sábado, 28 de dezembro de 2013

Júnior Negão mira volta por cima do Brasil nas areias: 'Vamos reinar de novo'

Júnior Negão mira volta por cima do Brasil nas areias: 'Vamos reinar de novo'

Há exato um ano no comando da equipe, técnico ressalta fase de renovação e mostra otimismo com evolução dos mais jovens

RAFAEL ARANTES
Rio - O dia 28 de dezembro é especial para Júnior Negão. Após 15 anos de carreira nas areias de beach soccer, o ex-jogador foi anunciado como treinador da seleção brasileira há exatamente um ano com a missão de reconstruir a lendária equipe verde e amarela. Em seu primeiro ano de trabalho, o técnico passou por momentos delicados, chegou a ter seu cargo ameaçado, mas vem mostrando, acima de tudo, um grande resultado na renovação do time. Buscando recuperar a autoestima da modalidade, Negão garante que em 2014 o desafio será ainda mais árduo para fazer o Brasil voltar a reinar nas areias.
Júnior Negão completa um ano à frente da Seleção e mostra otimismo para o futuro
Foto:  Rafael Arantes / Agência O Dia
"O trabalho vem sendo feito da melhor maneira possível e o nosso maior sonho é voltar a reinar. Vamos voltar a ser os campeões do mundo e isso é questão de tempo. Estamos trabalhando muito para isso e desde quando assumi deixei claro que não seria um trabalho prezando amizade. Temos uma verdadeira seleção, com jogadores de todo o Brasil. Em 2014 quero insistir na tecla dos treinamentos, é isso que a gente precisa. Temos de voltar a nos preparar bem. Eu era assim na época de jogador e agora quero ver isso deles", comentou o treinador, que fez uma análise positiva sobre o primeiro ano de trabalho.
"Posso fazer um bom balanço, foi um ano mais positivo do que negativo. Sempre avisei que estamos passando por um momento de transição, de renovação... É preciso ter mais paciência com os jogadores, é uma nova fase. Estamos acostumados com equipes sensacionais, espetaculares, mas não lembramos que nunca tivemos uma grande renovação. Agora é a hora e temos de trabalhar com calma. De 2010 para cá, caímos muito de produção, mas já vimos uma luz no fim do túnel e estamos no caminho certo para crescer", acrescentou.
Júnior Negão receita mais treinos em 2014 para a Seleção voltar a brilhar
Foto:  Divulgação
Após vivenciar a era de ouro do beach soccer brasileiro, ao lado de Júnior, Adílio, Benjamin, Neném, Jorginho & Cia., Negão aceitou o desafio de renovar um time desacreditado. Com o passar dos anos e intensos problemas de organização, a Seleção foi do ápice ao desespero, mas a evolução constatada vem gerando grande otimismo no treinador.
"Passamos por um momento delicado com questões de organização. Quando assumi a equipe estávamos no fundo do mar, agora já começamos a juntar as peças. Estivemos muito largados, sem comando. A confederação chegou a ficar muito tempo sem uma boa estrutura, agora estamos mudando isso. É preciso que os jogadores tenham confiança nos seus dirigentes para que a gente volte a mostrar todo nosso potencial", comentou.
Confiança total na garotada
Sem contar com os grandes ídolos da categoria, Júnior Negão vem fazendo um trabalho de total renovação. Tendo apenas Buru como um dos mais veteranos na equipe, o treinador acredita que o momento atual é de grandes apostas. Novos talentos e jogadores antes não explorados são as armas da seleção brasileira para voltar a ser referência no beach soccer.
"Agora é a hora da garotada. Chegou o momento de eles deixarem de ser coadjuvantes e se transformarem em protagonistas. Já estamos mostrando uma grande evolução, jogando bem, mas pecando nos detalhes. Perdemos para a Rússia no detalhe, estamos sempre sendo mais ofensivos. É a nossa renovação e temos de trilhar um caminho para voltar ao alto nível", afirmou o técnico, que citou o caso de Bruno Xavier, eleito o melhor do mundo, como exemplo a ser seguido.
"Há pouco tempo tivemos o Bruno Xavier eleito o melhor jogador do mundo e só agora ele foi ter uma oportunidade. O primeiro Mundial que ele disputou foi agora, com 29 anos. Como o melhor do mundo só ganhou espaço agora? Temos de valorizar essa galera. É preciso mesclar a experiência com a juventude, mas temos de ter a consciência de que o trabalho não é fácil. Estamos acostumados com equipes sensacionais, agora estamos vivendo uma nova fase".
Gratidão aos amigos das areias
Os números de Júnior Negão são incríveis. Como jogador, o atleta fez 372 jogos pela seleção brasileira, perdendo apenas dez partidas. Agora, como treinador, Negão perdeu apenas cinco das 29 partidas disputadas. A brilhante carreira é fruto de muito trabalho, mas também de gratidão. Segundo ele, toda a experiência adquirida ao lado dos parceiros de Seleção fez a diferença para sua evolução.
"Sou muito grato ao Júnior, Adílio & Cia. Eles me deixaram um grande legado, quando ganhei uma oportunidade tive grandes craques do meu lado, sempre me ensinando e me ajudando a crescer", concluiu.
Júnior Negão e Júnior brilharam pela Seleção de beach soccer
Foto:  Rafael Arantes / Agência O Dia
Nos primeiros dias de 2014, a seleção brasileira inicia sua preparação para a disputa da Copa América e Copa das Nações de beach soccer, que será disputada no Recife.
    Tags: Beach soccer

    Nenhum comentário: