quarta-feira, 26 de março de 2014

Lendas da Copa: Leônidas da Silva, o Dimante Negro

Lendas da Copa: Leônidas da Silva, o Dimante Negro

Jogador foi o primeiro craque brasileiro em Mundiais

O DIA
Rio - Um dos primeiros grandes nomes do futebol brasileiro, Leônidas da Silva começou sua carreira em 1923 no São Cristovão. O 'Diamante Negro', como ficou imortalizado, foi o primeiro brasileiro a conquistar a artilharia de uma Copa do Mundo, em 1938, marcando sete gols e ajudando a Seleção a ficar em terceiro lugar na França
Quatro anos antes, na Copa da Itália, já havia anotado o único gol do Brasil. Pela Seleção, o atacante disputou 21 partidas e marcou 21 gols. Leônidas ainda defendeu clubes como Peñarol, Vasco, Botafogo, Flamengo e São Paulo.
Leônidas da Silva (D) ao lado do atacante Ademir Menezes
Foto:  Agência O Dia
Após pendurar as chuteiras, em 1951, o eterno 'homem-borracha', apontado como inventor da bicicleta, foi treinador, dirigente e comentarista - carreira que teve de abandonar em 1970 ao ser diagnosticado com Alzheimer. Leônidas morreu aos 90 anos, em 2004.
Curiosidade
Embora tivesse conquistado a torcida do Flamengo, seus piores dias nos quatro anos que esteve na Gávea. Com lesões nos joelhos, o 'Diamante Negro' foi acusado de corpo mole e de ser mercenário pela quantidade de peças públicas das quais participava. A rescisão só veio em 1942, quando o São Paulo bancou a até então maior transferência do futebol brasileiro.
Graças aos talento de Leônidas, o grande time montado rendeu cinco títulos paulistas na década mais vitoriosa do Tricolor até os anos 90.

    Nenhum comentário: