sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Ainda com risco de morte, Laís Souza se comunica com os olhos

Ainda com risco de morte, Laís Souza se comunica com os olhos

Submetida a dois procedimentos cirúrgicos, brasileira ganha o auxílio de aparelho para formar palavras

O DIA
Estados Unidos - A esquiadora Laís Souza — que está internada desde segunda-feira após sofrer grave acidente em Park City — passou ontem por uma traqueostomia e uma gastrostomia no Hospital da Universidade de Utah, nos Estados Unidos. Para facilitar a comunicação com a atleta, foi instalado um aparelho em que Laís consegue se comunicar por meio dos movimentos dos olhos diante de uma tela de computador. O sistema dispõe de frases prontas em português, ícones e um teclado onde o paciente pode olhar e formar palavras.
Lais Souza sofreu grave acidente
Foto:  Divulgação
Numa conferência de imprensa no hospital, a equipe médica afirmou que é cedo para fazer um prognóstico para a atleta, que ainda está em fase crítica. Laís se acidentou enquanto esquiava, sofrendo um trauma severo na coluna cervical. Antes da entrevista coletiva, o médico do Comitê Olímpico Brasileiro, Júlio Nardeli, admitiu que há um risco grande de a esquiadora ter uma sequela definitiva.
“O atleta é diferente da população normal. É diferente do motoqueiro que cai na rua e tem a mesma lesão que ela. Do cara que cai da laje e tem a mesma lesão. Atleta sempre pode surpreender e é nisso que estamos apostando. Mas, no contexto geral, a chance de ter lesão com sequela definitiva é grande”, afirmou o médico, em entrevista ao Sportv.
A esquiadora Josi Santos foi confirmada ontem na lista de inscritos do Brasil nos Jogos de Sochi, na Rússia, a partir da semana que vem. Ela competirá no esqui aéreo, a mesma modalidade que Laís treinava. Assim, o Brasil tem 13 atletas inscritos na Olimpíada de Inverno.
    Tags: Laís Souza

    Nenhum comentário: