sábado, 19 de outubro de 2013

Portela: Toninho Nascimento e Luiz Carlos Máximo faturam o tri na disputa

Portela: Toninho Nascimento e Luiz Carlos Máximo faturam o tri na disputa

Comissão de notáveis com Monarco, Tia Surica, Mauro Diniz e outros teve a missão de escolher hino da agremiação para 2014

RAFAEL ARANTES E RAPHAEL AZEVEDO
Rio - Maior campeã do Carnaval do Rio com 21 títulos, a Portela definiu, na madrugada deste sábado, seu samba-enredo para o ano que vem. Após uma final com três obras, a parceria de Toninho Nascimento, Luiz Carlos Máximo, Waguinho, Edson Alves e J. Amaral foi a grande vitoriosa. Toninho e Máximo faturaram o tricampeonato (2012, 2013 e 2014) deixando para trás o veterano Noca da Portela e Charles André, ex-integrante do grupo Os Morenos.
O resultado só foi anunciado por volta das 5h45, quando o dia já estava claro, pelo locutor Boca. O enredo de 2014 é "Um rio de mar a mar: do Valongo à Glória de São Sebastião", de Rogério Rodrigues. O desfile está sendo preparado pelo carnavalesco Alexandre Louzada. A escola será a quinta a desfilar na Marquês de Sapucaí na Segunda-Feira de Carnaval.
Luiz Carlos Máximo abraça o presidente Serginho Procópio após a vitória
Foto:  Raphael Azevedo / Agência O Dia
Luiz Carlos Máximo: 'Trilogia que se completa'
"Essa vitória representa uma trilogia que se completa. Desde 2012 estamos apostando num estilo de samba que une a tradição com a modernidade, o que vem dando muito certo. Esse momento está coroando essa nossa história", comemorou o compositor Luiz Carlos Máximo.
Bastante festejado após o resultado, o sambista se emocionou e afirmou que crê num grande desfile da escola. "Concorrer na Portela é algo que gera uma expectativa muito grande em todo compositor e ganhar é algo ainda maior. Estou aqui desde 2008 e me renovo a cada ano que passa. Hoje a nossa escola vive uma grande fase. Agora é a hora de acender cada vez mais a chama da esperança de cada portelense", completou. Na quadra, o samba foi defendido pelo intérprete Tinga.
Portela já tem samba para 2014
Foto:  Ricardo Almeida / Divulgação
A finalíssima foi a primeira da gestão de Serginho Procópio, que assumiu a escola em maio após derrotar Nilo Figueiredo nas urnas. Compositor desde jovem, o agora presidente nunca venceu um samba na Portela embora tenha sido finalista em diversas ocasiões. Por isso, a noite teve um sabor especial para Procópio.
"Não tive a honra de ganhar um samba na minha escola e agora estou do outro lado. E presidente não pode concorrer. Já perdi muito e sei como é complicado para o compositor. Tem que gostar muito e acreditar no teu samba", afirmou.
Vilma Nascimento não quis julgar samba
Para escolher o hino de 2014, a diretoria montou um júri com 32 pessoas da agremiação. Monarco, Mauro Diniz, Tia Surica e o pesquisador Luis Carlos Magalhães eram alguns dos que integraram o grupo. Vilma Nascimento, a eterna porta-bandeira, foi convidada, mas preferiu não aceitar.
Portela montou comissão de notáveis para escolher samba
Foto:  Raphael Azevedo / Agência O DIA

"O samba a partir de agora não será mais dado para ninguém, será escolhido por uma comissão julgadora. A comunidade cobrava isso e era nossa obrigação dar mais transparência ao processo", explicou Serginho Procópio. O vice-presidente Marcos Falcon fez coro. "A maioria esmagadora dos julgadores escolheu o samba campeão por critérios técnicos. A Portela estará muito bem representada na Avenida."
O clima de festa dominou tomou conta da quadra o tempo todo. A felicidade estava estampada na cara do portelense, que se esbaldou na finalíssima. O terceiro samba a se apresentar, da parceria de Charles André, impressionou pelo canto da torcida e empolgação dos componentes. No entanto, a vitória do samba campeão já estava decidida. A maioria dos jurados preferiu dar o tri para Toninho Nascimento e Luiz Carlos Máximo.
Confira a letra do samba campeão
Autores: Toninho Nascimento, Luiz Carlos Máximo, Waguinho, Edson Alves e J. Amaral
O canto do cais do valongo ÔOOOOO
Que veio de Angola, Benin e do Congo
Tem semba, capoeira e oração
O Rio sai da roda de jongo e vai desaguar
Na glória de São Sebastião
Oi bota abaixo, sinhô
Oi bota abaixo, sinhá
Lá vem o Rio
De terno de linho e chapéu Panamá
A correnteza
De um Rio Branco é que traz
A arte do canto e da dança
De todos os sons musicais
O teatro da vida não sai de cartaz
A ilusão é uma atriz
Se exibindo na praça linda e feliz]
Eu vou
Da revolta da chibata
Ao sonho que faz passeata
Seguindo a canção triunfal
Nesse Rio que vem e que vai
Traço o meu destino
E viro menino pra brincar de carnaval
Sou carioca, meu jeito é de quem
Vem com sorriso do samba que a gente tem
Meu peito é um porto aberto
Pra te receber, meu bem
Vou de mar a mar, mareia
Vou de mar a mar, mareia, mareou
Iluminai o tambor do meu terreiro
Ó santo padroeiro
O axé da Portela chegou

Vídeo:  Conheça o samba de 2014


    Nenhum comentário: