quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Professores da rede estadual decidem manter greve

Professores da rede estadual decidem manter greve

Assembleia no Clube Municipal contou com a participação de cerca de 500 pessoas

O DIA
Rio - Professores da rede estadual de ensino decidiram manter a greve da categoria. Os docentes realizaram assembleia no Clube Municipal, na Tijuca, nesta quarta-feira. O encontro contou com a participação de cerca de 500 pessoas. A próxima assembleia deve ocorrer no dia 24 de outubro.
Nesta terça à noite, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux suspendeu o corte de ponto dos profissionais da Educação em greve no Estado do Rio. O desconto está proibido até a realização de audiência de conciliação, que será convocada pelo ministro e está prevista para acontecer ainda este mês.
Foram chamados o governador Sérgio Cabral e integrantes do Sepe (Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação). A coluna apurou que o sindicato vai usar a liminar para tentar suspender o corte de ponto da Prefeitura do Rio.
A decisão do ministro faz parte do trâmite da etapa da Reclamação Constitucional 16535, impetrada pelo sindicato contra o Governo do Estado do Rio. Após a audiência de conciliação, o plenário do Supremo ainda terá que se manifestar sobre o tema.
A Secretaria Estadual de Educação tem cortado o ponto dos servidores faltosos desde 25 de setembro, quando foi publicado o acórdão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio ratificando a ilegalidade da greve. Procurada pela coluna nesta terça à noite, a pasta informou que não foi notificada oficialmente e que vai se posicionar após tomar conhecimento da decisão. Integrante da direção do Sepe, Florinda Lombardi declarou que a decisão é um “reconhecimento da luta da categoria”.
A Prefeitura do Rio também informou nesta terça que vai continuar cortando o ponto do servidor grevista por estar amparada judicialmente, até que haja decisão contrária ao ato.

    Nenhum comentário: