quarta-feira, 12 de março de 2014

Disputa política agita o samba

Disputa política agita o samba

Eleições para escolher presidentes de escolas mobilizam União da Ilha, Salgueiro e Vila Isabel

ANGÉLICA FERNANDES
Rio - Passado o Carnaval, o enredo agora é o das eleições nas escolas de samba. No próximo mês, três agremiações terão disputas para a presidência. Por enquanto, a União da Ilha e a Acadêmicos do Salgueiro ainda não têm chapas de oposição. Já a atual administração da Vila Isabel terá como adversária a vice-presidente Elizabeth Aquino, a Dona Beta, que segue em campanha para assumir o posto.
À frente do Salgueiro desde 2009, Regina Celi Fernandes disputa a reeleição com seu vice, Jomar Casimiro, conhecido como o Jô Calça Larga, diretor de Harmonia. A escolha de Jô veio após o falecimento do seu fiel escudeiro, o então vice Marcelo Tijolo, assassinado em janeiro. Sem concorrentes à vista, Regina tem tudo para conquistar o mesmo destino do presidente da Ilha, Ney Fillardi: a aclamação.
Vice da Vila, Dona Beta disputará a presidência, em chapa com Luciano: ‘As pessoas querem mudanças’
Foto:  Divulgação
“Sou um cara bastante democrático e acho que consigo fazer a escola feliz. Prova disso foi o resultado deste ano”, declara Ney, referindo-se à quarta colocação da Ilha. Na última votação, em 2011, Ney foi reeleito por aclamação, pois nenhuma outra chapa se candidatou. “Escola de samba tem seus mistérios. Não sei o que pode acontecer, se pode vir alguma chapa, mas estou preparado”, completa o presidente da União da Ilha. 
Com perfil de ‘mãezona’ dos salgueirenses, pois sempre chama sua torcida de ‘meus filhos’, Regina Celi já é aclamada por onde passa. A dedicação é tanta que, na última quarta-feira, durante a apuração das notas, torcedores da Vila Isabel fizeram coro para que ela se candidatasse à presidência da Azul e Branco. Mas não tem jeito: o sangue de Regina é vermelho e branco. “Nossa família salgueirense só tem a agradecer por tanta dedicação. E seguiremos juntos, na mesma energia positiva”, declarou a presidenta em seu perfil no Facebook.
Ontem, na mesma rede social, Regina anunciou mais uma renovação: a do mestre de bateria Marco Antônio. Na semana passada, ela já havia renovado com os carnavalescos Márcia Lage e Renato Lage, o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Sidclei e Marcella Alves, e com o diretor de Carnaval, Dudu Azevedo.
Festa ainda não acabou. Sábado tem mais
Quem pensa que o Carnaval acabou, se enganou feio. Tem mais folia à vista. Para comemorar os 61 anos de fundação e o quarto lugar no Carnaval, a União da Ilha fará uma grande festa em sua quadra no sábado. O evento começa com missa às 12h, seguido de feijoada e shows com a bateria da escola até a noite. A entrada é franca.
E em Padre Miguel, a Mocidade Independente fará desfile de alas no Ponto Chic, também no sábado. Todos os segmentos devem ir fantasiados. Por lá, a festa está marcada para começar às 20h.
Expectativa em Vila Isabel
Enquanto Salgueiro e União da Ilha prometem ter eleições tranquilas, a Vila Isabel segue em clima de tensão. Com a chapa de oposição ‘Por amor a Vila’ ainda não oficializada mas já divulgada, Elizabeth Aquino, vice-presidente da escola, quer mudanças. “O apoio à nossa chapa tem sido enorme. As pessoas têm uma vontade de mudança, realmente”, detalha Dona Beta, que tem como vice, o ex-presidente da Herdeiros da Vila, Luciano da Vila.
Ainda sem poder divulgar como será sua equipe de profissionais, pois ainda não teve a candidatura oficializada, Beta limita-se a dizer que está estudando enredos e conversando com carnavalescos. Cid Carvalho, que assinou o desfile deste ano, é um forte nome. “O Cid se mostrou amigo da Vila. Tudo é uma questão de conversa”, completa. Sobre o relacionamento com o atual presidente da escola, Wilsinho e seu pai, o Moisés, Beta garante que não há inimizades: “Não tenho falado com eles porque não temos nos encontrado”.


    Nenhum comentário: