sábado, 1 de março de 2014

Dom Orani na festa de 449 anos do Rio: 'O carioca é forte como São Sebastião'

Dom Orani na festa de 449 anos do Rio: 'O carioca é forte como São Sebastião'

Agora cardeal, Dom Orani abençoou a cidade na festa na Rua da Carioca. Agnaldo Timóteo disse que 'defende' o Rio

O DIA
Rio - Cariocas comemoraram o aniversário de 449 anos do Rio em uma festa na Rua da Carioca, no Centro do Rio. Entre os presentes, estavam o cantor Agnaldo Timóteo e o, agora, cardeal Dom Orani, que abençoou o Rio.
"Abençoar a cidade é uma emoção muito grande, mas, nesse ano, há uma responsabilidade a mais, pois me tornei cardeal e aumentam as minhas responsabilidades perante o Papa Francisco", disse.
O cardeal Dom Orani cortou o bolo do aniversário de 449 anos da cidade do Rio de Janeiro
Foto:  Alexandre Vieira / Agência O Dia
"O carioca é forte como São Sebastião. Cada um de nós tem que fazer a sua parte para a gente para que a gente tenha paz em todos os cantos da Rio", falou Dom Orani, que desejou: "uma cidade mais bela, com saúde, lazer, transporte e habitação para todos. Que a gente ame mais o próximo nesse ano".
Marcando presença na festa, estava Agnaldo Timóteo, que chegou usando um chapéu do Botafogo. "Estou no Rio há 54 anos e brigo por essa cidade em qualquer lugar que eu estiver", disse ele, que disse querer de presente o título do campeonato carioca para o Botafogo.
Dom Orani recebeu uma faixa do cantor que dizia: "O mais carioca dos cardeais". O bolo de 10 metros fazia referência à Copa do Mundo e às Olimpíadas. Foliões do Cordão do Bola Preta passaram por lá.
Dom Orani abençoou os foliões que passavam pela Rua da Carioca, no Centro do Rio
Foto:  Alexandre Vieira / Agência O Dia
Ideias para um Rio melhor
O prefeito Eduardo Paes não compareceu. Ele foi representado por Marcelo Calero, presidente do comitê Rio 450, criado para organizar a grande festa de aniversário da cidade no próximo ano. No site do comitê, a população pôde dar ideias de melhorias para a cidade e sugestões para a comemoração. No total, foram 1485 sugestões. "A partir do dia 17 de março, 30 ideias serão colocadas no site para os cariocas escolherem quais devem ser realizadas", revelou Marcelo.
"O importante da comemoração de 450 anos é o carioca conhecer mais a sua história, trabalhar mais os símbolos, como o hino e a bandeira", disse ele, que explicou: "quando a gente canta Cidade Maravilhosa, ninguém vai além da terceira estrofe. A gente tem que reforçar mais essa relação de pertencimento do carioca".
O bolo comemorativo do aniversário do Rio tinha 10 metros e homenageava a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos
Foto:  Alexandre Vieira / Agência O Dia
Presidente da Sociedade Amigos da Rua da Carioca e Adjacências, Roberto Cury, que já organiza a festa de aniversário do Rio há 25 anos, disse: "o prefeito já falou que ano que vem a festa vai ser aqui na Rua da Carioca e que quer fazer um bolo de 450 metros".
Marcelo Calero disse que a sugestão do bolo de 450 metros é uma das ideias e que o calendário oficial dos eventos estará disponível a partir de maio deste ano.
Fase de transformações
Fundado no Morro Cara de Cão, na Urca, por Estácio de Sá, em 1º de março de 1565, o Rio de Janeiro chega hoje aos 449 anos com o peso da História, mas com foco na modernidade. Ao longo dos últimos séculos, o Rio foi ganhando corpo em obras que o transformaram na Cidade Maravilhosa, como a construção do Aqueduto da Carioca, hoje Arcos da Lapa, nos anos 1700, a inauguração da Estrada de Ferro Central do Brasil, em 1858, e a abertura da Avenida Presidente Vargas, em 1944.
Foto:  Arte: O Dia
Agora, o Rio de Janeiro vive mais um ciclo de renovação, com intervenções urbanísticas de grande porte, como a revitalização da Zona Portuária. Elas estão dando uma nova cara para a cidade e preparando o terreno para eventos de projeção internacional, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas de 2016.
“A vitalidade do Rio ultrapassa as fronteiras nacionais. Ela se define pela capacidade de abrigar a diversidade dos novos tempos, que renova sua identidade sem perder sua rica história”, avalia Paulo Knauss, professor do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense (UFF) e presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro.
Uma das primeiras e mais significativas transformações se deu em 1750 com a inauguração do então Aqueduto da Carioca. Hoje, os Arcos da Lapa são um dos principais cartões-postais do Rio de Janeiro e do Brasil. Depois da chegada da Família Real, em 1808, a inauguração da Estrada de Ferro Central do Brasil na metade do século 19 deu início à expansão da cidade em direção aos subúrbios. A abertura para o mundo, por sua vez, foi reforçada com a construção do Porto do Rio.
A partir de 1892, com a abertura do Túnel Alaor Prata, o Túnel Velho, ligando Botafogo ao areal de Copacabana, e até o final do século 20, outras obras de grande porte foram se sucedendo. Entre elas, o Aterro do Flamengo e a construção das avenidas Central (hoje Rio Branco), Presidente Vargas e Brasil. Sem falar na inauguração de ícones da cidade: o Cristo Redentor, o Maracanã e a Ponte Rio-Niterói.
Das intervenções em curso, que mexem com o dia a dia do carioca, sobretudo na área de mobilidade urbana, a revitalização da Região Portuária, com o Porto Maravilha; a criação dos BRTs e a modernidade do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), que integrará metrô, trem, barcas e o Aeroporto Santos Dumont, no coração histórico da cidade, são destaques.
“São transformações que deveriam ter sido feitas ao longo das últimas sete décadas”, comenta o prefeito Eduardo Paes, que reconhece os transtornos provocados pelas obras em toda a cidade: “Mas os próximos aniversários serão comemorados com menos incômodos e mais tranquilidade”. E certamente com um Rio de Janeiro mais bonito e conectado ao futuro.

    Nenhum comentário: