sexta-feira, 18 de janeiro de 2013


Sucesso nas compras: Era dos smartphones

Rio -  Atualmente, os smartphones são aparelhos considerados indispensáveis, principalmente para quem trabalha na rua e precisa estar conectado à internet  na maior parte do tempo. Se antes esses telefones estavam fora do orçamento da maioria dosbrasileiros, hoje há faixas de preços mais acessíveis. É importante, ainda, avaliar com a operadora o plano de internet móvel que melhor se adapta à sua rotina e ao seu trabalho.
Por Marco Quintarelli
PERGUNTA E RESPOSTA

“Trabalho na rua como autônoma e gostaria de saber se vale a pena comprar um celular com internet. Os planos são acessíveis ou o acesso ainda é caro? Preciso me preocupar em comprar um aparelho mais sofisticado ou qualquer um serve?”
Cecília, e-mail

Cecília, tenha sempre em mente a relação custo x benefício e de que forma o que você vai investir vai se justificar. Avalie se os custos com aparelho e serviço a ser contratado da operadora não ficarão caros para você.
Chamamos os telefones de tecnologia avançada de “smartphones”. Além de acesso à internet, esses aparelhos possuem planilhas de dados e outras facilidades que montam um “escritório de bolso”. Se você precisa estar em contato constante com seus clientes e fornecedores, esse aparelho é fundamental. Hoje, é possível encontrar bons smartphones por R$ 399,00 —os mais simples — a R$ 2.599,00 — mais sofisticados.
No seu caso, o aparelho mais simples já deve atender às suas necessidades. Quanto ao acesso à internet, todas as operadoras de telefonia celular possuem planos específicos com valores que variam de acordo com o que você utilizar ou por um valor determinado, conforme o pacote que você escolher. Se você não possui nenhum plano de dados contratados com a operadora, o acesso à internet pode ficar bem mais caro.
O acesso à internet através do celular gera alto consumo de dados. Se você quiser navegar com frequência sem se preocupar com a conta, o ideal é contratar um plano de acesso ilimitado com a operadora. Na compra do aparelho, escolha, se possível, um modelo que tenha conexão WI-FI. Assim, você não paga nada para usar a internet nos locais que oferecerem esse serviço.
Marco Quintarelli é consultor do Grupo AZO. Segunda-feira, Sucesso nos Concursos


Ministério informa que não há brasileiros entre os ameaçados no Mali e na Argélia

Brasília -  O Ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty, informou à Agência Brasil que não há brasileiros entre as vítimas do sequestro coletivo na Argélia e os que estão nas áreas mais arriscadas no Mali. Nos dois países africanos, a comunidade brasileira não chega a cem pessoas. No Mali, há um grupo de pouco mais de dez brasileiros, enquanto na Argélia o número sobe para 50, de acordo com as embaixadas em ambos os países.
Os conflitos no Mali se acentuaram nos últimos dias a partir do envio de tropas francesas para reforçar o apoio às forças armadas. O governo combate grupos extremistas islâmicos que dominam o Norte do país. Paralelamente, a situação se agravou com o sequestro coletivo de, pelo menos, 40 pessoas, inclusive franceses, britânicos e japoneses, na Argélia.
O grupo extremista, cujas traduções de seu nome variam entre Assinantes pelo Sangue, Luta contra o Sangue e Capuzes, é comandado pelo argelino Mokhtar Belmokhtar. Ele assumiu a autoria do sequestro coletivo, feito em reação à ação militar da França no Mali. Os reféns foram capturados na base para os trabalhadores que faz parte de um conjunto de empresas chamado de Sonatrach-BP-Statoil, em Amenas, a 1.300 quilômetros da fronteira da Argélia com a Líbia.
Há relatos não confirmados de fuga de reféns e de pessoas feridas. As autoridades argelinas não sabem dizer quantos estrangeiros permanecem em poder dos radicais islâmicos.
As informações são da Agência Brasil

Acidente entre ônibus e caminhão-pipa deixa oito mortos e 43 feridos na Bolívia

Bolívia -  Pelo menos oito pessoas morreram e 43 ficaram feridas em uma batida, nesta madrugada, de um ônibus e um caminhão-pipa no departamento de Santa Cruz, no leste da Bolívia, informaram nesta sexta-feira fontes policiais.
O acidente aconteceu na estrada que liga as cidades de Santa Cruz e Cochabamba depois que o motorista do caminhão perdeu o controle do veículo após bater contra uma vaca que cruzava a estrada.
Entre os feridos, que foram levados para vários hospitais, há cinco menores, além de 20 mulheres e 18 homens, segundo o suboficial da polícia Hugo Cancheri disse à rádio boliviana "Erbol".
As informações são da EFE 

Sequestradores oferecem troca de reféns por dois islamitas presos nos EUA

Argélia - O chefe do grupo salafista que mantém um número indeterminado de estrangeiros e argelinos retidos em uma jazida de gás do sudeste da Argélia ofereceu a libertação dos reféns americanos em troca de dois notórios islamitas presos nos Estados Unidos.
Segundo disseram fontes dos sequestradores à agência privada mauritana "ANI" - canal de comunicação com o qual estão em contato desde o primeiro momento - o chefe do grupo sequestrador, Mojtar Bel Mojtar, acrescentou estas exigências às já conhecidas de deter a ofensiva militar sobre o norte do Mali e expôs suas condições em um vídeo que entregará a vários meios de imprensa.
As informações são da EFE 

Argélia afirma ter libertado mais da metade dos estrangeiros sequestrados

Argélia - As autoridades argelinas anunciaram nesta sexta-feira que libertaram mais da metade dos 132 reféns estrangeiros, assim como 573 argelinos, que permaneciam em mãos do grupo terrorista que invadiu um campo de tratamento de gás, na quarta-feira, em uma zona no sudeste do país.
Pelo menos 34 sequestrados e 15 islamistas foram mortos em um bombardeio que o exércio argelino efetuou contra uma estação de tratamento de gás | Foto: EFE
Pelo menos 34 sequestrados e 15 islamistas foram mortos em um bombardeio que o exércio argelino efetuou contra um campo de gás | Foto: EFE
Segundo um balanço provisório recolhido pela agência estatal argelina "APS", a operação para libertar outro grupo de reféns que permanece detido em uma parte das instalações continua.
No entanto, seguem sem divulgar o número de mortos e feridos, além das baixas entre as fileiras do grupo armado que invadiu as instalações de gás situadas em In Amenas, na província de Ilizi, no sudesta da Argélia.
A mesma fonte indicou que váriostrabalhadores estrangeiros se refugiaram em diferentes pontos do vasto complexo de gás operado pela empresa argelina Sonatrach, a britânica BP e a norueguesa Statoil.
As autoridades argelinas tentam negociar com os sequestradores para conseguir uma "solução pacífica" antes de voltar a intervir, segundo fontes citadas pela APS. O ataque foi reivindicado pelo líder terrorista Mojtar Bel Mojtsar, que segundo o ministro do Interior argelino, Dahu Ould Kablia, organizou, lançou e supervisionou o ataque desde a Líbia, fronteiriça com a província de Ilizi.
Segundo os assaltantes, o ataque foi lançado em reação à intervenção militarinternacional contra os grupos rebeldes que controlam o norte do Mali desde junho.  
As informações são da EFE

Homem agride mulher em estação de metrô e a arremesa nos trilhos nos EUA

Estados Unidos -  Um homem encapuzado rendeu uma mulher e a jogou nos trilhos do metrô na estação em Chinatown, na cidade de Filadéfia, nos Estados Unidos, nesta terça-feira. Ele foi preso momentos depois do crime.
Segundo a emissora ABC, o ladrão teria pedido um isqueiro a mulher. Em seguida, ele começou a agredí-la com socos e pontapés, para depois arrastá-la pelos pés e arremessá-la nos trilhos do metrô. Após o ato, ele roubou o celular da vítima e fugiu.
A mulher conseguiu voltar para a plataforma antes da aproximação de algum trem e não sofreu ferimentos graves.
O bandido foi encontrado momentos depois e levado para a delegacia. "Ele foi preso, ainda com o telefone da vítima e vestindo a mesma jaqueta", afirmou o chefe de polícia local, Thomas Nestel.
Veja imagens da agressão


Cachorro comilão é submetido a programa rigoroso de perda de peso na Inglaterra

Inglaterra -  Um cão labrador comilão engordou muito após a morte de seu dono. Mike foi colocado em um Instituto que cuida do bem estar dos cães, em Leicestershire, na Inglaterra, para um regime intensivo de perda de peso. O bicho ganhou uns quilinhos a mais após a ingestão de vários pedaços de carne sem restrição, dia após dia. O cãozinho, que tem apenas 3 anos de idade, pesa quase 60 quilos, o dobro do seu peso ideal.
Cão é submetido ao programa rigoroso de perda de peso | Foto: Reprodução Internet
Cão é submetido ao programa rigoroso de perda de peso | Foto: Reprodução Internet
No programa de perda de peso, o labrador segue uma dieta de calorias controladas para auxiliar na locomoção do animal. Ele está com as articulações bem prejudicadas devido ao sobrepeso. No centro de hidroterapia do instituto para cães, Mike poderá praticar algumas atividades físicas e assim perder peso gradualmente.
Cão comilão pesa 60 quilos, o dobro do seu peso ideal | Foto: Reprodução Internet
Cão comilão pesa 60 quilos, o dobro do seu peso ideal | Foto: Reprodução Internet
O cão é o maior animal que o centro já cuidou. Os funcionários do instituto acreditam que Mike vai se recuperar em breve e poderá ter uma vida de alimentação regrada e mais saudável. Eles alertam para que os adultos controlem a comida de seus animais de estimação e afirmam que a comida dos bichos tem que ser diferente da dos humanos, pois não é uma alimentação equilibrada para o animal, em alguns casos pode até ser prejudicial ao bicho. 

Motorista prende policial alcoolizado na traseira da própria viatura

África do Sul - Um policial que dirigia bêbado foi colocado na traseira de sua própria viatura por um motorista que seguia na outra via da pista em Pietermaritzburg, na África do Sul.
Policial é colocado em traseira de viatura por motorista. Ele estava dirigindo alcoolizado | Foto: Reprodução Internet
Policial é colocado em traseira de viatura por motorista. Ele estava dirigindo alcoolizado | Foto: Reprodução Internet
O cidadão disse que ficou preocupado com a segurança dos outros motoristas, ao perceber que o policial estava dirigindo de forma inadequada. Ele, então, o seguiu e o surpreendeu, pedindo para o agente sair do carro. Como o policial nãorespondeu, ele agarrou as chaves e o levou para a traseira da viatura.
Uma testemunha contou que quando o homem foi posto na caçamba da viatura, começou a chorar. Em seguida, outros agentes chegaram ao local e o levaram para uma delegacia.
O policial vai ser indiciado por dirigir sob efeito de substâncias que alteram a capacidade psicomotora do indivíduo.

Cristina Kirchner insiste em soberania argentina sobre Malvinas

Argentina -  Na sua viagem pelo Oriente Médio e a Ásia, a presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, reiterou o pedido para que o Reino Unido dialogue sobre o controle das Ilhas Malvinas. Antes de deixar a Argentina, ela enviou carta às autoridades britânicas cobrando o diálogo e recebeu respostas negativas. Desde o século 19, argentinos e britânicos disputam a soberania das ilhas. A presidenta quer a interferência da comunidade internacional no assunto.
Em março, haverá um plebiscito nas Malvinas para que a população decida se deseja permanecer sob domínio britânico ou passar para o controle argentino. Na sua visita ao Oriente Médio e à Ásia, Cristina Kirchner defendeu a ampliação do Conselho de Segurança das Nações Unidas. A exemplo do Brasil, a Argentina quer ter assento permanente no órgão.
Segundo a presidenta, a presença da Argentina no Conselho das Nações Unidas reflete a atual “realidade global”. O órgão é formado por 15 países – dos quais cinco têm assentos permanentes e dez rotativos, que são substituídos a cada dois anos. A estrutura do conselho é do período pós-Segunda Guerra Mundial.
Cristina Kirchner apelou ainda para que a União Europeia e a Organização Mundial do Comércio (OMC) sigam “regras claras para todos”, adotando medidas de “transparência e igualdade”. O apelo refere-se às medidas de protecionismo adotadas por alguns países e aos permanentes embates sobre o tema.
As informações são da Agência Brasil

Primeiro-ministro da Noruega diz que situação na Argélia é confusa

Noruega - O primeiro-ministro da Noruega, Jens Stoltenberg, disse que é confusa e que as informações são desencontradas sobre a situação no campo de gás, de Amenas, na Argélia, onde houve um sequestro coletivo há dois dias. A estimativa é que 40 pessoas tenham sido sequestradas, a maioria, estrangeiros. Segundo Stoltenberg, a situação é “muito confusa”.
agência  oficial argelina APS informou que o Exército da Argélia resgatou na quinta-feira 600 trabalhadores argelinos e estrangeiros. O campo de gás de Amenas é operado pela britânica British Petroleum (BP), a argelina Sonatrach e a norueguesa Statoil.
O grupo extremista – cujas traduções do nome variam entre Assinantes pelo Sangue, Luta contra o Sangue e Capuzes, comandado pelo argelino Mokhtar Belmokhtar, expulso da Al Qaeda do Magrebe Islâmico – assumiu a autoria do sequestro coletivo. O grupo extremista disse ter agido em reação à ação militar da França no Mali com o envio de militares para ajudar o governo do país africano.
Os reféns foram capturados na base para os trabalhadores que fica a 1,3 mil quilômetros da fronteira da Argélia com a Líbia. Há informações de que, pelo menos, dois franceses tenham sobrevivido ao assalto do Exército da Argélia ao campo de gás.
A estimativa é que nove funcionários da Statoil tenham escapado com vida do ataque dos extremistas, de um total de 17 pessoas. Mas a Statoil indicou em comunicado que a situação dos oito funcionários restantes é incerta.
As informações são da Agência Brasil

Jornalista francês é morto por franco-atiradores em Aleppo

Síria -  Um jornalista francês de origem belga, identificado como Yves Debay, foi morto a tiros por franco-atiradores na cidade de Aleppo, no norte da Síria, informaram nesta sexta-feira os grupos opositores.
Segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos e o Centro de Informação de Aleppo, o repórter foi atingido pelos tiros na quinta-feira à noite quando cobria os enfrentamentos entre insurgentes e as forças do regime perto da Prisão Central de Aleppo.
O Centro de Informação de Aleppo divulgou uma fotografia da carteira de imprensa e do corpo de Debay, que trabalhava para a revista especializada em conflitos "Assaut" (Assalto), que ele mesmo fundou.
Por sua vez, os Comitês de Coordenação Local informaram que os franco-atiradores estavam posicionados no terraço da prisão. As informações não puderam ser verificadas de forma independente devido às restrições impostas pelas autoridades sírias aos jornalistas para trabalhar.
As informações são da EFE 

AIE diz que crise dos reféns afetará produção argelina

França -  A Agência Internacional da Energia (AIE) disse nesta quinta-feira que a crise dos reféns em um campo de gás no sul da Argélia terá consequências negativas sobre o setor energético desse país.
"O sequestro e assassinato de trabalhadores estrangeiros do setor energético em In Amenas no dia 16 criou uma nuvem escura sobre as previsões para o setor energético do país", indicou a AIE no trecho dedicado à Argélia em seu relatório mensal sobre o mercado do petróleo.
"A produção na plataforma parou" por causa do incidente, precisou a AIE em seu relatório, no qual lembrou que os terroristas islâmicos que assaltaram as instalações disseram que era uma vingança pela intervenção militar francesa no Mali.
Em relação a dezembro, a AIE indicou que a produção de petróleo na Argélia se manteve constante, com 1,18 milhões de barris por dia.
As informações são da EFE 

Wadih Damous: A UNE na busca da verdade

Rio -  A entrada da juventude da UNE na investigação dos crimes cometidos por agentes do Estado durante a ditadura militar é uma excelente notícia. Para todos os cidadãos interessados no esclarecimento de fatos obscuros de nossa história e, particularmente, para a própria juventude, que precisa ser vacinada para ensinar aos seus filhos e netos a jamais permitir que se repitam golpes contra a democracia brasileira.
A UNE, que atuará entrevistando antigos dirigentes estudantis e seus familiares vitimados pelos governos de exceção, terá como coordenador da tarefa o ex-ministro Paulo Vannuchi, incansável militante dos direitos humanos. A Comissão Nacional da Verdade, agora contando com a colaboração da entidade dos estudantes universitários, em muito deve sua criação à persistência de Vannuchi em ultrapassar barreiras conservadoras no Legislativo e no próprio Executivo.
Instituída há sete meses, a comissão, antes jocosamente comparada ao filme ‘O incrível exército de Brancaleone’, por contar com parcos meios e integrantes para uma tarefa árdua, vem mostrando capacidade de articulação com as estruturas criadas nos estados para, paralelamente, ajudar na coleta de depoimentos — como fez a OAB do Rio de Janeiro. Mesmo formada por profissionais de alto gabarito, é até possível que não consiga esgotar o trabalho no prazo de dois anos, tamanha sua amplitude e algumas dificuldades, como a entrega de arquivos militares.
Mas casos emblemáticos vão sendo elucidados, como o do deputado federal Rubens Paiva, desaparecido em 1971. Documentos entregues à comissão indicam que ele foi morto no DOI, centro de torturas que funcionava no quartel do 1º Exército, na Rua Barão de Mesquita, no Rio.
Conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil pelo Rio de Janeiro

Wadih Damous: A UNE na busca da verdade

Rio -  A entrada da juventude da UNE na investigação dos crimes cometidos por agentes do Estado durante a ditadura militar é uma excelente notícia. Para todos os cidadãos interessados no esclarecimento de fatos obscuros de nossa história e, particularmente, para a própria juventude, que precisa ser vacinada para ensinar aos seus filhos e netos a jamais permitir que se repitam golpes contra a democracia brasileira.
A UNE, que atuará entrevistando antigos dirigentes estudantis e seus familiares vitimados pelos governos de exceção, terá como coordenador da tarefa o ex-ministro Paulo Vannuchi, incansável militante dos direitos humanos. A Comissão Nacional da Verdade, agora contando com a colaboração da entidade dos estudantes universitários, em muito deve sua criação à persistência de Vannuchi em ultrapassar barreiras conservadoras no Legislativo e no próprio Executivo.
Instituída há sete meses, a comissão, antes jocosamente comparada ao filme ‘O incrível exército de Brancaleone’, por contar com parcos meios e integrantes para uma tarefa árdua, vem mostrando capacidade de articulação com as estruturas criadas nos estados para, paralelamente, ajudar na coleta de depoimentos — como fez a OAB do Rio de Janeiro. Mesmo formada por profissionais de alto gabarito, é até possível que não consiga esgotar o trabalho no prazo de dois anos, tamanha sua amplitude e algumas dificuldades, como a entrega de arquivos militares.
Mas casos emblemáticos vão sendo elucidados, como o do deputado federal Rubens Paiva, desaparecido em 1971. Documentos entregues à comissão indicam que ele foi morto no DOI, centro de torturas que funcionava no quartel do 1º Exército, na Rua Barão de Mesquita, no Rio.
Conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil pelo Rio de Janeiro

Leda Nagle: Dona do tempo

Rio -  Ficar de férias é muito bom. Mas como incomoda as outras pessoas. Claro, em especial, as pessoas que não estão de férias. Mas descobri que incomoda também quem não faz nada e praticamente vive em férias, de almoço em almoço, de shopping em shopping. Confesso que me divirto especialmente com as pessoas que telefonam ou mandam email, SMS, mensagem pelo Facebook e pelo Twitter querendo ser entrevistadas. Estas não escondem o descontentamento com o meu estado de férias.
Na verdade, não é bem com as minhas férias. Mas com as férias de qualquer pessoa que pode atrapalhar a busca pela fama que elas não se cansam de procurar. Qualquer pretexto serve, qualquer dia pode ser e avisam, sem o menor pudor, a data em que chegam ao Rio, sem você saber nem mesmo onde moram ou de onde vêm. Qualquer motivo é motivo. Quer um exemplo? A ex-musa de Ipanema, uma senhora sem noção, sonha ser entrevistada. O que ela está fazendo? Nada. Mas acha que daria uma entrevista espetacular sobre o escritor que está fazendo 100 anos, afinal ela o conheceu e fica muito decepcionada quando descobre que a jornalista em questão também e, como se não bastasse, está de férias. E as tentativas se sucedem, com as desculpas mais esfarrapadas ou com sugestões maravilhosas que seriam ótimas pautas caso não existissem as tais férias. Férias é um tempo onde todo mundo se sente à vontade para dar palpite na sua vida . Almoçou onde? Fez o quê? Viaja quando? Foi ao cinema? Vai para onde? O pior é a decepção de todos, quando você, até meio sem graça, admite que está adorando não fazer nada. Nas férias, até ler jornal tem outro sabor. O sabor e a leveza do descompromisso.
O prazer de não ser escrava do relógio, do tempo, da aparência, do engarrafamento, da chuva, do sol, do calor, da agenda, das datas festivas, das “sugestões” daqueles que sempre têm o que eles chamam de ideia ótima, sobre um tema de um programa ou sobre uma pessoa ou assunto que, de alguma forma, só interessa a eles mesmo. Que delícia que é não ter que cumprir a rotina de cada dia. Acordar sem despertador, almoçar sem pressa, dar um mergulho no mar, que só olhava de longe, há mais de ano, fazer compras sem precisar comprar nada, ler muito, ver todos os filmes que gostaria , pensar e repensar a vida, sem estresse. Nas férias, só não vale fugir de si mesmo, até porque as férias terminam um dia. Mas, vamos combinar, até lá vale muito se repensar, se divertir, se revigorar, avaliar o ano que passou e se preparar para o próximo tempo de trabalho que, se Deus quiser e a vida deixar, será mais produtivo e mais leve. E, se der tudo certo, mais feliz.

Carlos Alberto Rabaça: Mudanças na Igreja

Rio -  Nesta época de grandes mudanças, é comum encontrarmos tendências que se desviam do desenvolvimento ilimitado e de retomar valores antigos e conhecidos. Notícias do Vaticano informam que Bento 16 autorizou a criação de um centro de estudos do latim, língua negligenciada pelo clero há 50 anos, e que apoia a celebração das missas, como aconteciam antes do Concílio Vaticano 2º.
A Igreja Católica sofre mais que qualquer outra instituição com a disseminação do materialismo e do consumismo em nosso tempo. Mas ela tem antídotos mais eficazes contra os efeitos colaterais da globalização e não deve partir para soluções anacrônicas que não estimulem os fiéis a compreender a mensagem cristã.
Em recente artigo, o biólogo Francisco Borba Neto analisava que o alinhamento conservador do Papa Bento 16 contrastava com sua abertura no debate com intelectuais agnósticos e que estes poderiam estar mais perto de Deus que os fiéis, por convenção ou oportunismo. Apesar disto, ele surpreende quando defende as regras e o caminho da tradição institucional.
Enfim, a Igreja só não pode alterar seu destino de fortalecer a solidariedade entre os homens e o de nos fazer redescobrir nossa missão de paz entre as nações. Jesus dizia que o Reino de Deus está em nós, amando o próximo como a nós mesmos. O Concílio Vaticano 2º, iniciado por João 23, foi a resposta à antiga inércia da Santa Sé. Hoje, os desafios exigem novas avaliações de questões como a das células-tronco, da dissolução dos vínculos sociais, do aquecimento global etc, que põem em cheque o futuro da humanidade.
A Igreja Católica, que, em outros tempos, fundou o sistema universitário e iniciou a pesquisa científica, saberá projetar o seu futuro.
Carlos Alberto Rabaça é sociólogo e professor

Aristóteles Drummond: As ONGs do bem

Rio -  Um exame nos milhões de reais destinados a ONGs de atividade duvidosa — e, pelo já apurado, até com endereços falsos —, é fácil se verificar que faltam boa-fé e boa-vontade nos gestores de recursos públicos. Pelo jogo de influências, destina-se dinheiro a instituições criadas para gerar empregos aos idealizadores e suas famílias. Ou para atender a objetivos meramente políticos.
Contrastando com esse quadro, verifica-se que o Rio tem instituições beneméritas com décadas de serviços prestados por abnegadas voluntárias, mães de família idealistas e de nobres intenções. Ou por brasileiros, que não se negam a contribuir para o alívio dos menos favorecidos, que vivem da contribuição ou do trabalho pessoal de pessoas com um mínimo de sensibilidade.
Na Zona Sul, existem instituições que precisam ser mais bem conhecidas e ajudadas. Por exemplo: a Obra do Berço, fundada por alunas do Colégio Sion nos anos 30, com terreno doado por Darcy Vargas e sede projetada sem ônus por Niemeyer; Pequena Cruzada, à qual se dedicou Lea Afonseca Duvivier, na Lagoa; Ambulatório da Praia do Pinto, trabalho de toda a vida de Audrey Mason; a ABBR, nascida por doação de Percy Murray e que sobrevive graças à dedicação do presidente, Deusdedith Nascimento, e grupo de voluntários, que tem como referências Malu Rocha Miranda, Ligia Lowndes e Mariza Murray, entre outras. A ABBR, talvez, seja a entidade filantrópica brasileira com maior número de contribuintes, mais de 20 mil, com valores módicos, mas significativos pela intenção. É preciso que as novas gerações assumam este papel, incluindo empresas tão generosas em outros tipo de gastos. A Light, que conta com a simpatia popular, certamente tem na base deste conceito, além dos serviços que presta há mais de um século, presença constante no apoio a entidades beneficentes.
Muitas instituições precisam ser reerguidas, como a Pró-Matre, que contou por décadas com a dedicação de Gilda Sampaio — e foi onde nasceu o ex-presidente FHC — e a Casa do Pequeno Jornaleiro, de D. Darcy Vargas e sua filha Alzira Amaral Peixoto, ambas buscando uma liderança para a continuação da prestação destes serviços, a um custo controlado e com base no mais bonito voluntariado. Seriam governos a entrar na história os que destinassem a esta gestão exemplar recursos de fins sociais.
Jornalista

Muita calma na hora de enfrentar as enchentes da estação

POR PEDRO CUADRAT
Rio -  Com a chegada do verão, as chuvas se tornam cada vez mais frequentes e intensas e os alagamentos passam a ser figurinhas fáceis em nossa cidade. Para evitar dores de cabeça e grandes prejuízos no seu bolso, Automania reuniu uma série de dicas que são uma verdadeira mão na roda na hora de enfrentar a chuva.
Trafegar em dias de chuva requer atenção dobrada. Quando a chuva começa a cair, todas as substâncias químicas que foram se acumulando no asfalto durante os dias de sol começam a se soltar. Este é um dos momentos mais perigosos, pois o chão fica extremamente escorregadio. Por isso, diminua a velocidade e tente usar o pedal do freio com maior suavidade — frenagens bruscas podem gerar derrapagens e a perda do controle do veículo.
Outra dica básica, mas que é tão importante quanto a primeira, é ficar atento ao estado de conservação das palhetas dos limpadores do para-brisa. Elas ressecam com o sol e devem ser trocadas uma vez ao ano. Caso contrário não farão a remoção correta da água, o que prejudica a visão do motorista. O líquido do limpador deve ter substâncias neutras para não atacar a pintura.

TEMPORAIS
Em caso de chuvas fortes e alagamentos, verifique se o nível da água está no máximo até a altura do centro da roda. Neste caso, dirija em baixa velocidade e mantenha constante a rotação do motor — algo em torno dos 2 mil, 2.500 rpm. Esta medida ajuda a diminuir a variação do nível da água.
Caso o motor apague durante a travessia, jamais tente ligá-lo novamente. Prefira chamar um reboque e levar o carro a uma oficina de confiança. Caso você teime em ligar o carro, corre o risco de fazer o filtro de ar aspirar água que vai parar dentro do motor e provoca o chamado calço hidráulico. Esta teimosia pode custar muito caro.

Empresa alemã cria caixa que vira um pequeno prédio residencial

Projeto possui 14 m², tem três ambientes e pode ser transportado por um caminhão

Alemanha -  A empresa alemã de arquitetura, Architech, construiu uma caixa, de 14 m², que vira uma residência. Isso mesmo! O projeto, chamado Homebox 1, é uma casa de madeira portátil, que pode ser transportada para qualquer local seja por um caminhão,trem, navio, entre outras opções.
Para a instalação do Homebox 1, é necessário um pequeno guindaste. O projeto é composto por três pavimentos, com a cozinha e banheiro no primeiro andar, o quarto, no segundo e no terceiro e último andar, a sala de jantar. Grande parte dos móveis são presos à parede, o que facilita o translado. Outra vantagem é que o projeto é auto-sustentável. Conheça abaixo o Homebox 1:
O projeto, de 14 m², possui três andares | Foto: Divulgação
O projeto, de 14 m², possui três andares | Foto: Divulgação
A sala fica no último pavimento e os móveis, como as mesas, ficam presas às paredes | Foto: Divulgação
A sala fica no último pavimento e os móveis, como as mesas, ficam presas às paredes | Foto: Divulgação
Um caminhão pode tranquilamente transportar o Homebox, por exemplo | Foto: Divulgação
Um caminhão pode tranquilamente transportar o Homebox, por exemplo | Foto: Divulgação