sábado, 12 de outubro de 2013

Ciclone com ventos de 200 km/h atinge a Índia

Ciclone com ventos de 200 km/h atinge a Índia

Mais de 400 mil pessoas foram retiradas da costa do país

AGÊNCIA BRASIL
Brasília - O Ciclone Phailin atingiu neste sábado a costa oriental da Índia com ventos de 200 quilômetros por hora (km/h), segundo os serviços meteorológicos indianos. “O violento ciclone Phailin começou a tocar a costa, perto da cidade de Goalpur”, disse o diretor-geral dos serviços meteorológicos indianos, Laxman Singh Rathore, em uma conferência de imprensa em Nova Delhi.
Ciclone com ventos de 200 km/h atinge a Índia
Foto:  Efe
Mais cedo, 450 mil pessoas haviam sido retiradas da costa oriental do país devido à previsão de chegada do ciclone. As autoridades indianas preveem que a tempestade passe pelas costas dos estados indianos de Andhra Pradesh e Orissa, na Baía de Bengala. O serviço ferroviário na área foi suspenso, bem como os voos entre Bhubaneswar, capital de Orissa, e Visakhapatnam, em Andhra.
“Deslocamos 28 equipes de 40 pessoas em Orissa e 15 [equipes] em Andhra Pradesh. O ciclone passará sobretudo pelas áreas costeiras”, explicou uma fonte da Autoridade Nacional de Gestão de Desastres da Índia (NDMA).
Indianos se abrigam em salão de festas com a chegada do ciclone 'Phailin'
Foto:  Reuters
Cerca de 300 mil pessoas foram transportadas para lugares seguros na região de Orissa e 64 mil foram retiradas no estado de Andhra Pradesh. O Departamento Meteorológico da Índia prevê fortes chuvas nas próximas 48 horas com ventos que, no início serão, de 80 km/h, podendo alcançar 200 km/h durante a tempestade.
Um dos maiores ciclones da história indiana provocou a morte de cerca de 10 mil pessoas no estado de Orissa em 1999.
    Tags: Índia , Ciclone

    Nenhum comentário: