quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Sucesso nos negócios: Ajuda profissional

Sucesso nos negócios: Ajuda profissional

Independentemente do negócio, é sempre importante contar com a ajuda de contador e de administrador

O DIA
Rio - Independentemente do negócio, é sempre importante contar com a ajuda de contador e de administrador. Até porque esses profissionais têm conhecimentos que, na maior parte das vezes, os proprietários da empresa não têm. Na hora de contratar, verifique se os candidatos são capacitados para a função e se estão de acordo com os princípios e valores da empresa. Abaixo, saiba mais sobre cada uma das funções.
Por Cezar Vasquez
PERGUNTA E RESPOSTA
“Gostaria de abrir uma loja no Centro, mas não conheço nada de administração de empresas. Devo contratar um administrador ou um contador?”
Heitor, Bairro de Fátima
Prezado Heitor, é importante saber que ambos os profissionais são imprescindíveis para o bom funcionamento de um estabelecimento, assim como para a tomada de decisões, organização e estruturação. O administrador e o contador devem estar presentes e preparados para cumprir com as responsabilidades e trabalhar em sintonia.
Apesar de aparentemente excludentes em alguns casos, eles devem ser vistos como complementares. O contador é o profissional responsável por todo o controle financeiro da empresa, além de fazer balanços mensais e anuais das contas. Ele efetua o pagamento de impostos e faturas e cuida do fluxo de caixa.
Ao contratar um administrador, você pode estabelecer uma relação de sociedade: sócio-investidor ou sócio-trabalhador. Na primeira opção, ele contribui com recursos para formação do capital social e, como sócio-trabalhador, oferece a mão de obra à empresa.
Constituir sociedade pode ser uma boa ideia para suprir uma necessidade de conhecimento técnico que, no seu caso, é em administração. Porém, para que a parceria funcione, busque um sócio que esteja alinhado aos seus valores, o que ajudará a dividir as decisões e dialogar sobre as divergências. Em nossa biblioteca online você também pode consultar o documento ‘Instrumento de Apoio Gerencial’, que vai ajudá-lo neste planejamento.
Outro aspecto relevante é a formalização da sociedade por meio de um Contrato Social. Saiba mais sobre as formas de legalização de uma empresa por meio do link http://goo.gl/d120X.
Cezar Vasquez é superintendente do Sebrae-RJ. Amanhã, Sucesso nas Compras

    Tags: sucesso

    Nenhum comentário: