sábado, 22 de fevereiro de 2014

Carnaval no embalo do maracatu

Carnaval no embalo do maracatu

Blocos levam a frenética percussão nordestina para desfiles em Ipanema, Laranjeiras e Nova Iguaçu

O DIA
Rio - Por mais um ano, o folião carioca não vai precisar cruzar o país para se sentir nas ruas de Olinda no Carnaval. Acompanhando a tendência de blocos temáticos desfilando no Rio, os grupos Baque da Mata, Gebav e Riomaracatu vão trazer para as ruas o tradicional ritmo pernambucano do maracatu, caracterizado por percussão forte e ritmo frenético de caixas, taróis, ganzás e gonguês. Criado em 1999, o Riomaracatu foi o primeiro a desfilar com as fantasias multicoloridas do maracatu pela cidade.
Com 200 integrantes, entre batuqueiros, dançarinas e pessoal de apoio, o bloco arrasta todos os anos, na Terça-feira Gorda, cerca de 20 mil pessoas do Posto 8 até o 9 de Ipanema a partir de 10h. Além da encenação da coroação de reis e rainhas africanas, neste ano será feita uma homenagem aos 20 anos do lançamento do primeiro disco de Chico Science, ex-integrante da banda Nação Zumbi. Antes de morrer em 1997, o cantor ficou famoso por levar ao mundo o maracatu atômico, uma fusão de música pop com o ritmo nordestino.
O Riomaracatu desfilará pela Orla de Ipanema na Terça-feira Gorda com homenagem a Chico Science
Foto:  Divulgação
Segundo Leonardo Araripe, um dos fundadores do grupo, este será um momento especial: “O bloco surgiu a partir de uma viagem que amigos fizeram para Recife, e o Chico é uma das pessoas que influenciaram a nossa ideia de difundir o ritmo”. 
Organizado por dissidentes do Riomaracatu, outro grupo que desfila pela Zona Sul é o Gebav. Como não é um bloco oficial, o horário ainda não foi definido.Eles se concentram no Aterro do Flamengo e seguem até a Praça São Salvador, em Laranjeiras, no Sábado de Carnaval. E na Baixada também vai ter batucada. O grupo Baque da Mata se concentra pelo terceiro ano na Praça dos Direitos Humanos, na Via Light, em Nova Iguaçu, e segue pela Rua Dom Walmor, na Sexta-feira de Carnaval.
O coordenador do grupo Maurílio Pires,de 37 anos, destacou a importância de levar o maracatu para a região. “Há 15 anos essa manifestação é crescente na Zona Sul, e resolvi trazer isso para Nova Iguaçu, um lugar bastante carente em cultura”, contou. Mais de mil foliões são esperados na festa.
Meia-entrada na Sapucaí vai à Justiça
A Justiça concedeu ontem a antecipação de tutela da ação civil pública do Procon Estadual contra a Liesa, devido à não comercialização de meia-entrada para todos os setores do Sambódromo. Se for condenada, a Liesa deverá restituir em dobro os valores pagos por quem comprovar o direito à meia-entrada.
A Liesa terá quatro dias para informar aos consumidores para guardarem os comprovantes de pagamento, sob pena de multa diária de R$ 50 mil. Deve manter o banco de dados dos compradores aberto, para facilitar a identificação dos consumidores lesados. Do contrário, pagará multa de R$ 20 mil.
Neste sábado diversos blocos desfilarão pela cidade. Veja alguns destaques, com horários de início da concentração:
SÁBADO
Sá Pereira Infantil — Rua Capistrano de Abreu 29, Botafogo - 9h
Xupa, mas não baba — Rua Alice, Laranjeiras - 10h
Simpatia É Quase Amor — Praça General Osório, Ipanema - 14h
Os Imóveis — Rua Souza Lima, Copacabana - 14h
Espumas e Paetês — Rua General Glicério, Laranjeiras - 15h
Bloco da Ansiedade - Rua Gago Coutinho, ao lado do Mercadinho
São José 15h
DOMINGO
Suvaco do Cristo — Rua Jardim Botânico - 8h
Gigantes da Lira — Rua General Glicério, Laranjeiras - 8h
Banda de Ipanema — Avenida Vieira Souto (entre os postos 8 e 9); 10h
Empolga às 9 — Praia de Ipanema, em frente ao Posto 9 - 16h
Alegria sem ressaca — Av. Atlântica, em frente à Rua República do Peru, Copacabana - 10h
Tá Pirando, Pirado, Pirou! — Av. Pasteur, nº 250-280, Urca; 17h às 20h.
Timoneiros da Viola — Praça Paulo da Portela, Madureira, às 14h
Cortejo do Cordão do Boitatá — Rua do Mercado (concentração); 9h às 13h
Fogo e Paixão — Largo do São Francisco de Paula, Centro (concentração); 10h às 14h
Escravos da Mauá — Largo do São Francisco da Prainha, Saúde; 12h
Bloco da Preta — Avenida Rio Branco, esquina com Presidente Vargas; 14h
Banda da Afonso Pena — Rua Martins Pena, Tijuca, às 19h


    Tags: Carnaval , Blocos

    Nenhum comentário: