sábado, 22 de fevereiro de 2014

Dom Orani Tempesta está entre os 19 novos cardeais nomeados pelo Papa Francisco

Dom Orani Tempesta está entre os 19 novos cardeais nomeados pelo Papa Francisco

Bento XVI fez primeira aparição em evento público desde sua renúncia, em fevereiro de 2013

O DIA
Cidade do Vaticano - O Papa Francisco nomeou 19 novos cardeais neste sábado em um consistório na Basílica de São Pedro, no Vaticano. O brasileiro Dom Orani Tempesta está entre os escolhidos e agora é cardeal arcebispo do Rio de Janeiro. Francisco recebeu cada um dos cardeais pessoalmente no decorrer da cerimônia e entregou a eles o solidéu, o barrete (chapéu vermelho usado pelos cardeais) e o anel usados pelos cardeais.
Dom Orani é nomeado cardeal arcebispo do Rio
Foto:  Ernesto Carriço / Agência O Dia
Cada cardeal recebeu o título de uma igreja de Roma. A Dom Orani coube a Igreja de Santa Maria Mãe da Providência. A igreja designada receberá o brasão do religioso brasileiro e sua foto.
O Papa Emérito Bento XVI participou da cerimônia e cumprimentou o Papa Francisco. Ele foi homenageado pelos presente no início da cerimônia. A presença de Bento XVI não era esperada. Desde que renunciou, em fevereiro de 2013, o Papa Emérito não aparece em um evento público.
Entre os novos cardeais, 16 têm menos de 80 anos e estão aptos a votar no Conclave que elegerá o sucessor do atual Papa. Os cardeais escolhidos por Francisco são dos seguintes países, além do Brasil: Itália, Alemanha, Reino Unido, Nicarágua, Canadá, Costa do Marfim, Argentina, Coreia do Sul, Chile, Burkina Faso, Filipinas, Haiti, Espanha e Santa Lúcia.
Desde o início do papado, cardeais recebem títulos das igrejas de Roma. Na época, os principais colaboradores do Papa ficavam na capital italiana. Após a expansão da Igreja ao redor do mundo, a tradição permaneceu. Apesar de carregar o nome de uma igreja local de Roma, não há responsabilidade administrativa sobre o local, a nomeação é meramente formal.
Dom Orani receberá cumprimentos na Aula Paulo VI, no Vaticano após o término da cerimônia. A presidenta Dilma Roussef está entre os convidados que foram ao Vaticano para aompanhar sua posse.
Papa Francisco e Bento XVI. É a primeira aparição do Papa Emérito em evento público desde sua renúncia
Foto:  Reuters
'Família'
Nesta quinta e sexta-feira o Papa Francisco recebeu cardeais do mundo todo em um consistório para debater o "tema da família". O pontífice pediu aos religiosos que sejam "inteligentes, corajosos e amorosos" ao tratarem de temas como divórcio, relações homossexuais, contracepção e coabitação. Ele ainda recomendou que os líderes busquem "aprofundar a teologia da família e discernir as práticas pastorais que a nossa atual situação exige".
Dilma em visita ao Papa
A presidenta Dilma teve uma audiência de 37 minutos com o Papa Francisco nesta sexta-feira. Em entrevista com jornalistas, ela disse que o principal objetivo da conversa foi pedir ao líder da Igreja Católica uma mensagem a favor do que ela classificou de tema da Copa do Mundo, a luta pela paz e contra o preconceito, especialmente contra o racismo. Dilma também convidou Francisco para assistir a um jogo da competição, mas acha que, devidos aos seus compromissos, ele não conseguirá viajar ao Brasil.
Dilma presenteia o papa Francisco com uma bola autografada por Ronaldo
Foto:  Roberto Stuckert Filho/PR
O bate-bola entre os dois chefes de Estado se traduziu até em dois dos presentes dados ao Papa por Dilma. Uma camisa da Seleção com dedicatória de Pelé, uma bola de futebol assinada por Ronaldo Fenômeno e uma coleção de livros sobre a história dos jesuítas no Brasil.Ao tratar da rivalidade entre Brasil e Argentina — dois dos favoritos à conquista da Copa —, ela disse ter pedido “que a neutralidade seja mantida”, uma referência a uma eventual capacidade sobrenatural de Francisco, que poderia favorecer a seleção de seu país.
“Que a mão de Deus não empurre a bola de ninguém”, afirmou a presidenta, numa referência ao gol com a mão que Maradona fez contra a Inglaterra na Copa de 1986 (ele dissera que o gol fora marcado pela “mão de Deus”).
Ainda na entrevista, Dilma elogiou Dom Orani Tempesta. Disse que gosta muito dele, um homem que, segundo ela, se interessa pelos pobres e pelos movimentos sociais.

    Nenhum comentário: