sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Clima tenso marca votação sobre fim da greve dos professores

Clima tenso marca votação sobre fim da greve dos professores

Uma faixa foi retirada do local onde os profissionais expõem seus argumentos contra e a favor da continuidade da greve e foi rasgada

JÚLIA AMIN
Rio - A assembleia de professores estaduais realizada no Clube Municipal, na Tijuca, Zona Norte, nesta quinta-feira, é marcada por forte tensão. Um grupo de educadores está descontente com o acordo firmado entre a direção do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe), que aceitou acordo com o Supremo Tribunal Federal (STF) para encerrar a paralisação.
O Sepe se viu pressionado pela possibilidade de ver cair a liminar que impedia o estado de cortar o ponto de servidores em greve. Os profissionais insistem que apenas a assembleia pode acabar com a paralisação. O esquema da votação desta quinta está funcionando da seguinte maneira: 10 pessoas expõem argumentos a favor da continuidade da greve e 10 pessoas vão falar contra e logo depois todos os presentes à reunião devem votar.
Diretor do Sepe, Roberto Simões, diante das cerca de 900 pessoas presentes à assembleia
Foto:  Júlia Amin / Agência O Dia
Uma faixa foi retirada do local onde os profissionais expõem seus argumentos e foi rasgada. A seguinte frase foi a causadora de indignação: "Direção pelega, com a base não tem arrego". A ativista Elisa de Quadros, conhecida como Sininho, falou durante a assembleia. Ela pediu pela continuidade da paralisação. "Esta luta é de todo mundo. Ainda tenho cinco amigos presos. Eu apoio completamente a greve.
Contratação de professores pode ocorrer
A Secretaria Estadual de Educação já anunciou as medidas que serão adotadas, caso a assembleia decida por manter a paralisação, que já dura 78 dias. Entre as alternativas estão a contratação de professores da própria rede para fazer hora-extra e de docentes temporários.
As secretarias estadual e municipal de Educação também estão definindo como será a reposição dos dias parados. No estado, a pasta informou em nota que “haverá aulas aos sábados e nos dias de semana após o horário normal. Se for necessário, haverá também aos domingos”.
Também em nota, a Prefeitura do Rio explicou que a reposição ocorrerá de duas formas: “a partir do plano de reposição de cada escola e recuperação emergencial de aprendizagem por meio de intensificação do reforço escolar para os mais prejudicados, leitura e dever de casa com material especificamente preparado para essa reposição, além de aulas da Educopédia”.
Segundo o município, “poderão ser usados, além do contraturno, a semana prevista para o período de recesso do mês de dezembro de 2013, os sábados e os dias em que não estejam previstas atividades regulares nas unidades escolares, horários vagos na grade escolar e também janeiro de 2014”.
Caso a rede estadual permaneça em greve, o governo poderá descontar os dias parados e abrir processo disciplinar administrativo. Profissionais da rede municipal se reúnem nesta sexta, às 13h, também na Tijuca.
PLANO DE REPOSIÇÃO
O plano de reposição de aulas no estado prevê a contratação de professores com horas-extras. Também vai oferecer materiais de reforço, orientações pedagógicas com planos de estudos, oficinas, teleaulas, simulados, recursos digitais e aulas multidisciplinares.
ESCLARECIMENTO
A Secretaria Estadual de Educação esclareceu que não se comprometeu em reajustar salários. Destacou que já foi concedido aumento de 8% a todos os servidores da pasta e mais auxílio alimentação, que foi um benefício novo para o grupo.
ACORDO CUMPRIDO
A Secretaria Estadual de Educação também informou que espera que o Sepe cumpra o acordo firmado com o ministro Luiz Fux, no Supremo Tribunal Federal (STF). E que os professores grevistas voltem ao trabalho amanhã.
SEM AVANÇOS
A coordenação geral do Sepe se reuniu ontem à tarde para debater o acordo assinado com a prefeitura e o estado. Para Suzana Gutierrez, não houve avanços concretos no termo e caberá à categoria decidir, em assembleia, os rumos da paralisação.
CONSELHO DELIBERATIVO
A Regional I do Sepe (1ª Coordenadoria Regional de Educação do Rio e Zona Sul) promove hoje assembleia local da rede municipal, às 10h, no Sindicato dos Trabalhadores da Saúde e Previdência (Sindsprev), localizado na Rua Joaquim Silva 98, Lapa.
    Tags: Professores , Greve , Assembleia , STF , Sepe

    Nenhum comentário: