domingo, 3 de novembro de 2013

Frei Betto: Cultura da solidariedade

Frei Betto: Cultura da solidariedade

A solidariedade é uma tendência inata no ser humano. Porém, se não for cultivada pelo exemplo familiar, pela educação, não se desenvolve

O DIA
Rio - A solidariedade é uma tendência inata no ser humano. Porém, se não for cultivada pelo exemplo familiar, pela educação, não se desenvolve. A psicóloga estadunidense Carolyn Zahn-Waxler verificou que crianças começam a consolar familiares aflitos desde a idade de 1 ano, muito antes de alcançar o recurso da linguagem.
A forma mais comum de demonstrar afeto entre humanos é o abraço — dado em aniversários, velórios, situações de alegria, aflição ou carinho. Existe até a terapia do abraço.
As crianças e os grandes primatas — nossos avós na escala evolutiva — são capazes de solidariedade a pessoas necessitadas. É o que comprovou a equipe do cientista Felix Warneken, do Instituto Max Planck. Chimpanzés de Uganda, que viviam soltos na selva, eram trazidos à noite ao interior de um edifício.
Um animal por vez. Ele observava um homem tentando alcançar uma varinha de plástico através de uma grade. Apesar de seus esforços, o homem não conseguia pôr as mãos na varinha. Já o chimpanzé ficava em um local de fácil acesso à varinha. Espontaneamente o animal, solidário ao homem, apanhava a varinha e entregava a ele.
É bom lembrar que os chimpanzés não foram treinados a isso nem recompensados por assim procederem. Teste semelhante com crianças deu o mesmo resultado. A 16 de agosto de 1996, Binti Jua, gorila de 8 anos de idade, salvou um menino de 3 anos que caíra na jaula dos primatas no Zoológico de Chicago. O gorila sentou-se com o menino no colo e o afagou com as costas da mão até que viessem buscar a criança.
Frente a tais exemplos, é de se perguntar o que a nossa cultura, baseada na competitividade, e não na solidariedade, faz com as nossas crianças e engendra que tipo de adultos. Os pobres, os doentes, os idosos e os necessitados que o digam.
Escritor, autor de ‘Calendário do poder’ (Rocco)

    Tags: Opinião , Colunista

    Nenhum comentário: