sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Paixão pelo calor brasileiro

Paixão pelo calor brasileiro

Suíço alia prazer de pedalar com ações sociais em prol de crianças

MARCELO BERTOLDO
Ceará - Posicionado na linha de largada da prova de bike do Rally Cerapió, Jeff Thevoz chama atenção pelo sotaque. Uma vez ao ano, o agente de seguros, de 59 anos, troca o frio de Lausanne, na Suíça, pelo calor do litoral e do sertão brasileiro. Ex-piloto de motos, Thevoz despertou de vez sua paixão pelo país em 2003, durante o Six Days Enduro, em Fortaleza. Daí para descobrir o Cerapió-Piocerá foi um pulo.
Rally dos Sertões causa muitas lesões
Foto:  Divulgação
Participante da categoria Over 50, o suíço trocou definitivamente as motocicletas pelas bikes há dois anos. Em sua sexta participação na competição, não cansa de se surpreender com o cenário encontrado no percurso, que ontem teve cerca de 104 quilômetros entre Granja, no Ceará, e Barra Funda, no litoral do Piauí. Ao deixar os famosos Alpes de seu país para trás, Jeff não demonstra arrependimento:
“Essa região do Brasil é tão bonita quanto às da Suíça. Venho para cá em janeiro, de férias e pedalo por prazer, em ritmo de passeio. Há muita pobreza pelo caminho, mas o cenário é bonito. Na Suíça, tudo é mais organizado.”
A preocupação social é outro fator que motiva as visitas de Thevoz ao Brasil e há oito anos ele contribui com ações assistencialistas — a Associação Peter Pan, em Fortaleza, que auxilia no tratamento de crianças e adolescentes com câncer. “O trabalho social faz parte do meu pacote de férias. Busco outro projeto para ajudar na área de saúde e educação”, disse Thevoz.
    Tags: Jeff Thevoz

    Nenhum comentário: