sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Senai abre 3.600 vagas em cursos de ensino a distância

Senai abre 3.600 vagas em cursos de ensino a distância

Inscrições começam em novembro. Coordenação destaca que as indústrias não distinguem formação na hora de contratar

HENRIQUE MORAES
Rio - O Senai-Rio vai abrir cerca de 3,6 mil vagas para cursos técnicos e de qualificação gratuitos a distância nos próximos três meses. O ensino técnico corresponde a 900 oportunidades e os candidatos devem estar atentos porque as inscrições começam no início do mês que vem, quando será divulgado edital com informações da seleção. Automação Industrial, Petróleo e Gás e Logística estão entre as oito modalidades. As aulas estão programadas para fevereiro de 2014.
Os estudantes terão quatro horas semanais de aulas presenciais que acontecem uma vez por semana
Foto:  Divulgação
Com relação aos cursos de qualificação, são 2,7 mil vagas que devem ser abertas em janeiro de 2014 para 11 modalidades. Entre elas: eletricista automotivo, desenhista de produtos gráficos web e instalador/reparador de redes de TV a cabo. O início das aulas está previsto para março do ano que vem.
AULAS PRESENCIAIS
Os cursos técnicos terão uma média de 800 horas/aula e, os de qualificação, 160 horas/aula. Chefe do Núcleo de Educação a Distância do Senai-Rio, Marcela Gomes informou que os alunos dos dois tipos de cursos terão que cumprir quatro horas semanais de aulas presenciais, que serão ministradas um vez por semana no polo em que o candidato estiver inscrito.
“Essas aulas presenciais, as quais o dia certo dependerá da unidade responsável pelo curso, serão de extrema necessidade para o aluno desenvolver as habilidades específicas da profissão”, diz a coordenadora. “Para aulas online, o estudante terá um plano de estudo com sugestões de como estudar. Aconselhamos que a pessoa tenha uma média de duas horas diárias de aula”, completou.
Marcela Gomes relata ainda que os cursos técnicos a distância duram de 18 a 24 meses e que têm o mesmo reconhecimento que os 100% presenciais. “O mercado de trabalho reconhece a qualidade técnica de nossos cursos a distância e não faz distinção na hora de contratar”, ressaltou.
Crescimento de 18.860%
A importância e o crescimento da educação a distância foram mostrados pelo Caderno de Empregos do DIA na edição de domingo. Dados do Ministério da Educação revelaram que a formação por intermédio da internet cresceu 18.860% nos últimos 11 anos no país.
Os números do ministério de 2000 a 2011 apontam que a oferta de cursos na modalidade EaD no Brasil vêm subindo exponencialmente, tanto na educação não formal (curso livres) como na modalidade formal. Enquanto que em 2000 eram apenas 5.287 alunos matriculados em cursos EaD, em 2011, esse total saltou para 992.927.
Ensino com tecnologia 3D e vídeo aula
A chefe do Núcleo de Educação a Distância do Senai, Marcela Gomes, informou que nos cursos técnicos e de qualificação os alunos terão à disposição vídeos e aulas com tecnologia 2D e 3D para aproximá-los de uma situação real.
“Alguns cursos terão simulações em 2D e 3D em que o aluno se sentirá quase que presente numa aula prática”, explica.
Marcela avalia que o ensino a distância ganha cada vez mais espaço. “Além de dar acesso a quem não poderia participar das aulas presenciais por morar longe ou por conta do trabalho, tem maior flexibilidade de tempo para estudar”, afirma a chefe.
MAIS 15 MIL VAGAS PARA CURSOS DE CAPACITAÇÃO
ATÉ DEZEMBRO
Senai-Rio também está com inscrições abertas, até o fim do ano, para 15 mil vagas gratuitas em cursos de capacitação a distância de 14 horas/aula oferecidos para pessoas que querem ampliar suas oportunidades de inserção no mercado de trabalho.
SETE CURSOS
Os cursos são de Legislação Trabalhista, Educação Ambiental, Empreendedorismo, Tecnologia da Informação e Comunicação, Segurança do Trabalho e Propriedade Intelectual. Todos terão 14 horas/aula de duração. Os alunos recebem certificado de conclusão.
A PARTIR DE 14 ANOS
Podem participar jovens a partir de 14 anos que estejam, no mínimo, cursando o Ensino Fundamental. Inscrições pelo: www.firjan.org.br/competencias. Em seguida, o Senai fará contato confirmando o cadastro e para dar orientação em relação aos cursos.



    Tags: Senai , cursos

    Nenhum comentário: