quinta-feira, 20 de março de 2014

Com três gols de Van Persie, Manchester United vence o Olympiakos

Com três gols de Van Persie, Manchester United vence o Olympiakos

Holandês tem atuação decisiva na vitória que faz time inglês reverter situação desfavorável e avançar na Liga dos Campeões

IG
Inglaterra - Em dificuldade no Campeonato Inglês, o Manchester United pareceu estar próximo de ser eliminado da Liga dos Campeões ao sucumbir por 2 a 0 diante do Olympiacos na primeira partida das oitavas de final. Entretanto, o time conta com Robin Van Persie. Nesta quarta-feira, o centroavante holandês marcou três gols e foi decisivo no triunfo por 3 a 0 diante da equipe grega, no Old Trafford, garantindo vaga nas quartas.
Escalado com o experiente meio-campista Ryan Giggs, de 40 anos, entre seus titulares, a equipe britânica atuou em alta velocidade no primeiro tempo e, com gols de Robin Van Persie, aos 25 e 46 minutos, deixou o duelo empatado por 2 a 2 no placar agregado. Na etapa complementar, aos seis minutos, o holandês acertou cobrança de falta e deu números finais ao jogo.
Agora, o clube inglês aguarda sorteio para conhecer seu adversário na próxima fase. Real Madrid, Bayern de Munique, Barcelona, Atlético de Madrid, Borussia Dortmund , Paris Saint-Germain e Chelsea são os outros clubes garantidos nas quartas de final.
Manchester United reverteu vantagem atuando em casa
Foto:  Reuters
O jogo
Em busca de reverter a desvantagem diante do Olympiacos, o treinador David Moyes ousou na escalação inicial e, de maneira surpreendente, promoveu entrada de Ryan Giggs entre os titulares. O experiente atleta não decepcionou e mostrou que o técnico escocês fez a opção correta ao escolhê-lo para começar o jogo.
Disputado em alta velocidade, o confronto no Old Trafford tinha em Giggs um de seus pontos diferenciais. O galês, atuando em função mais recuada, arriscava lançamentos longos e era responsável pelas cobranças de bola parada. Ao seu lado, Carrick era responsável por tentar dificultar a criação de jogadas do meio-campo da equipe grega.
Foi dos pés de Giggs, inclusive, que começou a primeira grande jogada do Manchester na partida. O meio-campista desceu ao ataque e cruzou para Rooney, dentro da área, subir mais alto do que os zagueiros adversários e cabecear no pé da trave do gol defendido por Roberto. Melhor em campo, o time da casa mostrava que o gol era uma questão de tempo.
A superioridade do United em campo foi convertida em vantagem no placar aos 25 minutos. Após ser derrubado por Holebas dentro da área, o centroavante Robin Van Persie começou seu show particular, arrematou cobrança de pênalti no canto direito e superou o goleiro rival, que ainda acertou o lado do chute. Foi o holandês também quem, aos 46 minutos, recebeu assistência de Rooney e, com um tapa de primeira, aumentou a vantagem do clube inglês.
Treinador do United, Moyes, fica aliviado com a classificação do time na Liga dos Campeões
Foto:  Reuters
Na volta dos vestiários, o Olympiacos dependia de apenas um gol para retomar vantagem no placar agregado e garantir classificação. A tarefa, no entanto, ficou mais complicada logo aos seis minutos. Welbeck fez jogada individual próximo à área e sofreu falta de Manolas. Na cobrança, Van Persie acertou chute rasteiro no canto direito de Roberto, que só olhou e não pôde evitar o gol.
Após marcar o terceiro gol e assegurar momentaneamente vaga nas quartas de final, o United se concentrou em seu campo defensivo e buscou explorar jogadas de contra-ataque. Do outro lado, o técnico Michel jogou o time para frente e colocou o atacante Haedo Valdéz no lugar de Hernán Pérez. O brasileiro Leandro Salino foi outro que deixou o gramado pela equipe grega, dando lugar ao português Paulo Machado.
Com as mudanças, o Olympiacos tomou controle da partida e se lançou ao campo de ataque. Acuado, o Manchester não conseguia organizar jogadas pelo meio-campo, que era dominado pelos visitantes. A pressão, contudo, não foi suficiente para evitar o revés e a eliminação do clube grego.

    Nenhum comentário: