quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Para voltar à glória, Denver Broncos aposta no veterano Peyton Manning

Para voltar à glória, Denver Broncos aposta no veterano Peyton Manning

Esta é a primeira ida ao Super Bowl da franquia do Colorado desde 1998, quando era liderada pelo lendário Jonh Elway

EDSEL BRITTO E ULISSES VALENTIM
Rio - Uma das franquias mais tradicionais e importantes da NFL terá uma das datas mais importantes de sua história. Quinze anos depois de conquistar seu último titulo da liga americana de futebol, o Denver Broncos tenta quebrar o jejum de títulos do Super Bowl sob a batuta de um dos maiores quarterbacks da história: Peyton Manning.
O jogador, que atuou por grande parte da sua carreira no Indianapolis Colts, pelo qual foi duas vezes ao Super Bowl, vencendo em 2007 e perdendo em 2010, curiosamente começou sua trajetória no mesmo ano de despedida de outra lenda do Denver Broncos, time que atualmente defende: Jonh Elway. Em 1998, o mundo do futebol americano presenciava esses dois jogadores se consagrando de formas diferentes. Elway liderou o time do Colorado na última conquista de Super Bowl da franquia, quando derrotou o Atlanta Falcons por 34 a 19. Manning, no mesmo ano, conseguiu se destacar na temporada regular como o calouro sensação, quebrando o então recorde de estreantes da liga com 3,739 jardas lançadas e 26 passes para touchdowns.
Peyton Manning tenta vencer o Super Bolw pela segunda vez em sua carreira
Foto:  Divulgação
Não é à toa que Manning é um dos maiores da história da NFL. O jogador detém 105 recordes individuais na liga e mesmo antes de encerrar a carreira já tem o seu nome cogitado para integrar o Hall da Fama do esporte. Entre os seus principais feitos, Peyton já foi selecionado para o time das estrelas da liga por 13 vezes, quatro vezes eleito o melhor jogador da temporada e melhor jogador em campo do Super Bowl XLI.
Porém, em 2011 o jogador sofreu um revés na sua carreira. Ele teve de se submeter a uma cirurgia no pescoço, segunda em menos de 15 meses naquela época. Com isso ele ficou impossibilitado de atuar na temporada daquele ano e o Colts teve a pior temporada da história da franquia com duas vitórias e 14 derrotas. Em 7 de março do ano seguinte, conforme já vinha sendo projetado por semanas, Peyton Manning foi oficialmente dispensado do Indianapolis Colts depois de 14 anos no time.
Quando todos pensavam que sua carreira já estava acabada, Peyton voltou com toda força e totalmente sadio dando vida nova aos Broncos, que depois de quarterbacks contestados como Time Tewbow e Jay Cutler finalmente voltou a ter um verdadeiro líder em campo. Mesmo com os 37 anos batendo à porta, Manning não pensa em se aposentar tão cedo.
John Elway entrou para a história do Denver Broncos liderando as duas conquistas de Super Bowl da franquia
Foto:  Divulgação
"Eu sei que um bom número de jogadores se aposentou como campeões e tenho certeza de que deve ser uma ótima sensação para essas pessoas. Mas conversando com Ray Lewis e com John Elway, vi que eles não poderiam mais continuar jogando. Foi tudo que eles tinham para dar. Eles realmente tinham dado tudo de si. Eu ainda consigo jogar mais", disse.
Manning liderou o incrível ataque dos Broncos para uma temporada recorde de 606 pontos, com 55 passes para touchdowns e 5.477 jardas aéreas. Se vencer a final deste domingo contra o Seattle Seahawks, Peyton adicionará mais um fato importante para sua carreira: será o primeiro quarterback a vencer o Super Bowl por duas franquias diferentes. Os que chegaram mais perto disso foram Kurt Warner, que defendeu em finais o Saint Louis Rams e Arizona Cardinals, e Craig Norton, que vestiu as cores dos Dallas Cowboys e do Denver Broncos.

    Nenhum comentário: