sábado, 7 de setembro de 2013

Vasco tem, em casa, as soluções para os problemas

Vasco tem, em casa, as soluções para os problemas

Dorival Júnior aposta em Marlone, Willie e Dakson para substituírem as peças perdidas no time

DIEGO LOPES
Rio - A vitória de 3 a 0 sobre o Náutico, quinta-feira, na Arena Pernambuco, deu ao torcedor do Vasco a certeza de que pode confiar nas apostas do técnico Dorival Júnior. Depois de perder alguns jogadores titulares e não ter peças de reposição contratadas, o treinador consegue aos poucos reorganizar o time com soluções caseiras como Marlone, Willie e Dakson, que se destacaram nos últimos jogos e encheram de esperança a torcida vascaína.
Autor de dois gols contra o Náutico, Marlone vem se encaixando, aos poucos, ao time e fazendo a torcida superar a saída de Eder Luis. Para o jovem atacante, o Vasco conta com bons jogadores e se conseguir emplacar uma boa sequência de vitórias, pode buscar algo maior no fim do ano.
“A gente tem que estar com esse pensamento, independentemente de estar pronto ou não. Nós temos time pra isso, basta a gente se fechar como o grupo e ir em busca de algo maior”, afirmou Marlone.
Dorival confia nos jovens do Vasco
Foto:  Uanderson Fernandes / Agência O Dia
Destaque do Vasco nas últimas duas rodadas, o jovem Willie, marcou dois gols contra o Cruzeiro e um contra o Náutico, também tem conquistado o seu espaço no time. Titular na última partida, o meia permaneceu em campo, enquanto os experientes Pedro Ken e Wendel foram sacados.Dado como dúvida para a contra o Atlético-PR, domingo, em São Januário, por causa de uma pancada na perna direita, Willie garantiu está bem. “Foi só uma pancada de leve. Está tudo bem”, disse Willie.
Com duas belas assistências no jogo contra o Náutico, Dakson é outra aposta que vem correspondendo. Confiante após fazer boas atuações, o meia aguarda uma chance entre os titulares: “Pude contribuir para a vitória, independentemente de quem entra ou sai, trabalho para conquistar o meu espaço”.
No domingo, Dorival pode fazer uma nova aposta. Sem Abuda, suspenso, o técnico deve escalar o volante Baiano, de 21 anos. “A tendência realmente é a estreia do Baiano, mas não descarto outra opção, como o Fillipe Soutto” afirmou o treinador vascaíno.
    Tags: Vasco , Dorival , Marlone

    Com esperança: Flu quer vitória sobre o Bahia para dar volta por cima

    Com esperança: Flu quer vitória sobre o Bahia para dar volta por cima

    Luxa aposta no esquema usado no 2 a 2 com o Galo para vencer o rival

    RAFAEL PAIVA
    Rio - Vanderlei Luxemburgo ainda não conseguiu repetir a escalação do Fluminense nos últimos 11 jogos, ele, ao menos, ganhou a confiança de que o esquema adotado no empate (2 a 2) com o Atlético-MG, quarta-feira, é o que melhor que se adapta ao perfil dos jogadores que tem nas mãos. Em meio a um turbilhão de emoções e ameaçado de rebaixamento no Brasileiro, está na 16ª colocação, com 19 pontos, o Tricolor enxerga uma luz no fim do túnel e espera repetir neste sábado, contra o Bahia, às 18h30, no Maracanã, a boa atuação do meio de semana, uma das melhores nesta temporada.
    Outra vez Luxemburgo tem problemas para escalar a equipe que deu um nó tático no Galo de Cuca. Samuel foi confirmado na vaga de Rafael Sobis, que será poupado e fica como opção no banco. Suspenso, Rhayner dá lugar a Marcos Jr, que terá a função de tornar o ataque mais veloz. O restante do time é o mesmo que pegou o Atlético.
    “Reclamam que estou mexendo demais na equipe, mas ando tendo que me virar. A resposta do último jogo foi positiva, mas já temos outro jogo decisivo pela frente. Uma vitória vai dar tranquilidade”, analisou Vanderlei. “Nossa meta é melhorar na tabela e se manter na elite. Se conseguirmos algo mais em cima, ótimo”, frisou.
    Luxemburgo quer vitória sobre o Bahia
    Foto:  Carlos Moraes / Agência O Dia
    Na Escola de Educação Física do Exército, na Urca, o treinador deu atenção às bolas paradas e comandou um treino tático parando a atividade sempre que necessário. Os zagueiros Gum e Anderson receberam atenção especial para que possam alcançar o nível de solidez defensiva desejada.
    “Percebi alguns problemas nos últimos jogos e dei um toque neles, corrigindo posicionamento. São coisas que eu nem devia fazer, porque o jogador era para ter aprendido na base, mas acaba sendo importante para fazer certos ajustes”, ressaltou.
    O jogo contra o Bahia é encarado como decisivo pelos tricolores. Uma vitória ajudará o Flu a dar um salto na tabela, livrando-se de um martírio que o treinador julgar não fazer parte da rotina do clube. “O Bahia tem 23, e nós temos 19 pontos. Com a vitória, encostamos neles e nos afastamos um pouco da zona de rebaixamento”, acrescentou.

      Fla cauteloso para evitar problemas

      Fla cauteloso para evitar problemas

      Mano escala André Santos na lateral e adota a tática do primeiro duelo pelas oitavas da Copa do Brasil para evitar bater de frente com o Cruzeiro

      VITOR MACHADO
      Rio - Campeão do primeiro turno antecipadamente com 37 pontos, o Cruzeiro acelera com o título do Brasileiro como ponto de destino. Na Copa do Brasil, porém, o Flamengo atravessou o caminho dos mineiros. Amanhã, haverá novo encontro, no Mineirão. E para não ser atropelado como aconteceu contra o Corinthians, o Rubro-Negro pode ter novidades, como André Santos na função de Fusca pela lateral esquerda. Chicão está fora.
      Ao olharem pelo retrovisor, os jogadores do Flamengo têm boas lembranças do Cruzeiro. A classificação heroica nas oitavas de final da Copa do Brasil, no entanto, não é capaz de apagar da memória de Mano Menezes que, no jogo de ida do mata-mata, em Belo Horizonte, os mineiros por pouco não passaram por cima do Rubro-Negro.
      “Vamos armar parecido com o jogo do Cruzeiro que fizemos lá. Enfrentaremos a equipe melhor colocada na competição, na sua casa, depois de eliminá-la na Copa do Brasil. Sabemos como vai ser”, disse Mano, para quem a torcida não pode esperar uma atuação igual àquela contra o Cruzeiro no Maracanã.
      “Não vamos ter o volume do segundo jogo. Agora invertem-se os papéis. O que não quero perder é de sermos ofensivos em qualquer lugar. Mas com segurança, porque a gente vem de um resultado muito ruim fora.”
      Mano quer evitar problemas no Fla
      Foto:  Márcio Mercante / Agência O Dia
      Após o jogo contra o Vitória, Mano Menezes já havia ressaltado a eliminação do Cruzeiro diante do Flamengo na Copa do Brasil como fator motivador para os mineiros. Segundo o treinador, não se trata de revanchismo, mas uma coisa natural.
      “É o líder do campeonato, já campeão do primeiro turno e com um rendimento muito bom. Foi eliminado da Copa do Brasil e vai querer dar uma resposta ao seu torcedor. Não se trata de revanche, até porque não se recupera o que foi perdido. Mas o jogo traz para ele acontecimentos recentes”, disse.
      Para Mano, o Flamengo deve ter como referência o segundo tempo do jogo de ida contra o Cruzeiro. O Rubro-Negro sofreu o segundo gol no início da etapa final, mas diminuiu com Carlos Eduardo.

        Alô, professor: Seedorf dá palestra para jovens

        Alô, professor: Seedorf dá palestra para jovens

        Ídolo fala sobre futebol e seu tempo de estudante aos alunos do Pedro II

        FABIO FALCÃO CAZES
        Rio - Os alunos da sexta e sétima séries do Colégio Pedro II, no Humaitá, viveram experiência inesquecível na manhã desta sexta. Em especial, Caio Ávila, de 15 anos. Considerado um dos craques da escola, o garoto teve a oportunidade de bater bola com Seedorf, que conversou com os alunos sobre a importância da educação na vida.
        O camisa 10 inspirou o menino, dispensado do campo do São Cristóvão e do futsal do Flamengo neste ano: “Estude e tire boas notas, mas não deixe esse sonho.” Caio respondeu: “Não vou desistir, vou continuar querendo ser jogador de futebol.”

        O garoto mostrou habilidade nas embaixadinhas e trocou passes com o craque, que, apesar de não jogar no Flamengo, tem sua idolatria: “Depois que o Neymar saiu, ele é o melhor jogador do Brasil.”
        Seedorf dá aula para jovens estudantes
        Foto:  José Pedro Monteiro / Agência O Dia
        DRIBLE EM PERGUNTA
        Seedorf escolheu perguntas dos alunos para serem respondidas e pediu que cada um fosse ao palco fazê-las pessoalmente. Num determinado momento, um estudante que estava na plateia soltou pergunta que quase deixou o craque encabulado. Ele quis saber por que o holandês não deixou Vitinho dar entrevista quando saía para o intervalo da partida contra o Vitória. Experiente, Seedorf driblou a questão com maestria.
        “Aconteceu só uma vez. Era para proteger quem podia perder a concentração. Imagina se você vai fazer um exame e um jornalista quer falar com você. Atrapalha, não é?”, indagou.
        O craque também falou sobre a importância do futebol na sua vida e o que possibilitou, como a ajuda aos pais e a oportunidade de morar em vários países. No fim, revelou que repetiu um ano na escola, mas, como sempre faz, deixou uma lição para a garotada.
        “Tinha 15 anos e perdia aulas porque treinava no Ajax. Fui reprovado por 1 décimo. Ali pensei que era melhor não deixar as coisas para cima da hora e me dedicar mais. No ano seguinte, pedi a ajuda para a professora e passei com tranquilidade”, contou.
          Tags: Seedorf , Professor

          De olho no Mundial, seleção brasileira tem poucas vagas em aberto

          De olho no Mundial, seleção brasileira tem poucas vagas em aberto

          Felipão tem poucas dúvidas para a Copa do Mundo. Saiba quais são os candidatos na disputa

          ANA CARLA GOMES E RODRIGO STAFFORD
          Brasília - Faltando nove meses para a Copa do Mundo, o técnico Luiz Felipe Scolari conseguiu montar uma base para a seleção brasileira, graças ao título da Copa das Confederações. O treinador ainda fará algumas observações nos amistosos desse ano para posições específicas. Aos interessados, o técnico anuncia que existem lugares disponíveis, mas são poucos.
          No gol, Júlio César e Jefferson tem a confiança do chefe. Diego Cavalieri é o favorito para a terceira vaga. Nas laterais, Daniel Alves e Marcelo não têm reservas definidos. Marcos Rocha, Maicon, Jean e Rafael lutam por uma chance na direita, enquanto Maxwell e Filipe Luís tentam na esquerda. No meio, Ramires busca a confiança do treinador, assim como Jadson, Kaká e Willian. Na frente, Jô, Pato e Leandro Damião querem ser o reserva de Fred.
          “Ainda não tenho o grupo fechado. Devo ter até agora uns 17, 18 jogadores que imagino não ter que trocar, pois eles me dão o que desejo. Ainda busco, então, umas três ou quatro posições para dizer que estou satisfeito. Vou fazer algumas observações nos próximos amistosos. Até o final do ano fecho”, afirmou Felipão, que também não garante a convocação dos que lá estão:“Ninguém tem lugar cativo. Todos os jogos são uma definição para os 23 jogadores que vou levar para a Copa do Mundo. Todos vão lutar por posição, e minha função é escolher”.
          Felipão tem poucas dúvidas na Seleção
          Foto:  Reuters
          Para o ex-lateral Athirson, que hoje é comentarista da Fox Sports, o time tem quatro vagas em aberto, mas gostaria de ver um jogador em especial, receber uma chance na Seleção:
          “Queria ver o Kaká. Ele tem grande potencial e é experiente. Acho que ele tem tudo que a Seleção precisa”, afirmou.
          Para o ex-zagueiro do Botafogo e da Seleção, Gonçalves, algumas disputas ainda estão no ar:
          “No ataque, acho que o Pato, que não vinha sendo chamado, está na briga. O Kaká, se voltar a render o que pode no Milan, é uma boa opção. Na zaga, o Dedé pode tentar a quarta vaga. Na lateral direita, não acredito que o Jean vá. Felipão vai buscar um especialista. Pode ser o Maicon ou o Marcos Rocha, que foram convocados”, analisou.
            Tags: Brasil , Vagas

            Brasil x Austrália: Teste com o nível de Copa do Mundo

            Brasil x Austrália: Teste com o nível de Copa do Mundo

            Felipão elogia escolha dos australianos como adversários por terem estilo de jogo diferente e que pode ser encontrado no torneio de 2014

            O DIA
            Brasília - O técnico Luiz Felipe Scolari teve uma semana complicada. Foram três cortes, um jogador machucado e um susto. Após a desconvocação de Daniel Alves, Hulk e Fred, por lesão, o treinador admitiu que não deve ter Oscar, machucado, contra a Austrália, neste sábado, às 16h, em Brasília. Para completar, Neymar torceu o tornozelo direito ontem, mas nada que o tire do amistoso no Estádio Mané Garrincha.
            “É muito difícil que ele (Oscar) jogue, mas não posso vetá-lo, porque vem fazendo um treino de recuperação intensivo. Às vezes o jogador de futebol tem recuperação maior do que imaginamos. Mas, se tiver algum risco, não vai jogar, porque queremos devolvê-lo em boas condições ao clube”, disse Felipão, que deverá escalar Ramires entre os titulares.
            Felipão comandará amistoso da Seleção
            Foto:  Efe
            No treino de ontem, o comandante da Seleção manteve o trio Maicon, Bernard e Jô no time titular, nos lugares que seriam de Daniel Alves, Hulk e Fred. No gol, Julio Cesar deve retomar o posto de titular, com Jefferson, que enfrentou a Suíça, voltando ao banco de reservas.
            Felipão elogiou o amistoso com a Austrália e garantiu que será do nível de uma partida de Mundial pela maneira como o time joga. “Vocês (jornalistas) vão observar o jogo amanhã (neste sábado). A Austrália atua com nove jogadores atrás do meio de campo e tem sete ou oito atletas com mais de 1,85m. É um estilo de jogo diferente, que podemos encontrar em alguns adversários na Copa do Mundo”, avaliou o treinador.
            Vindo de derrota inesperada para os suíços, Felipão fez questão de absolver os jogadores do resultado, mas garantiu que não será benevolente caso a Austrália surpreenda o Brasil.
            “Como eu já disse, não vou cobrar os jogadores pela derrota contra a Suíça, porque era uma situação diferente, eles estavam voltando de pré-temporada. Mas a partir desta partida com a Austrália eu vou cobrar. Todos estão em condições”, avisou o comandante da seleção brasileira.
              Tags: Brasil , Teste

              Oitavo nos treinos livres, Massa prevê fim de semana complicado em Monza

              Oitavo nos treinos livres, Massa prevê fim de semana complicado em Monza

              Mais de um segundo atrás de Sebastian Vettel, que cravou o melhor tempo, brasileiro sofreu com problemas em sua caixa de câmbio

              IG
              Itália - Apenas o oitavo colocado nos treinos livres desta sexta-feira, Felipe Massa já prevê um final de semana complicado no GP da Itália. Mais de um segundo atrás de Sebastian Vettel, que cravou o melhor tempo, o brasileiro sofreu com problemas em sua caixa de câmbio.
              "Esse não será um fim de semana fácil. Nossos rivais estabeleceram grandes temos de volta com os dois tipos de pneus e em simulação de corrida. Mas vamos fazer tudo que podemos para sermos o mais competitivo possível", analisou Massa ao fim do dia de treinos em Monza.
              "Nem tudo foi perfeito, principalmente no fim da segunda sessão em que eu estava saindo da primeira chicane e tive problemas na caixa de câmbio. Tentei mudar da primeira para a segunda marcha e foi direto para a terceira. Não sabemos exatamente o que aconteceu, mas não penso que seja algo sério", completou o brasileiro.
              Massa projeta complicação em Monza
              Foto:  Reuters
              O fim de semana na Itália é apontado como fundamental para definir o futuro de Massa na Ferrari. Com contrato apenas até o fim do ano, o piloto tem sua saída especulada do time pelo segundo ano consecutivo e precisa mostrar bom desempenho para assinar a renovação.
              O brasileiro é apenas o sétimo colocado no Mundial, com 67 pontos. Seu companheiro Fernando Alonso é o vice-líder, com 151.
                Tags: Fórmula 1 , Massa

                Neymar dá susto em treino da seleção e Ramires substitui Oscar no time titular

                Neymar dá susto em treino da seleção e Ramires substitui Oscar no time titular

                Atacante do Barcelona torceu o pé direito, ficou alguns minutos fora, mas voltou à atividade. Meia do Chelsea, que se machucou no dia anterior, ficou no hotel

                IG
                Brasília - Pelo segundo dia seguido, a seleção brasileira passou susto em treinamento antes do amistoso contra a Austrália, neste sábado, em Brasília. A preocupação da vez foi com Neymar.
                Durante o aquecimento no Centro de Capacitação Física do Corpo de Bombeiros, na tarde desta sexta-feira, o atacante participava de uma roda de bobinho quando pisou em falso e torceu o tornozelo direito. Após alguns minutos no chão, tirou chuteira e meião e deixou o campo para ser atendido pelo médico Rodrigo Lasmar. Em seguida, Neymar colocou uma proteção no local e voltou à atividade.
                Neymar dá susto em treino da Seleção
                Foto:  Divulgação
                A cena lembrou o susto dado por Oscar na quinta-feira , quando ele também torceu o tornozelo direito. A situação do meia do Chelsea, no entanto, inspira mais cuidados, já que ele nem participou do treino desta sexta-feira. O departamento médico da seleção optou por deixá-lo no hotel fazendo tratamento.
                Na dúvida se terá Oscar para encarar os australianos , o técnico Luiz Felipe Scolari escalou Ramires para substituir seu companheiro no Chelsea no treino tático desta sexta. Ele desempenhou papel mais avançado, ajudando na armação, posição pela qual já atuou pelo Cruzeiro e pelo próprio time inglês.
                Brasil e Austrália se enfrentam às 16h15 (de Brasília) deste sábado no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. A provável escalação da seleção é: Julio César; Maicon, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho e Ramires; Bernard, Neymar e Jô.
                  Tags: Brasil , Treino