quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Morre, aos 77 anos, Renato Canini, ilustrador do Zé Carioca

Morre, aos 77 anos, Renato Canini, ilustrador do Zé Carioca

Gaúcho 'abrasileirou' o personagem da Walt Disney

O DIA
Renato Canini (direita) ainda estava trabalhando
Foto:  Reprodução Internet
Rio Grande do Sul - Reconhecido como um dos principais ilustradores do personagem Zé Carioca, da Walt Disney, o ilustrador Renato Canini morreu na noite desta quarta-feira aos 77 anos, em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Canini sofreu um mal súbito enquanto estava em casa, segundo a professora universitária e amiga da família do ilustrador, Fabiane Villela Marroni. O sepultamento está marcado para as 16h desta quinta-feira no Cemitério São Francisco de Paula, em Pelotas.
O desenhista deu às historias do Zé Carioca, criado nos Estados Unidos, uma temática brasileira. Antes, Zé Carioca tinha paletó e guarda-chuva. Canini criou mangas curtas e um cenário mais brasileiro ao personagem. Como artista, era considerado o pioneiro do traço simples.
Canini ainda trabalhava ativamente. Em 2010, havia lançado em Pelotas o livro "O Cigarro e o Formigo". Também chegou a lançar na Feira do Livro a obra "Pago Pra Ver", que reúne trabalhos com temática campeira. Canini deixou a mulher, Maria de Lourdes Martins Canini. O casal não tinha filhos.
Sua trajetória profissional começou em 1957, na revista Cacique. Como ilustrador, colaborou com charges para Correio do Povo, Pasquim, Mad e outras publicações. Trabalhou na revista Recreio, da Editora Abril. Nascido em em 1936 em Paraí (RS), aos 10 anos foi morar em Garibaldi, onde divertia-se rabiscando nas calçadas da cidade, e lá descobriu o cinema e gibis como O Guri, Lobinho e Vida Infantil.
Zé Carioca
Foto:  Reprodução Internet

    Nenhum comentário: