sábado, 22 de junho de 2013

Bateria da Portela vai animar torcida na quadra neste sábado

Bateria da Portela vai animar torcida na quadra neste sábado

Escola terá telão para o jogo Brasil x Itália

O DIA
Rio - A quadra da Portela terá telão neste sábado para o jogo do Brasil contra a Itália pela Copa das Confederações. Os portões serão abertos às 13h. Quem for à sede da escola vai assistir a partida e poderá cair no samba ao som de um grupo de pagode e da bateria da escola, comandada por mestre Nilo Sérgio.
A quadra fica na rua Clara Nunes, 81, em Madureira e a entrada é grátis.

Porchat e Miá Mello aparecem assim no filme ‘Meu Passado me Condena’

Porchat e Miá Mello aparecem assim no filme ‘Meu Passado me Condena’

Longa mostra os preparativos para a viagem do jovem casal, que se conhece há apenas um mês e resolve se casar

REGINA RITO
Rio - Fábio Porchat e Miá Mello aparecem assim em uma cena do longa ‘Meu Passado me Condena’, dirigido por Julia Rezende, que tem lançamento nacional marcado para dia 25 de outubro. É a primeira produção brasileira rodada quase inteiramente a bordo de um cruzeiro real, além de ter tido locações em Casablanca, no Marrocos, e na região da Ligúria, na Itália.
Fábio Porchat e Miá Mello passam lua de mel em navio, no filme ‘Meu Passado me Condena’
Foto:  Divulgação

O filme, uma coprodução da Globo Filmes, Paris Filmes, RioFilme e do canal Multishow, mostra os preparativos para o casamento e para a viagem do jovem casal, que se conhece há apenas um mês e resolve se casar. A lua de mel é num cruzeiro do Rio de Janeiro até a Europa, onde ela reencontra seu ex-namorado, o bem-sucedido Beto (Alejandro Claveaux), que está casado com a estonteante Laura (Juliana Didone), antiga paixão não correspondida de Fábio. Atrapalhados com essa coincidência, Fábio e Miá vivem situações cômicas e embaraçosas numa viagem cheia de surpresas, onde o novo casal corre o risco de arruinar a relação.


    Nova musa de Crô será uma menina

    Nova musa de Crô será uma menina

    No longa, ‘Super Crô — o Filme’ o milionário precisa escolher a quem se dedicar e a pequena acaba sendo a felizarda

    REGINA RITO
    Rio - Aí estão Crô (Marcelo Serrado) e Urzula Caneviri em cena do longa ‘Super Crô — o Filme’, de Bruno Barreto. Ela é Paloma, uma menina boliviana escravizada em uma fábrica de roupas. Cansado de ser milionário e não ter o que fazer, Crô tem que escolher uma nova musa a quem se dedicar. Ele entrevista várias peruas para ver qual é a mais qualificada para tê-lo como mordomo. E descobre que sua nova musa será quem ele menos espera. Estreia em novembro.
    Nova musa de Crô será uma menina
    Foto:  Divulgação



      'Amor à Vida': Pilar descobre que César comprou carro e pede explicações

      'Amor à Vida': Pilar descobre que César comprou carro e pede explicações

      Aline faz armação e socialite quase descobre que o marido deu um automóvel para a amante

      IG
      Rio - César (Antonio Fagundes) irá ficar contra a parede nos próximos capítulos de "Viver à Vida" . Por causa de uma armação de Aline (Vanessa Giácomo), Pilar (Susana Vieira) quase descobrirá que o marido é amante da secretária.
      'Amor à Vida': Pilar descobre que César comprou carro e o coloca contra a parede
      Foto:  Divulgação

      No capítulo que vai ao ar nesta sexta-feira, César avisa para Aline que não poderá passar a noite com ela, já que sua família pode desconfiar se ele ficar ainda mais tempo fora de casa. Falsa, ela se faz de magoada e diz que não quer mais o carro que ganhou de presente dele: "O que eu quero é ficar com você”. Totalmente cego de paixão, César se declara: “Você está se tornando cada vez mais importante pra mim”. Os dois se beijam e o médico sai para cuidar de um paciente.
      Em seguida, um homem entra no consultório com um envelope, dizendo que veio entregar o seguro do carro. Aproveitando a situação, ela diz que nem trabalha ali e pede que ele procure César pelo hospital.
      O médico e a mulher estão reunidos com a equipe conversando sobre o caso de Paulinha (Klara Castanho), quando o homem interrompe. “Só vim entregar os documentos do seguro do carro”, diz ele. Félix (Mateus Solano) diz que pode cuidar do assunto, mas César pega o envelope e sai andando. Desconfiada, Pilar vai atrás do marido e o coloca contra a parede. “Que carro é esse? Por que você não deixou o Félix cuidar do seguro?”, pergunta ela. César é ríspido, dá uma resposta qualquer e volta para o consultório, deixando a sociliate ainda mais intrigada.


        'Amor à Vida': Félix invade CTI e tenta matar a sobrinha

        'Amor à Vida': Félix invade CTI e tenta matar a sobrinha

        Após descobrir que Paulinha é a filha desaparecida de Paloma, vilão troca remédio por água, tentando acabar com a vida da menina

        IG
        Rio - Aconselhado pela sogra, Félix (Mateus Solano) vai tentar matar Paulinha (Klara Castanho). O vilão invade o CTI (Centro de Terapia Intensiva) do hospital San Magno, onde a menina se recupera do transplante de fígado, e encontra a enfermeira Ciça (Neusa Maria Faro) preparando para ministrar o remédio dela.
        Dando seu jeito para retirar a funcionária do local, Félix joga o remédio fora e enche o frasco com água, fazendo assim com que ela fique sem a medicação e morra. “Está feito. Quanto tempo ela vai aguentar?”, disse ele antes de deixar o lugar.
        Esta cena está prevista para ir ao ar nesta sexta-feira, em “Amor à Vida”, na Globo.
        Félix tenta matar a sobrinha
        Foto:  Divulgação




          Famosos se reúnem na festa junina do elenco de 'Amor à Vida'

          Famosos se reúnem na festa junina do elenco de 'Amor à Vida'

          Paolla Oliveira, Tatá Werneck e mais atores prestigiaram o evento

          O DIA
          Rio - Paolla Oliveira, Mateus Solano, Tatá Werneck, Susana Vieira e mais famosos prestiaram a festa junina do elenco de "Amor à Vida", na Zona Oeste do Rio, na noite desta quinta-feira. Ao chegar ao local, Susana Vieira posou para fotos com algumas crianças. A atriz também postou no Instagram uma foto em que aparece ganhando um beijo de Paolla Oliveira e Vanessa Giácomo.
          Atores se divertem na festa junina de 'Amor à Vida'
          Foto:  Alex Palarea / Ag. News
          Tatá Werneck participou da festa junina do elenco de 'Amor à Vida'
          Foto:  Alex Palarea / Ag. News
          Vanessa Giácomo, Susana Vieira e Paolla Oliveira
          Foto:  Reprodução Internet
          Susana Vieira posa com crianças na porta do evento
          Foto:  Alex Palarea / Ag. News




            Cercado de mulheres, Ronaldinho Gaúcho lança sua grife em São Paulo

            Cercado de mulheres, Ronaldinho Gaúcho lança sua grife em São Paulo

            Jogador de futebol esteve na festa de lançamento de sua coleção de roupas

            O DIA
            São Paulo - Cercado de mulheres, Ronaldinho Gaúcho lançou sua coleção de roupas em uma casa noturna de São Paulo, na noite desta quinta-feira. Durante o evento, o jogador de futebol distribuiu autógrafos e posou para fotos.

            Cercado de mulheres, Ronaldinho Gaúcho lança sua coleção de roupas
            Foto:  Thiago Duran / Ag. News
            Ronaldinho Gaúcho distribui autógrafos em festa
            Foto:  Thiago Duran / Ag. News



              Famosos criticam 'manifestação' na Barra da Tijuca

              Famosos criticam 'manifestação' na Barra da Tijuca

              Artistas que apoiam protestos pelo país, usam a Internet para criticar atos violentos na Zona Oeste, nesta sexta-feira

              O DIA
              Rio - Nos últimos dias famosos foram para as ruas se unir a outros manifestantes para protestar pelas ruas do país. Thaila Ayala, Bruno Gagliasso, Christine Fernandes, entre outros apoiaram a causa na Internet e nas ruas, porém desapoiaram totalmente o ato que acontece nesta sexta-feira, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Christine, Dany Bananinha e Gracyanne Barbosa foram alguns dos famosos que se posicionaram contra a "manifestação" que teve quebra-quebra de lojas, concessionárias e saques.
              Famosos criticam 'manifestação' na Barra da Tijuca
              Foto:  Reprodução Internet

              Christine Fernandes: "Cadê o cidadão de bem que paga altos impostos e manisfestando em paz e fecha toda a Ayrton Senna? Bandido que vai pra rua saquear, tocar terror, não é manifestante, nem "minoria". É bandido mesmo!
              #changebrazil Separando o joio do trigo"
              Gracyanne Barbosa: "#paz Todos a em casa estão prontos para a manifestação na Barra, mas infelizmente a violência chegou antes, vandalismo".
              Fernanda Rodrigues: "Acabo de saber que a manifestacao da Barra está rolando na praia tranqüila ...isso q nós vemos é bandido na rua".
              Dany bananinha: "To chocadaaaaaaaaaaa! Meu Deus... Roubando as lojas aqui na barra"
              Roger Gobeth: "Cadê o helicóptero da polícia??? Cadê a ação???"
              José de Abreu: "Cenas horrorosas no Rio de Janeiro! Soltaram as bestas! Av. Ayrton Senna no Rio virou terra de ninguém."
              Raoni Carneiro: "Isso nao é manifestação! Manifestante que quer o melhor para o Brasil, mostra a cara! Sou contra o vandalismo!
              Rodrigo Andrade: "Está mais do que claro que não são manifestantes, são bandidos se aproveitando para roubar. Cadê a policia??"


                Luciana Gimenez exibe barriguinha sarada na Internet

                Luciana Gimenez exibe barriguinha sarada na Internet

                Apresentadora postou em seu Instagram foto em que aparece de sutiã e exibe barriga zero

                O DIA
                Rio - Luciana Gimenez postou em seu Instagram, nesta sexta-feira, uma foto que mostra a barriga sarada. No registro, a apresentadora aparece de calça jeans e sutiã, na legenda ela escreveu: "Indo para casa! Gostaram?". Este deve ter sido um recadinho para seus seguidores, já que nesta quinta-feira Luciana publicou uma foto em que aparece fazendo musculação na academia. Mas na ocasião foi criticada por estar muito magra. "Está muito magrinha", escreveu uma fã.
                Luciana Gimenez exibe barriguinha sarada na Internet
                Foto:  Reprodução Internet



                  Juliano Cazarré se exercita na Praia do Pepê

                  Juliano Cazarré se exercita na Praia do Pepê

                  Ator foi visto correndo na areia de short azul e camisa branca, nesta sexta-feira

                  O DIA
                  Rio - Juliano Cazarré, o Ninho de 'Amor à Vida', foi visto correndo na praia do Pepê, Barra da Tijuca, no Rio, nesta sexta-feira. Para se exercitar, o ator optou por correr na areia. Ele usava camisa branca, short azul e tiara no mesmo tom do short.
                  Juliano Cazarré se exercita na Praia do Pepê
                  Foto:  Dilson Silva/Ag.News



                    Após manifestações, Latino traz de volta hit de 2012, 'O Gigante Acordou'

                    Após manifestações, Latino traz de volta  hit de 2012, 'O Gigante Acordou'

                    Cantor relançou nesta sexta-feira, canção que está no DVD 'Live in Copacabana'

                    O DIA
                    Rio - Inspirado na onda de protestos que vem acontecendo pelo país, Latino decidiu trazer de volta a canção 'O gigante acordou'. A música, ao contrário do que muitos disseram, não é inédita. ela foi lançada em 2012 como sendo um tema para a Copa 2014, que aparece no DVD "Live in Copacabana". Na ocasião do lançamento do álbum, no ano passado, a assessoria do cantor divulgou o seguinte texto: "A faixa 'O gigante' (Latino) é a aposta do cantor para a próxima Copa do Mundo, que acontecerá no Brasil em 2014".
                    Latino traz de volta 'O gigante acordou'
                    Foto:  Divulgação

                    "Esse é meu país, esse é meu Brasil! É hora de vencer, é hora de jogar. Quem nasce pra vencer não pode recuar. Amarra, amarra, amarra que é tudo nosso (repete). Cruze os braços lá em cima que a sorte está lançada. Quem não sabe brincar não desce pro play e volta pra casa. O gigante acordou, está disposto a lutar com fome de vencer, com sede de querer. Salve o hino da vitória. Salve o povo lutador. Verás que o filho teu não foge à luta, não. Tem gabarito pra ser campeão: Brasil! É ordem e progresso!"


                      Bruna Marquezine participa de ensaio fotográfico na Barra

                      Bruna Marquezine participa de ensaio fotográfico na Barra

                      Atriz usou vários looks diferentes

                      O DIA
                      Rio - Bruna Marquezine participou de um ensaio fotográfico na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, nesta sexta-feira. Com vários looks diferentes, a atriz mostrou toda sua beleza ao posar para as fotos, que são para o catálogo da coleção de verão da loja Myth. Durante as fotos, Bruna exibiu uma tatuagem de coração no dedo anelar.
                      Bruna Marquezine participa de ensaio fotográfico
                      Foto:  Dilson SIlva / Ag. News
                      Bruna Marquezine participa de ensaio fotográfico
                      Foto:  Dilson SIlva / Ag. News
                      Bruna Marquezine exibe tatuagem no dedo anelar
                      Foto:  Reprodução Internet



                        PM prende 9 e apreende 5 em depredação de concessionária na Barra após protesto

                        PM prende 9 e apreende 5 em depredação de concessionária na Barra após protesto

                        A maioria dos acusados é da Cidade de Deus

                        MARCELLO VICTOR
                        Nove homens foram presos em flagrante - entre eles um foragido da justiça - e cinco menores foram apreendidos acusados de depredar uma concessionária de veículos, na Avenida Ayrton Senna, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, após mais uma manifestação de desagravo ao governo, na noite desta sexta-feira, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste. A maioria dos suspeitos é de moradores da Cidade de Deus, em Jacarepaguá. A Polícia Civil vai buscar imagens da loja, de estabelecimentos e prédios vizinhos, além de câmeras de trânsito para tentar identificar outros integrantes do bando.
                        De acordo com o delegado Antonio Ricado Lima Nunes, titular da 32ª DP (Taquara), o grupo foi detido na Avenida Embaixador Abelardo Bueno, nas imediações da concessionária depredada. Eles já vinham sendo monitorados pelo helicóptero da polícia e praticaram o crime quando a manifestação na Barra da Tijuca já tinha terminado. Ainda não se sabe se eles participaram do protesto no bairro.
                        Ainda segundo Antonio Ricardo, outros suspeitos conseguiram fugir do cerco de policiais do 18º BPM (Jacarepaguá). Com o grupo detido não foram encontradas armas, drogas ou material roubado da concessionária. Porém, eles foram reconhecidos por testemunhas. A maioria disse ser moradora da Cidade de Deus. os depoimentos contraditório dos acusados e o deslocamento do grupo, que era feito no sentido contrário da Cidade de Deus, ajudou no indiciamento do bando.
                        "O monitoramento do helicóptero da polícia, as testemunhas que apontaram vários deles como envolvidos no crime e a contradição nos depoimentos foram suficientes para a decretação da prisão em flagrante", explicou o titular da 32ª DP.
                        Entre os presos está Aleksandro Xavier da Conceição, de 26 anos. Contra ele havia um mandado de prisão por associação e tráfico de drogas. Os outros são: Alex Rosa da Conceição, 18, Matheus Teixeira de Aguiar, 18, Francisco de Assis Lemos da Silva, 19, Alexander Menezes de Carvalho, 19, Yuri de Melo Mota, 20, Romário da Silva dos Santos, 19, Jeferson Nilson Barbosa de Souza, 25 e William Costa Sobral, de 21.
                        Os 14 acusados do crime foram autuados por formação de quadrilha, furto e dano qualificados. Os maiores de idade também vão responder também corrupção de menores. Os menores foram encaminhados para exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML). Posterirormente eles foram encaminhados para a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), no Centro.
                        O delegado esteve na concessionária após o crime. Ele convocará os funcionários a depor. Com a solicitação de imagens próximas a loja Antonio Ricardo espera identificar outros envolvidos. Ele acredita que o material roubado possa estar escondido ou ter sido abandonado em algum matagal da região ou levado pelos baderneiros que fugiram. Os prejuízos do ataque ainda não foram calculados pelos donos da revendedora.


                          Jovens fazem vigília de madrugada na rua de Sérgio Cabral

                          Jovens fazem vigília de madrugada na rua de Sérgio Cabral

                          Cerca de 50 manifestantes acamparam na Avenida Delfim Moreira. Expectativa é de que duas mil pessoas engrossem o movimento

                          MARCELLO VICTOR
                          Cerca de 50 jovens da Zona Sul do Rio deram prosseguimento a uma vigília, na madrugada deste sábado, na Avenida Delfim Moreira, na esquina com a Rua Aristídes Espíndola, no Leblon, Zona Sul da cidade, próximo ao prédio onde mora o governador do Rio, Sérgio Cabral. Eles prometem dar continuidade a onda de protestos que assolaram o país nas úlitmas semanas, até que o mandatário do estado apareça em casa. A expectativa do grupo é que duas mil pessoas engrossem o ato no decorrer da manhã.
                          Nenhum incidente foi registrado durante a madrugada. 'Armados' de uma barraca e colchonetes, o grupo passou a noite sentado e conversando na pista sentido São Conrado, da Avenida Delfim Moreira, na esquina com a Artistides Espíndola. Muitos conseguiram levar de suas casas água e mantimentos para dividir com os manifestantes. O trecho da via entre a Avenida Visconde de Albuquerque e a Rua Rainha Guilhermina também está interditado ao trânsito. Eles juram que não vão sair do local até ver o governador.
                          ""A nossa reivindicação é que o Cabral apareça. Ele tem que parar de fugir do povo. Esperamos que pela manhã, com o movimento de banhistas e esportistas na praia, o movimento ganhe força e engrosse o número de participantes", disse um dos manifestantes que participa da vigília e não se manifestou.
                          O trecho da Rua Arstides Espíndola, entre a Rua General San Martin e a Avenida Delfim Moreira foi interditado pela polícia. Grades de ferro foram colocadas nos dois pontos da rua e o trecho da rua está interditado ao trânsito. PMs reforçam o policiamento. O Batalhão de Choque, que chegou a ir para o local no início do protesto, não está no local.
                          A vígilia que começou na noite de sexta-feira foi precedida de uma concentração na Praça General Osório, em Ipanema. Os manifestantes seguiram em passeata em direção ao Leblon. Com palavras de ordem, vaias e pedidos de renúncia de Sérgio Cabral, cerca de 500 pessoas se aglomeraram próximo ao edifício do governador.


                            Informe do DIA: Dilma e as ruas

                            Informe do DIA: Dilma e as ruas

                            Manifestações pelo país geram temor de queda acentuada da presidenta entre eleitores da classe média

                            FERNANDO MOLICA
                            Rio - As gigantescas manifestações por todo o país geraram no governo federal o temor de uma queda ainda mais acentuada da popularidade de Dilma Rousseff entre os eleitores de classe média.
                            De acordo com pesquisa divulgada nesta semana, a menor aprovação da presidenta se deu justamente nesse segmento da população, onde é maior a resistência ao PT.
                            Para políticos ligados ao governo, a inflação deve ter influenciado a avaliação negativa feita, principalmente, pela classe média baixa, que sofre de imediato as consequências da alta dos preços.
                            Bolsistas fiéis
                            Mas, para alívio do Palácio do Planalto, a popularidade de Dilma não foi abalada entre os eleitores mais pobres, que recebem o Bolsa Família. Uma nova pesquisa será feita, daqui a duas semanas, para verificar o impacto das passeatas na opinião pública.
                            O que fazer
                            Entidades sindicais e estudantis do Rio vão passar este sábado discutindo consequências das manifestações públicas. Para o deputado Edson Santos (PT), que irá ao encontro, é preciso impedir o desprestígio dos partidos políticos.




                              Na Barra e na Baixada, entre a paz e o confronto

                              Na Barra e na Baixada, entre a paz e o confronto

                              Grupos de desordeiros voltaram a destoar da maioria dos manifestantes, que protestou de forma pacífica. Na Ayrton Senna, houve arrastão, contido pela polícia

                              O DIA
                              Rio - Depois da manifestação histórica na Avenida Presidente Vargas, na quinta-feira, que terminou com enfrentamentos entre uma minoria de vândalos e a polícia, a onda de protestos se espalhou pelo estado nesta sexta-feira, levando milhares de pessoas às ruas das zonas Oeste, Sul e Norte e da Baixada Fluminense, além das regiões Serrana, Sul Fluminense e dos Lagos.
                              Grupo ateou fogo em pneus e fechou a Via Dutra, em Nova Iguaçu
                              Foto:  Carlo Wrede / Agência O Dia
                              Na maior parte dos locais, a marcha foi pacífica, e os grupos mostraram em cartazes e gritos de ordem suas reivindicações por mudanças no país e na política. No entanto, os atos de vandalismo persistiram, capitaneados por pequenos grupos de baderneiros.
                              As imagens mais fortes foram na Barra da Tijuca, onde um grupo de 50 pessoas saiu da Cidade de Deus e fechou a Avenida Ayrton Senna. Com os rostos cobertos com camisas, eles saquearam uma agência de automóveis. Motoristas fugiam pela contramão. O Bope foi acionado, deteve seis pessoas e apreendeu seis menores.
                              Sentados no chão
                              Na Avenida das Américas, outro grupo de manifestantes tentou ocupar a Cidade das Artes. Eles foram repreendidos por organizadores e deixaram o local. Manifestantes sentaram no chão quando radicais atiraram pedras em direção a centros empresariais. Mais tarde, o Bope cercou a Favela da Rocinha.
                              Na Avenida das Américas, na Barra, o protesto foi tranquilo, acompanhado por PMs
                              Foto:  Leonardo Santana / Agência O Dia
                              Na Baixada, vândalos jogaram bombas em um cemitério e fecharam a Via Dutra, em Nova Iguaçu, com barricadas de fogo. Por uma hora, 20 policiais do 20º BPM tentavam conter os radicais, usando cassetetes, bombas de efeito moral e balas de borracha. Dois ônibus foram depredados na Dutra, depois de os passageiros serem expulsos.
                              Mais cedo, sete mil pessoas se concentraram em frente à a prefeitura, protegida pela polícia. Em Duque de Caxias, 5 mil pessoas caminharam até a Câmara dos Vereadores. Um grupo de vândalos causou tumulto na Rua Silva Fernandes e na Avenida Brigadeiro Lima e Silva, destruindo e saqueando lojas e bancos e depredando pontos de ônibus.
                              Passeata ocorreu também em Petrópolis sem registro de confusão
                              Alexandre Carius / Tribuna de Petrópolis / Agência O Dia
                              Vinte e oito pessoas foram detidas em Nova Iguaçu e seis em Caxias. O comando da PM de Nova Iguaçu colocou todo o efetivo de prontidão.
                              Organizadores se reúnem na terça para definir os rumos do movimento
                              Os estudantes que organizam os protestos, que inicialmente eram contra os aumentos das passagens, se reuniram ontem na UFRJ, onde elaboraram uma carta que foi distribuída à imprensa e divulgada nas redes sociais, onde se organizam com o nome ‘Fórum de Lutas Contra o Aumento das Passagens’.
                              Na carta, lida por uma das coordenadoras do movimento, a estudante Gabriela Machado, de 17 anos, os estudantes exaltaram o sucesso da luta pela revogação do reajuste dos ônibus e listaram outras reivindicações, como transporte público gratuito, não privatização do Maracanã e mais investimentos em saúde e educação.
                              Os estudantes fizeram questão de repudiar os atentados contra a liberdade de expressão e a democracia, bem como as agressões de grupos anônimos a 14 militantes do PSTU.
                              Eles informaram, ainda, que nenhuma manifestação está prevista até terça-feira, quando voltarão a se reunir para definir os rumos do movimento.


                                Tráfico no meio da multidão

                                Tráfico no meio da multidão

                                Para a Secretaria de Segurança, bandidos saíram de favelas para roubos e depredações

                                O DIA
                                Rio - A ação de baderneiros no Centro quinta-feira pode não ter sido apenas um ato de vandalismo. A polícia afirma ter certeza de que traficantes de diversas favelas do Grande Rio — inclusive dos complexos do Alemão e da Maré — se infiltraram na multidão usando máscaras e camisas na cabeça, armados com paus e pedras.
                                O objetivo: cometer crimes sem serem reconhecidos. A cúpula da Segurança Pública tenta identificá-los através de câmeras de segurança.
                                Segundo o Setor de Inteligência da Secretaria de Segurança, na tentativa de depredar a prefeitura, havia muitos bandidos do Morro do São Carlos, no Estácio, que fica logo atrás da sede do Executivo municipal. Alguns deles estariam armados com paus e pés de cabra.
                                Arruaceiros usando mochilas e escondendo o rosto com camisas ou máscaras estão na mira das forças de segurança estaduais: investigação
                                Foto:  Severino Silva / Agência O Dia
                                Agentes garantem que três ônibus saíram da Favela da Grota, no Alemão, e Nova Holanda, na Maré, em direção ao protesto. No entanto, policiais são unânimes ao dizer que não havia ordem deliberada de uma facção.
                                “Muitos não têm mandado de prisão e, com o enfraquecimento do tráfico em alguns locais, passaram a roubar. Eles aproveitam a oportunidade dessas manifestações para cometer crimes”, disse um agente.
                                Boatos assustam
                                Além dos crimes, a boataria sobre protestos e quebra-quebras nas redes sociais ontem colocou cariocas em pânico. Ninguém sabe ainda a origem das falsas notícias, mas, assim como criminosos fazem em favelas, muitas lojas, escolas e empresas fecharam as portas antes do fim do expediente, temendo represálias.
                                Na Lapa, funcionário recebe ordens do chefe para fechar o bar em plena sexta-feira: medo de destruição
                                Foto:  José Pedro Monteiro / Agência O Dia
                                Para tentar tranquilizar a população, a PM passou o dia desta sexta-feira esclarecendo na página da corporação no Twitter o que era verdade ou boato sobre as informações que circulavam.
                                No bairro da Prata, em Nova Iguaçu, a escola particular Santo Antonio da Prata fechou mais cedo: “Funcionários e alunos foram liberados porque a direção da escola estava com medo”, disse uma professora, que pediu anonimato.
                                Governador diz que PM evitou danos maiores às pessoas
                                O governador Sérgio Cabral disse ontem que ‘uma minoria de vândalos’ tem prejudicado o debate e que a polícia foi obrigada a reagir em ‘momentos de radicalismos’. “Ela agiu evitando danos mais graves às pessoas. As imagens falam por si”, declarou ele, que não descarta a possibilidade de rever procedimentos para evitar excessos nas ações.
                                “Não estou protegendo a polícia, mas também não vou proteger os vândalos. Em uma situação dessas, de excessos, não há vitoriosos”.
                                Cabral também afirmou que as ‘pessoas que agiram com vandalismo’ estão sendo investigadas.
                                Já o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, afirmou que não descarta a atuação do Exército para conter a ação de uma minoria que depreda a cidade.
                                A chefe da Polícia Civil, Martha Rocha, informou que houve oito prisões em flagrante — cinco maiores e três menores — na quinta e que dois homens já foram identificados em atos de vandalismo.
                                Flagrantes de abusos na internet
                                Vídeos postados na internet denunciam a truculência de policiais contra quem não participava de atos de violência. Um dos casos, por exemplo, mostra grupo que esperava pela abertura do metrô da Carioca quando foi afugentado pelo Batalhão de Choque com bombas de gás lacrimogêneo.
                                Na Lapa, reduto da boemia carioca, PMs deixaram as ruas vazias enquanto passavam, enfileirados, jogando os artefatos.
                                Para Ignacio Cano, coordenador do Laboratório de Análise da Violência da Uerj, a polícia precisa isolar os violentos e proteger os manifestantes, e não agir em várias direções no tumulto. “Não deve ter omissão nem excesso, mas, na dúvida, é melhor conter a ação”.


                                  Dilma se compromete a receber líderes de protestos pelo Brasil

                                  Dilma se compromete a receber líderes de protestos pelo Brasil

                                  Presidenta propôs Plano Nacional de Mobilidade Urbana,100% dos royalties do petróleo para a educação e contratação de médicos estrangeiros

                                  O DIA
                                  Brasília - A presidenta Dilma Rousseff falou, finalmente, em cadeia nacional de rádio e TV de dez minutos sobre a onda de protestos que se alastrou pelo país nos últimos dias. Aparentando serenidade, Dilma fez questão de dizer que tem a ‘obrigação de ouvir a voz das ruas’ e ‘dialogar com todos os segmentos’, mas chamou de ‘arruaceiros’ quem fez baderna. Também anunciou medidas objetivas que vai tomar a partir das manifestações e lembrou outras duas que já estavam em andamento.
                                  REFERÊNCIA AO PASSADO
                                  A presidenta fez uma referência a seu próprio passado: “A minha geração lutou muito para que a voz das ruas fosse ouvida. Muitos foram perseguidos, torturados e morreram por isso. A voz das ruas precisa ser ouvida e respeitada, e ela não pode ser confundida com o barulho e a truculência de alguns arruaceiros.” E lembrou: “O Brasil lutou muito para se tornar um país democrático. Não foi fácil chegar onde chegamos.”
                                  Dilma fez discurso em rede nacional sobre as manifestações em todo o país
                                  Foto:  Reprodução TV
                                  Dilma falou do direito que os manifestantes têm de ‘defender com paixão suas ideias’, mas alertou: “O governo e a sociedade não podem aceitar que uma minoria violenta e autoritária destrua o patrimônio público e privado”. E ressaltou: “Todas as instituições e os órgãos da Segurança Pública têm o dever de coibir, dentro dos limites da lei, toda forma de violência e vandalismo. Asseguro a vocês: vamos manter a ordem.”
                                  A presidenta admitiu que os protestos exigem ‘serviços públicos de mais qualidade’ e, ao prometer a reforma política, mandou recado a quem rejeita a participação de partidos nas manifestações: “É equívoco achar que qualquer país possa prescindir de partidos e, sobretudo, do voto popular.” 
                                  Pouco antes de encerrar, fez outro mea-culpa: “Precisamos muito de formas mais eficazes de combate à corrupção.” Mas preferiu apelar à emoção ao falar da Copa de 2014. Depois de dizer que o dinheiro do governo gasto com as arenas é ‘fruto de financiamento que será pago pelas empresas e os governos que estão explorando estes estádios’, apelou: “O Brasil, único país que participou de todas as Copas, cinco vezes campeão mundial, sempre foi muito bem recebido em toda parte. Precisamos dar aos nossos povos irmãos a mesma acolhida generosa que recebemos deles.” E insistiu: “Não vou transigir com a violência e a arruaça.”

                                  No Twitter, a repercussão já é grande. Enquanto um apoiam Dilma com #tamojuntodilma, outros discoram do pronunciamento da presidenta e twittaram #calabocadilma.
                                  MEDIDAS ANUNCIADAS
                                  PACTO NACIONAL
                                  “Irei conversar, nos próximos dias, com os chefes dos outros poderes para somarmos esforços. Vou convidar os governadores e os prefeitos das principais cidades do país para um grande pacto em torno da melhoria dos serviços públicos”.
                                  MOBILIDADE URBANA
                                  “O foco será: primeiro, a elaboração do Plano Nacional de Mobilidade Urbana, que privilegie o transporte coletivo.”
                                  EDUCAÇÃO
                                  “Segundo: a destinação de cem por cento dos recursos do petróleo para a Educação”. Sobre isso, a presidenta dividiu a fatura com o Congresso: “Confio que o Congresso Nacional aprovará o projeto que apresentei para que todos os royalties do petróleo sejam gastos exclusivamente com a Educação.”
                                  SAÚDE
                                  Terceiro, trazer de imediato milhares de médicos do exterior para ampliar o atendimento do Sistema Único de Saúde, o SUS.
                                  DIÁLOGO
                                  “Anuncio que vou receber os líderes das manifestações pacíficas, os representantes das organizações de jovens, das entidades sindicais, dos movimentos de trabalhadores, das associações populares. Precisamos de suas contribuições, reflexões e experiências; de sua energia e criatividade; de sua aposta no futuro e de sua capacidade de questionar erros do passado e do presente.