sábado, 26 de outubro de 2013

Ativista do Greenpeace se pendura na Torre Eiffel em protesto contra Rússia

Ativista do Greenpeace se pendura na Torre Eiffel em protesto contra Rússia

Manifestante pede a libertação de 30 pessoas presas

REUTERS
Paris (França) - Um ativista do Greenpeace se pendurou na Torre Eiffel neste sábado para pedir a libertação de 30 pessoas que estão há mais de um mês presas na Rússia por causa de um protesto contra a exploração de petróleo no Ártico.
Depois de descer pelo segundo estágio da Torre que é um marco de Paris, o homem abriu uma grande faixa amarela com a inscrição: "Libertem os 30 do Ártico". Ele foi removido duas horas depois por um bombeiro, sem incidentes.
Ativista do Greenpeace se pendura na Torre Eiffel em protesto contra prisões na Rússia
Foto:  Efe
No mês passado, 28 ativistas do Greenpeace e dois jornalistas foram presos depois de tentar escalar uma plataforma de petróleo da Gazprom na costa norte da Rússia, a primeira exploração russa de petróleo no mar do Ártico.
As acusações iniciais de pirataria foram suavizadas na quarta-feira para vandalismo, pela qual eles podem pegar pena máxima de 7 anos de prisão.
Após descer pelo segundo estágio da Torre, o homem abriu uma grande faixa amarela com a inscrição: 'Libertem os 30 do Ártico'
Foto:  Reuters
"Nós estamos aqui para pedir ao governo francês que faça tudo em seu poder para obter a libertação dos 28 ativistas e dois jornalistas na prisão da Rússia há 38 dias", disse um integrante do Greenpeace França, Cyrille Cormier.
O grupo quer que o primeiro-ministro francês, Jean-Marc Ayrault, pressione o presidente russo, Vladimir Putin, pela libertação dos ativistas, entre eles uma brasileira, quando se reunir com ele na semana que vem.

    Nenhum comentário: