba é o mais importante de tudo”, disse Regina Celi, presidente da Vermelha e Branca.
Apesar de o Salgueiro levar os grandes prêmios da noite, a sensação da festa foi Zico. Provando que futebol e Carnaval combinam, o Galinho de Quintino trocou os campos pela Sapucaí e, de quebra, ganhou seu primeiro prêmio na Folia. “O Carnaval ainda é um evento que o mundo inteiro aplaude”, disse o ídolo.
Viviane Araújo, rainha de bateria do Salgueiro e vencedora do prêmio Musa da Sapucaí, também foi muito festejada. Vivi celebrou a vitória e o aniversário de 39 anos na premiação do DIA , ao lado do noivo, o jogador Radamés. Muito emocionada, a musa mal conseguia falar.
“Não poderia ter uma festa de aniversário melhor. Estou com amigos, com a família e a casa está cheia”, disse, chorando. “Fico muito feliz pela premiação. Sinto orgulho e admiração por ela (Viviane) ter sido escolhida. Saber que Vivi é querida pelo público me deixa muito feliz”, completou Radamés.
A festa começou ao som do grupo Balacobaco. Logo depois, Fernando Ribeiro, o Cabeção daFM O DIA , mestre de cerimônia do prêmio, subiu ao palco para fazer as honras da casa. O primeiro a receber o troféu Tamborim de Ouro 2014 foi o coreógrafo Carlinhos de Jesus, na categoria Comissão Sensação, por seu trabalho na comissão de frente da Mangueira. “Para mim, o Tamborim, hoje, tem muito mais importância e credibilidade do que as notas na Avenida. Esse é um prêmio de todos que trabalharam duro para um serviço bem feito”, discursou o coreógrafo.
DONOS DO TAMBORIM
Comissão Sensação - Comissão de Frente da Mangueira — Carlinhos de Jesus
Enredo Maravilha -  Salgueiro — ‘Gaia, a Vida em Nossas Mãos’
Alegorias e Adereços - Salgueiro
Prêmio Especial: União da Ilha do Governador
Alex de Souza — Carnavalesco
Melhor Escola do Grupo A -  União do Parque Curicica
Roda Baiana -  Tia Glória — Responsável pela ala das baianas do Salgueiro
Prêmio Especial: Presidente de Honra da Portela - Monarco
Melhor Samba - Salgueiro — ‘Meu Samba Vai Tocar seu Coração’
Casal Nota 10 -  Claudinho e Selminha Sorriso, da Beija-Flor
Melhor Bloco de Rua -  Cordão da Bola Preta
Prêmio Especial: A Nota 10 da Sapucaí Jorge Perlingeiro
Escola do Povo — Melhor Escola - Salgueiro
Prêmio Especial — Velha Guarda da Unidos da Tijuca - Maria Lúcia Alves Pereira
Musa da Sapucaí -  Viviane Araújo — Rainha de bateria do Salgueiro
Bateria Show -  Furiosa do Salgueiro
Prêmio Especial: Homenageado do enredo da Imperatriz Leopoldinense - Zico

No ritmo do Tamborim de Ouro
Aos 80 anos, Monarco emociona ao agradecer pelo prêmio cantando o sucesso ‘Coração em Desalinho’
Um dos momentos mais emocionantes do 17º Tamborim de Ouro foi a homenagem ao sambista Monarco, de 80 anos. Ele subiu ao palco para receber o prêmio especial Presidente de Honra da Portela. Em vez de discursar, preferiu cantar ‘Coração em Desalinho’, à capela. O público acompanhou. “Não tem jeito melhor de agradecer esse prêmio, a não ser em forma de samba”, falou Monarco.
Festejando 40 anos de Carnaval, Neguinho da Beija-Flor recebeu o troféu de Melhor Intérprete. “Um prêmio que vem do povo tem um sabor especial. Por mais que a estrada seja longa, é sempre uma emoção diferente ser premiado”, declarou. Também da família de Nilópolis, o casal de mestre-sala e porta-bandeira Claudinho e Selminha Sorriso venceu na categoria. “Quero agradecer a Deus, minha família e parabenizar todas as escolas que fizeram um belíssimo desfile. São 25 anos desfilando e eu não me envaideço. Muito pelo contrário, a responsabilidade só aumenta”, discursou Selminha.
A Unidos da Tijuca, campeã do Carnaval deste ano, recebeu apenas um prêmio, o de Melhor Velha Guarda. “A gente sabe a dificuldade que é para colocar uma Velha Guarda na Avenida e agradar a todos. Quero agradecer a todos por confiar no meu trabalho”, disse Maria Lúcia Alves Pereira, presidente da Velha Guarda de Tijuca, que recebeu o troféu.
Entre os convidados ilustres da festa, David Brazil, promoter e colunista do jornal ‘Meia Hora’ (que, assim como O DIA , é editado pelo grupo Ejesa), era um dos mais animados. “Este evento está maravilhoso. É a continuação do Carnaval. E aqui só tem pessoas que merecem. Sinto orgulho em ser convidado para fazer parte desta noite maravilhosa”, elogiou David.
A noite terminou com uma grande festa no palco, ao som da Bateria Furiosa, da Vermelha e Branca, que levou o troféu de Melhor Bateria. Mestre Marcão dividiu o palco com seus ritmistas, Neguinho da Beija-Flor e Viviane Araújo.


    Nenhum comentário: