terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Ministério do Esporte convoca reunião e classifica briga como um 'vexame'

Conselhos Nacionais dos Ministérios da Justiça e do Esporte, além de CBF, clubes e Procuradoria-geral da República discutirão como aplicar o Estatuto do Torcedor

O DIA
Rio - Após as cenas de selvageria entre torcidas de Atlético-PR e Vasco, na Arena Joinville, na última rodada do Campeonato Brasileiro, o Ministério do Esporte resolveu agir e convocou uma reunião para próxima quinta-feira. Para o encontro, foram chamados os Conselhos Nacionais dos Ministérios da Justiça e do Esporte, além de CBF, Procuradoria-geral da República e representantes dos clubes com o objetivo de buscar formas de aplicar Estatuto do Torcedor.
>>>FOTOGALERIA: Confira as imagens da briga entre torcedores de Vasco e Atlético-PR
Segundo o secretário nacional de futebol, Toninho Nascimento, que participou da abertura do Footecon, nesta terça-feira, o assunto preocupa as autoridades. "O governo está preocupado. É um vexame o que aconteceu. Estamos tomando medidas imediatas. Na quinta-feira, haverá uma reunião em Brasília. Temos que conversar. É inadmissível" , afirmou Toninho, que ainda disse ser a favor da presença da Polícia Militar dentro dos estádios:
"O futebol brasileiro não pode prescindir da Polícia Militar nos jogos de futebol. Nós do Ministério acreditamos que a PM é fundamental nesses espetáculos. Não é porque o evento é privado que a segurança tem que ser privada", disse.
Briga generalizada manchou o duelo entre Atlético-PR e Vasco
Foto:  Carlos Moraes / Agência O Dia
O secretário lembrou que a Inglaterra enfrentou graves problemas de violência nos estádios na década de 1980 , e acredita que o Brasil hoje tem vantagens em comparação à Europa daquele período.
"Estamos mais avançados hoje do que a Inglaterra na época. Temos uma legislação, o Estatuto do Torcedor, que prevê prisão. Tem que prender. Depois de tudo o que vimos domingo, só três foram presos. Não são torcedores, são vândalos", afirmou.
Na opinão do secretário, a solução não é acabar com as torcidas organizadas. "É como se proibíssemos as pessoas de dirigir para reduzir o número de atropelamentos. As organizadas têm cerca de 1,5 mil membros e não são todos vândalos, mas é claro que elas têm que ser punidas. Temos que cumprir o que tá escrito. Achamos que é preciso criar uma nova lei, mas tem que cumprir o que está já definido", disse.
Vasco vai tentar se manter na Séria A no tapetão 
Na tentativa de evitar o rebaixamento para Segunda Divisão, o Vasco vai entrar com um recurso nesta terça-feira, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) . O clube alega que os pontos terão que ser revertidos, porque o jogo contra o Atlético-PR ficou paralisado durante 70 minutos, por conta da briga entre as torcidas do Gigante da Colina e do Furacão. No regulamento da CBF, a partida só pode ficar paralisa por, no máximo, 60 minutos. 
    Tags: Vasco , Atlético-PR

    Nenhum comentário: