sábado, 15 de março de 2014

Com muitas inovações, o tradicional GP da Austrália abre atual temporada da F-1

Com muitas inovações, o tradicional GP da Austrália abre atual temporada da F-1

Felipe Massa está motivado para buscar título inédito pela Williams, sua nova equipe

HUGO PERRUSO
Austrália - Uma nova era se inicia na Fórmula-1 e todos os olhos se voltam para o GP da Austrália, a primeira chance de desvendar os mistérios desta temporada repleta de mudanças. Novidades no motor, na aerodinâmica dos carros e no regulamento transformaram este início de ano numa incógnita e prometem trazer emoção diferente aos fãs a partir da madrugada deste domingo, às 3h.
Felipe Massa mostra ânimo em nova equipe
Foto:  Reprodução Instragram
A grande atração é o retorno do turbocompressor, fora da F-1 desde 1988, no motor V6, que será integrado ao sistema de recuperação de energia (ERS, uma evolução do Kers). A complexa parte elétrica tornou-se a chave para a confiabilidade dos carros e tem sido o grande problema das equipes neste início de ano, principalmente para quem usa motor Renault.
Outra preocupação é o consumo de combustível, que virou uma incógnita com a diminuição do limite dos tanques para 100 kg (em 2013 era 160 kg) e o uso do ERS e do turbo.
Em relação à aerodinâmica, a alteração mais polêmica foi a altura do bico, o que protagonizou soluções criativas, feias e distintas. Já a caixa de câmbio ganhou uma marcha (agora são oito). No regulamento, foi criada a pontuação dobrada na última corrida, em Abu Dabi, para tentar levar a decisão até o fim. Outra novidade é a criação de um troféu para premiar o piloto com mais poles.
Com tanta mudança, fica difícil saber como será este ano. Certo é que o tetra Sebastian Vettel perderá a hegemonia com a RBR problemática na pré-temporada. A favorita é a Mercedes, destaque dos testes, mas a Williams de Felipe Massa promete ressurgir. “É novidade para todos. Estou feliz e motivado. Há muita coisa para se fazer e entender”, disse Massa.
    Tags: Fórmula 1 , Williams , Mercedes

    Nenhum comentário: