sábado, 1 de março de 2014

Cordão do Bola Preta arrasta 1,3 milhão no Centro do Rio

Cordão do Bola Preta arrasta 1,3 milhão no Centro do Rio

Avenida Rio Branco foi palco de tradicional bloco, que recebeu título de patrimônio imaterial do Rio

BEATRIZ INHUDES
Vista aérea do Cordão da Bola Preta na Avenida Rio Branco
Foto:  Riotur/Fernando Maia
Rio - Um milhão e trezentos mil pessoas lotaram o Centro do Rio durante a manhã e tarde deste sábado de Carnaval, divulgou a Riotur. A Avenida Rio Branco foi tomada pelos foliões que acompanharam o Cordão do Bola Preta, que, neste ano, completou 95 anos de fundação, e recebeu o título de patrimônio imaterial do Rio de Janeiro.
Pedro Ernesto Marinho, presidente do bloco, tinha uma expectativa - que não se cumpriu - de que o bloco atraísse um público de dois milhões de pessoas. Mesmo assim, ele ficou satisfeito, ainda mais com o título. "Foi mais do que merecido, por tudo que o Bola Preta já fez pela cidade, porque nunca se ouviu falar nada de errado do bloco", disse.
>>> GALERIA: Veja foliões no Bola Preta
Pedro Ernesto Marinho recebeu a faixa das mãos do presidente do Instituto Rio Patrimônio Cultural da Humanidade, Washington Fajardo. "O Bola Preta está recebendo esta homenagem por ser o bloco mais antigo e por manter a tradição dos cordões de cortejo no Centro da cidade, como era feito no início do século XX", explicou Washington Fajardo.
Ainda de acordo com o presidente do instituto, o "fato do Bola Preta ser patrimônio cultural permite que ele participe de projetos e ganhe apoios culturais".
Patrícia Pontes, rainha do bloco, tem uma relação íntima com o Bola Preta. "É o primeiro ano como rainha, mas já faço parte dele desde 2011. Minha relação com o Bola é uma relação de família porque frequento desde criança. É emocionante", disse ela.
Tradicional Bola Preta reúne milhares de foliões no Centro. A madrinha Leandra Leal esteve presente
Foto:  Alessandro Costa / Agência O Dia
Defesa da infância
O secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Gabriel Rocha, fez distribuição de material de campanha contra a exploração infantil em plena Avenida Rio Branco.
"Estou fazendo a divulgação aqui no Rio, mas temos equipes fazendo isso no país inteiro. Fiz questão de fazer isso no Bola Preta porque ele é muito tradicional e vou fazer em outros blocos também. Hoje à noite estarei na Sapucaí", afirmou.
Mais exaltados, alguns foliões iniciaram um princípio de confusão durante o desfile do Bola Preta
Foto:  Alessandro Costa / Agência O Dia
Bola Preta reúne milhares de foliões na Rio Branco
Foto:  Alessandro Costa / Agência O Dia


    Nenhum comentário: