segunda-feira, 24 de março de 2014

Japão: de olhos bem abertos

Japão: de olhos bem abertos

Modernidade e tradição se fundem em um dos lugares mais incríveis da Terra

RODRIGO STAFFORD
Japão - O Japão é um exemplo de superação. O país asiático passou por quase todos os tipos de desastres naturais e não-naturais. Um exemplo são as bombas atômicas lançadas pelosEstadosUnidos sobre Hiroshima e Nagasaki para forçar a rendição japonesa na 2ª Guerra Mundial, matando mais de 220 mil pessoas. Terremotos, tsunamis e desastres nucleares são enfrentados de frente, fazendo do Japão uma nação especialista em reconstruções.
A seleção da terra dos kamikazes (pilotos de aviões carregados de explosivos para ataques suicidas) e samurais precisará de muito esforço para conseguir ir bem na Copa do Mundo. O país nunca passou da primeira fase e no grupo C, comColômbia, Costa do Marfim e Grécia, terá,mais do que nunca, que colocar em prática os ensinamentos de Zico, papa do futebol nipônico. No esporte, o favorito dos japoneses é o beisebol, embora as lutas sejam especialidades do país. Judô, jiu-jitsu e sumô são criações japonesas que foram difundidas por todo o planeta.
Japão busca boa colocação na Copa do Brasil
Foto:  Reuters
As histórias em quadrinhos, mais conhecidas como mangás, são um sucesso em todas as idades e se engana quem pensa que é algo paraadolescentes. Os japoneses são loucos por leitura e até os adultos adoram o mangá.
A capital é Tóquio, embora não exista uma cidade com esse nome. A designação é de uma metrópole constituída de 23 bairros e 31 cidades. O país é interligado por trens, com destaque para o trem-bola que chega a 300km/h, velocidade próxima a de umcarrode Fórmula 1.
No Japão, são três alfabetos diferentes: Kanji, Hiragana e Katakana. O primeiro tem mais de 40 mil caracteres e para ser considerado alfabetizado, uma pessoa tem que saber pelo menos 1945. O Hiragana é o mais comum e cada um dos 48 caracteres representa uma sílaba. Já o Katakana é parecido com o Hiragana, a diferença é a utilização para representar palavras de origem estrangeira, nomes, países e produtos.
    Tags: Japão , Copa do Mundo

    Nenhum comentário: