sábado, 16 de fevereiro de 2013

BENFICA X ACADÊMICA de COIMBRA, neste Domingo às 20h 15m.


Jorge Jesus: “Espero que a equipa mantenha a mesma qualidade”
Facebook Twitter 
16-02-2013 15:20

Antevisão ao jogo com a Académica

Jorge Jesus: “Espero que a equipa mantenha a mesma qualidade”

O treinador da equipa de Futebol profissional do Sport Lisboa e Benfica perspectivou este sábado, em conferência de imprensa, um encontro complicado diante da Académica de Coimbra, próximo adversário do conjunto da Luz no Campeonato Nacional.

“Sabemos que é um adversário que tem uma organização defensiva muito boa, mas também é verdade que o Benfica esteve muito bem nos últimos dois jogos com a Académica e espero que amanhã a equipa mantenha a mesma qualidade”, afirmou o técnico Jorge Jesus.

Para a recepção à Académica de Coimbra, o médio sérvio Nemanja Matic será um dos ausentes, no entanto, o treinador não se mostrou preocupado com essa situação, lembrando que o plantel do Benfica tem muitas opções. “Temos sempre outras soluções, por isso, é que temos 22 jogadores a trabalhar com a equipa principal. É verdade que não temos o André Gomes [está lesionado] e não sobram muitas soluções, mas ainda temos mais uma ou duas opções que podem solucionar os problemas. Estamos seguros e confiantes no jogador que alinhará na posição do Matic”, referiu Jorge Jesus, sem confirmar, assim, a titularidade de André Almeida.

O treinador acrescentou que espera apresentar “uma equipa que possa fazer um jogo com velocidade”, de forma a obter mais um triunfo na Liga.

O Benfica e a Académica entram em campo neste domingo, dia 17, pelas 20h15.

APOIO TOTAL dos ADEPTOS ao BENFICA !!!


Jorge Jesus conta com o apoio dos adeptos frente à Académica
Facebook Twitter 
16-02-2013 15:52

Antevisão à 19.ª jornada

Jorge Jesus conta com o apoio dos adeptos frente à Académica

O treinador do Benfica, Jorge Jesus, espera contar, tal como tem sido habitual durante a presente temporada, com o apoio dos adeptos diante da Académica de Coimbra.

Depois da demonstração do espírito benfiquista na Alemanha, onde a equipa derrotou o Bayer Leverkusen (0-1), o Estádio da Luz recebe mais uma etapa na caminhada que se quer triunfal. “Espero que os nossos adeptos voltem a estar em número razoável, dão-nos uma grande ajuda e estas ideias são importantes para poder trazer mais pessoas aos jogos”, comentou o técnico sobre as campanhas que têm vindo a ser levadas a cabo pelo Clube.

Jorge Jesus recordou ainda a importância do enorme apoio recebido em Leverkusen. “Ficámos muito orgulhosos. Foi o apoio de cinco/seis mil pessoas, ajudaram-nos muito. Quando o Benfica ganha, o ego de ser do Clube e de ser português aumenta para os emigrantes”, realçou.

O Benfica – Académica realiza-se este domingo, dia 17 de Fevereiro, pelas 20h15.


Barcelona derrota Granada de virada e segue na liderança isolada

Time catalão venceu por 2 a 1com dois gols de Messi, que chegou a 301 gols com a camisa do clube

Espanha -  O Barcelona derrotou o Granada por 2 a 1, de virada, pelo Campeonato Espanhol e se mantém mais líder do que nunca. A vitória teve gostinho ainda mais especial para Messi, que marcou duas vezes e chegou a 301 gols com a camisa do time catalão.

Movimentado desde o início, a partida começou equilibrada, mas com sustos do Granada. A equipe acabou conseguindo abrir o placar com Ighalo, aos 26 minutos, após cruzamento longo pela direita. O Barcelona esboçou reação, mas teve dificuldades em igualar no primeiro tempo.
Foto: EFE
Barcelona vence de virada com dois gols de Messi | Foto: EFE
Na segunda etapa, no entanto, o time catalão marcou com sua maior estrela. Aos 4 minutos, após chute de Fábregas, Messi foi certeiro no rebote e empatou para o Barcelona, que virou aos 28, de novo com Messi, dessa vez de falta, para fechar a vitória.

A rodada do Campeonato Espanhol ainda teve vitória do Getafe, por 3 a 1, sobre o Celta de Vigo. Já o Malaga derrotou o Athletic Bilbao por 1 a 0.

Brasil cai para o Paraguai no futebol de areia e pode não ir a Mundial

Pela primeira vez na história, seleção brasileira caiu para rival sul-americano em eliminatórias

Argentina -  A seleção brasileira sofreu sua primeira derrota na história das eliminatórias para o Mundial de futebol de areia. Neste sábado, na Argentina, o Brasil caiu para o Paraguai nos pênaltis e não avançou à final do torneio. Após um empate em 6 a 6 no tempo normal, as penalidades definiram quem iria à final e Bruno Xavier desperdiçou a cobrança. Apenas os finalistas do torneio e o terceiro lugar avançam para o Mundial do Taiti, em setembro.
Jogadores comemoram título | Foto: Divulgação
Brasil havia vencido todas as partidas de eliminatórias | Foto: Divulgação
Com o resultado, o Paraguai já está classificado para a Copa. O Brasil aguarda o perdedor da outra semifinal entre Argentina e Equador para saber quem vai enfrentar pela última vaga do continente para o Mundial. Quem vencerpega o Paraguai na final, mas já com a classificação para o Mundial garantida. A final e a decisão do terceiro lugar acontecem neste domingo.

Desde 2005, quando começaram a ser disputadas eliminatórias sul-americanas no futebol de areia, o Brasil havia vencido todas as 30 partidas que disputou. O revés contra o Paraguai não contabiliza como derrota, mas foi este o valor da queda para o país vizinho nas penalidades.
As informações são do iG


Ex-jogador da seleção dos EUA assume homossexualidade e abandona o futebol

Robbie Rogers, de 25 anos, atuava na Inglaterra e revelou "segredo" em seu blog pessoal

Estados Unidos -  O ex-jogador da seleção dos Estados Unidos, Robbie Rogers, de 25 anos, anunciou por meio de seu blog pessoal que é homossexual. O "segredo", segundo ele, o estava deixando amargurado e o fez assumir-se gay e abandonar o futebol, apontado como ele como uma válvula de escape para esconder sua real identidade.

"É hora de eu me descobrir longe do futebol. A vida é cheia de coisas incríveis, e eu percebi que só poderia aproveitá-la de verdade se eu fosse honesto. Segredos podem causar tantos danos internos. Tente explicar a seus entes queridos, após 25 anos, que você é gay. Meu segredo acabou, sou um homem livre", escreveu Rogers em seu blog.
Foto: EFE
Robbie se assumiu homossexual e deixou o futebol | Foto: EFE
Rogers jogou 18 partidas pela seleção dos Estados Unidos e representou seu país nas Olimpíadas de Pequim em 2008. Rogers tinha contrato com o Leeds, da segunda divisão inglesa. Ele deixou o clube em janeiro depois de a duas partes entrarem num acordo. Na segunda metade de 2012 ele esteve emprestado pelo Leeds ao Stevenage, da terceira divisão da Inglaterra. Em seu país, jogou no Columbus Crew e além de clubes ingleses também atuou no Heerenveen, da Holanda.

"O futebol foi minha válvula de escape, minha identidade. O futebol escondeu meusegredo, deu-me mais felicidade do que eu poderia imaginar. Sempre serei grato pela minha carreira. Nunca vou esquecer dos amigos que fiz pelo caminho e dos amigos que me ajudaram depois que souberam do meu segredo", escreveu Rogers.

Em sua página no Twitter, o ex-jogador recebeu muitas mensagens de apoio, entre elas uma de Eddie Pope, ex-jogador da seleção americana que atuou nas Copas de 1998, 2002 e 2006. Ele trabalha hoje como representante dos jogadores no sindicato de atletas da MLS, liga americana de futebol. "Homens de coragem como você farão que um dia não haja necessidade de se fazer um pronunciamento como esse", disse Pope.
As informações são do iG


Beckham não atinge forma ideal e tem estreia adiada no PSG

Meia inglês foi cortado da lista de relacionados para a partida contra o Sochaux e só deve entrar em campo na próxima semana

França -  O meia David Beckham não chegou ao seu condicionamento físico ideal e foicortado da lista de relacionados do Paris Saint-Germain para a partida, deste domingo, contra o Sochaux.

O técnico da equipe, Carlo Ancelotti, confirmou neste sábado que a estreia do inglês havia sido adiada. "Ele não vai viajar conosco para Sochaux, vai ficar em Paris para trabalhar e aprimorar sua condição física", afirmou.
Foto: EFE
Beckham treina no PSG, mas não atinge forma ideal para estrear | Foto: EFE
Ainda de acordo com o comandante, a previsão é que Beckham esteja pronto para a partida da próxima semana, contra o Olympique. A ideia, no entanto, é que ele não permaneça em campo durante todo o jogo.

"Depois de uma semana inteira de trabalho físico, ele poderá jogar sem problemas. Não necessariamente para ser titular. Depois tomarei a decisão de colocá-lo no início do jogo", conclui Ancelotti.

Bangu vence Madureira e ajuda o Vasco; veja outros resultados do Carioca

Resende e Friburguense empataram, enquanto o Macaé venceu o Nova Iguaçu e o Boavista derrotou o Olaria

Rio -  Fora de casa, o Bangu venceu o Madureira na tarde deste sábado e deu tranquilidade ao Vasco, que segue na terceira colocação do grupo A da Taça Guanabara, mas apenas com um ponto atrás do Tricolor Suburbano.

A partida começou melhor para o Madura, que abriu o placar aos 17 minutos com Derley, mas o Bangu empatou ainda no primeiro tempo, aos 38, com Sérgio Ramos.

O Alvirrubro ampliou aos 11 minutos do segundo tempo, novamente com Sérgio Ramos. O Tricolor empatou aos 34, com Rodrigo, e viu o Bangu fechar a partida com Eudes, de pênalti, quatro minutos depois.

No Estádio do Trabalhador, Resende e Friburguense empataram em 1 a 1. Com gols de Elias, para o time de casa, Lucas, para o clube da Região Serrana. Já o Macaé, no Moacyrzão, venceu por 1 a 0 o Nova Iguaçu com gol de Anderson Costa. O Boavista, que enfrentou o Olaria em Bacaxá, venceu por 1 a 0. Gilcimar marcou para o Verdão de Saquarema.

Dedé no divã: Ricardo Gomes e Gaúcho orientam o zagueiro

POR RICARDO NAPOLITANO
Rio -  Seja por culpa das propostas tentadoras do Corinthians, da vontade de deixar o Vasco ou até mesmo da falta de ritmo após se recuperar de uma fratura na perna esquerda, o fato é que Dedé de 2013 já não é o mesmo zagueiro que foi eleito por duas temporadas seguidas o melhor da posição do futebol brasileiro. Preocupados com o Mito, que tem cometido falhas nos últimos jogos, o técnico Gaúcho e o diretor técnico Ricardo Gomes têm dado atenção especial ao jogador para recuperar sua autoestima.
Foto: Carlos Moraes / Agência O Dia
Ricardo Gomes tem dado apoio a Dedé | Foto: Carlos Moraes / Agência O Dia
Responsável pela ascensão de Dedé em São Januário, Gaúcho tem conversado com o zagueiro para passar tranquilidade e tirar qualquer pressão dos ombros do camisa 26. Ricardo Gomes, que atuou no mesmo setor e é um dos mentores na carreira do Mito, também tem se preocupado. Gaúcho, entretanto, lembrou a necessidade de o atleta voltar a manter regularidade.

“Dedé já é considerado um dos maiores zagueiros do futebol mundial e, por ter alcançado este patamar, é um jogador que não pode mais errar. Com ele, a repercussão sempre será maior, pois há algum tempo o atleta deixou de ser uma peça comum. Um jogador comum erra, já o Dedé não tem mais esse direito. Eu e o Ricardo Gomes temos conversado muito com ele para deixá-lo tranquilo”, disse Gaúcho.

Em tom mais leve, o treinador elogiou a personalidade de seu comandado. Para ele, o Mito, que não tem concedido muitas entrevistas desde que surgiu o interesse do Corinthians, logo vai superar esse momento turbulento.

“É um jogador que puxa o grupo para frente e não se esconde quando vai mal. Ele é humano e tem contado com o nosso suporte. Dedé vem de um problema sério na perna esquerda, passou as férias se recuperando e tem atuado em todas as partidas sem descanso. Agora que ele está readquirindo ritmo. Acredito que esse interesse do Corinthians não o tenha influenciado”, afirmou o técnico, elogiando o nível dos zagueiros do Vasco.

“Além de Dedé, ainda contamos com Luan, André Ribeiro, que entrou em um período de emergência, o Renato Silva, que foi bem diante do Fluminense, e agora o Rodolfo. São cinco zagueiros no melhor nível do futebol brasileiro”, declarou.

Fluminense treina sem Cavalieri para enfrentar Volta Redonda

Tricolor entrará em campo quase sem nenhum titular. As exceções são Gum e Deco, que voltam de lesão

Rio -  O Fluminense treinou neste sábado, nas Laranjeiras, sem o goleiro Diego Cavalieri, que será poupado na partida deste domingo, às 18h30, contra o Volta Redonda, no estádio Raulino Oliveira. Ricardo Berna será o titular na rodada.

Este ano, Cavalieri não jogou apenas os dois primeiros jogos do Tricolor no Campeonato Carioca. Com a jornada em duas competições  após o início da disputa da Libertadores, na última quarta-feira, o técnico Abel Braga optou por preservar o condicionamento físico do arqueiro.
Foto: Divulgação
Cavalieri foi poupado do treino deste sábado e não enfrenta o Voltaço | Foto: Divulgação
A ideia é também manter o ritmo de Ricardo Berna, que tem poucas oportunidades com a titularidade absolutada de Cavalieri. No início da temporada, o reserva entrou em campo nas vitórias contra Nova Iguaçu e Olaria - levou um gol contra a segunda equipe.

Na partida deste domingo, quase toda o time do Fluminense será de reservas. As excessões ficam por conta do meia Deco e do zagueiro Gum, que voltam de lesão e reestreiam contra o Voltaço.

Na tática do improviso, Oswaldo arma um time ofensivo para o clássico

POR FABIO FALCÃO CAZES
Rio -  Sem poder contar com Marcelo Mattos, Renato e Gabriel, todos retornando de lesão, Oswaldo de Oliveira vai apelar a uma das premissas mais antigas do futebol para encarar o Flamengo, neste domingo. Seguro de que "a melhor defesa é o ataque", o treinador mandará a campo uma escalação com Fellype Gabriel e Julio Cesar improvisados como volantes.
Foto: Divulgação
Julio Cesar vai atuar como volante no clássico | Foto: Divulgação
Os dois já atuaram juntos na função no segundo tempo da vitória sobre o Resende na última rodada. Na ocasião, o Botafogo perdia por 2 a 1 e precisava virar a partida para manter a liderança do Grupo A da Taça Guanabara, o que acabou conseguindo - venceu por 4 a 2.

A opção por improvisar Julio Cesar em vez de escalar Jadson, volante de origem, tem a ver com o passado. Oswaldo já usou o lateral-esquerdo nesse setor quando trabalharam juntos no Flamengo e no Cruzeiro. E, segundo o técnico, ele fica mais na proteção à zaga do que o garoto revelado na base alvinegra.

“Temos três jogadores que atuam como primeiro volante: Marcelo Mattos, Lucas Zen e Gabriel e nenhum deles está à disposição. O Jadson sai muito também. Como o Julio (Cesar) eu já conheço e ele fez essa função em outros clubes comigo (Flamengo e Cruzeiro), fiz essa escolha. Jogou bem no segundo tempo contra o Resende e vou efetivar essa escolha até que tenha a volta deles. Se for bem, pode permanecer”, antecipou o técnico.

VITINHO FICA NO TIME

Titular nos últimos três jogos do Botafogo, o garoto Vitinho iniciará seu primeiro clássico como profissional. Em princípio, ele teria que disputar com Andrezinho uma vaga no meio-campo ao lado de Lodeiro e Seedorf, mas, como o camisa 17 ainda não sabe se terá condições de jogar, Oswaldo o confirmou em mais uma partida.

Andrezinho voltou a sentir dores musculares no treino de quinta-feira e sexta fez um trabalho físico separado do grupo. Ele fará um teste neste sábado para saber se poderá ficar no banco contra o Flamengo.

Flamengo faz rachão antes de encarar o Botafogo

Rio -  O Flamengo fez o último treino antes de enfrentar o Botafogo, neste domingo, às 18h30, no Engenhão. Os jogadores disputaram um rachão no Ninho do Urubu, neste sábado, em clima de descontração.
Foto: André Luiz Mello / Agência O Dia
Carlos Eduardo vai estrear pelo Flamengo no clássico | Foto: André Luiz Mello / Agência O Dia
Na sexta, o técnico Dorival Júnior não confirmou a equipe titular. A principal dúvida é se Carlos Eduardo, novo camisa 10 do Flamengo que vai estrear, começa jogando. Dorival pode optar por Cleber Santana. A outra incerteza é entre Amaral e Cáceres.

Na atividade deste sábado, Gabriel treinou com bola com os companheiros pela primeira vez. O meia-atacante vai ser integrado ao grupo definitivamente na semana que vem.

Quem foi relacionado pela primeira vez no ano foi Alex Silva. O zagueiro fez uma pré-temporada maior para se recondicionar fisicamente.

O provável time do Flamengo que entra em campo é: Felipe; Léo Moura, González, Wallace e João Paulo; Cáceres (Amaral); Elias e Ibson; Carlos Eduardo (Cleber Santana), Rafinha e Hernane.

Se vencer o Botafogo, o Flamengo garante vaga para a semifinal da Taça Guanabara. O Fla é o líder do Grupo B com 16 pontos.

Franca silencia o Tijuca e quebra a invencibilidade do Flamengo

Rio -  A melhor defesa do Novo Basquete Brasil conseguiu parar o ataque mais eficiente e derrubou o Flamengo no Tijuca. Com uma reação espetacular no fim do jogo, quando fez uma corrida de 18 a 0, Franca venceu o líder do NBB por 91 a 86 e quebrou uma invencibilidade de 20 partidas do Fla. Após o triunfo, os jogadores da equipe paulista comemoraram a vitória como se fosse um título.
Foto: Divulgação
Flamengo cai no Tijuca e perde a invencibilidade | Foto: Divulgação
A chave para a vitória foi a defesa francana. O Flamengo vencia por 12 pontos a quatro minutos do fim do jogo. O ataque rubro-negrou parou. Franca anulou o Fla e conseguiu uma virada espetacular. A equipe paulista venceu o 15º jogo no NBB e tem oito derrotas.
O cestinha da partida foi o ala Marquinhos, do Flamengo, com 26 pontos. Benite anotou 15, três a mais do que Duda.

Por Franca, Jhonatan Luz foi o principal pontuador. O ala fez 22 pontos. Quem também brilhou pela equipe paulista foi o ala-pivô Teichmann, ex-Flamengo, com 14 pontos e nove rebotes, além de um toco decisivo no fim de jogo. Figueroa foi fundamental para a virada, ele fez 15 pontos ao todo e as cestas que colocaram Franca na frente.
O Flamengo volta à quadra na segunda-feira, às 20h, e recebe, no Tijuca, o Uberlândia. O Franca joga na quinta-feira e encara, em casa, o Joinville.

O JOGO

O primeiro quarto foi equilibrado. Os ataques levavam a melhor sobre as defesas, sobretudo explorando as infiltrações e o jogo no garrafão. O Fla, depois, passou a usar as bolas de três (foram quatro tiros certeiros). Sob a batuta de Marquinhos, autor de 11 pontos, e Benite, que fez oito, o Fla venceu o período com uma bola longa no estouro do cronômetro: 29 a 26.

Franca conseguiu segurar o ataque rubro-negro no início do segundo quarto. Sob a batuta de Jhonatan Luz, a equipe paulista virou o jogo e obrigou o técnico José Neto a parar a partida. A bronca deu certo. O Flamengo melhorou defensivamente e voltou a ficar à frente do placar e foi para o intervalo com sete pontos de vantagem (45 a 38).

O Flamengo voltou avassalador. Com facilidade para infiltrar no garrafão, Marquinhos, Olivinha & Cia. aumentaram para 14 pontos a vantagem rubro-negra. Lula parou o jogo. Franca reagiu e conseguiu cortar para oito pontos a diferença no placar: 70 a 62.

Marquinhos tratou de dar o cartão de visitas no último quarto. A vantagem rubro-negra foi para 12 pontos. Franca não desistiu, lutava em quadra e virou o jogo em uma reação espetacular. A defesa paulista parou o ataque do Flamengo. Com uma corrida de 18 a 0, a virada estava consolidada. Franca derrubou o líder do NBB.

Rosa Magalhães abre o coração: 'Chata sim, ranzinza nunca!'

POR HILKA TELLES
Rio -  Com respostas ora sinceras e espontâneas, ora politicamente corretas e comedidas, Rosa recebeu O DIA em sua casa e não se esquivou de perguntas sobre seu famoso gênio indomável.
A autocrítica é direta: “Sou chata, sim! Ranzinza, nunca!”. Durante quase uma hora, a grande dama da Sapucaí, de 66 anos de idade e 42 de avenida, expôs desde gostos singelos até o seu temperamento exacerbado, que lhe rendeu o rótulo de "pessoa difícil".
“Ah, todos são! Não sou eu apenas! Todo carnavalesco é enjoado. Faz parte da profissão. É igual diretor. Alguém conhece algum diretor bonzinho? O diretor está sempre cobrando. Os carnavalescos não são difíceis. Coitados! É um contra um milhão... Às vezes sou chata para caramba, mas ranzinza não. É que tenho um limite”, acentua Rosa, entre risos, ilustrando em seguida a fama de geniosa.
Foto: Arte: O Dia
'Vou fazer os figurinos de uma ópera sobre a Revolução Francesa. Tenho que trabalhar, né?' | Foto: Arte: O Dia
“Tem um episódio que não esqueço. Ai, que vergonha! Eu disse: põe a bolotinha ali, por favor. Coloca a bolotinha ali, por favor. Olha a bolotinha ali, por favooooor!”, narra a carnavalesca, aumentando o tom de voz em muitos decibéis na terceira vez que deu a ordem ao funcionário.
Depois de gargalhar com a própria história, Rosa volta a ficar séria quando o assunto se bandeia para o troca-troca de carnavalescos pós-desfile, caso a escola não tenha obtido boas notas dos jurados. Pode-se traçar um paralelo entre carnavalescos e técnicos de futebol, que vira-e-mexe são demitidos quando o time não vai bem das pernas?
“É. Às vezes tem isso. Parece mesmo (técnico de futebol). Acham que o culpado é ele (o carnavalesco). Mas uma pessoa só responsável por tudo? Isso não existe. É um trabalho conjunto. Se algo dá errado, o conjunto fez bobagem ou pensou que iria dar certo e não deu tão certo assim. Não se deve sacrificar o profissional”, assinala.
Para falar sobre interferências de presidentes de escolas de samba no trabalho dos carnavalescos, Rosa Magalhães procura amenizar.
“Depende de onde você está, que presidente é. Cada lugar é um lugar”, diz, politicamente.
E, se fosse possível, quem Rosa gostaria de ter como parceiro para assinar com ela o carnaval de uma escola?
“Renato Lage. Seria muito legal”, responde, na bucha, a mulher que faz carnaval há mais de quatro décadas e que nunca aprendeu a sambar.
Lazer é "não fazer nada"
A heptacampeã de carnavais cariocas mora em Copacabana desde que nasceu e há sete anos vive na casa que pertenceu ao comediante Oscarito, cercada por cachorros, plantas e uma biblioteca de mais de mil livros sobre artes e figurinos. “É aqui que venho buscar referências para minhas criações”, afirma a carnavalesca Rosa Magalhães.
Foi daqueles livros que também saiu a inspiração para o trabalho que ela mais gostou de realizar — a cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos, em 2007, que abocanhou o prêmio Emmy de melhor figurino, o Oscar da TV americana. Os louros não abalam a humildade de Rosa.“É bom ganhar o prêmio, mas não acho que eu tenha reconhecimento internacional”, diz, com modéstia.
E para mostrar que não é só de carnaval que se vive, Rosa anuncia seu próximo desafio. “Vou fazer os figurinos de uma ópera sobre a Revolução Francesa. Tenho que trabalhar, né?”.
Foto: Banco de imagens
Rosa Magalhães trabalhou com o mago da folia Joãosinho Trinta: ele é recordista em títulos de Carnaval | Foto: Banco de imagens
Esse não será seu primeiro passeio pelo universo da ópera. ‘A Menina das Nuvens’, de Villa-Lobos, encenada em 2010, também teve Rosa Magalhães na criação dos figurinos.
Filha de imortal da Academia Brasileira de Letras com uma autora de peças teatrais, de quem Rosa teria herdado a veia de desenhista? A resposta sai com um largo sorriso: “Da mãe da minha mãe, Leocádia”, diz, apontando para um prato pintado pela avó.
Rosa cursou faculdade de Belas Artes e de Figurino e deu aulas até aposentar-se. Dona de “memória de elefante”, como afirma, a carnavalesca relembra o primeiro dia em que deu aula.
Foto: Banco de imagens
Abertura do Pan foi um dos trabalhos que ela mais gostou de fazer | Foto: Banco de imagens
“Foi um desastre absoluto. Eu tinha treinado, sabia de cor e salteado, mas quando olhei aquela sala imensa e cheia de gente, me deu um mal-estar. Olhei para a turma e disse ‘já volto’. Saí e vomitei muito. Voltei, fiz logo a chamada e dispensei todo mundo. A partir da segunda aula, deslanchei. Eu tinha 21 anos”, conta.
Rosa Magalhães tem gostos simples, como cuidar pessoalmente da enorme quantidade de plantas que ornamentam o quintal e o interior da sua casa.
“Faz bem para a cabeça”, ensina. Lazer é cinema, muita televisão, alguns livros e “não fazer nada”. Cozinhar? Só quando tem vontade.
“Uma vez fiz um jacaré que deu um trabalho danado. Eles gostaram muito (os comensais)”, orgulha-se a rainha do carnaval de 2013.