sábado, 21 de setembro de 2013

Unimed-Rio e Golden Cross garantem que direitos serão preservados

Unimed-Rio e Golden Cross garantem que direitos serão preservados

Planos individuais e familiares transferidos somam 160 mil. Segurados dos pacotes empresariais e coletivos não migram. Negócio foi aprovado pela ANS

AURÉLIO GIMENEZ
Rio - Segundo o comunicado, as condições contratuais de todos os usuários da Golden Cross serão mantidas e os direitos serão preservados. Conforme a nota, as cirurgias e os tratamentos já em andamento ou agendados, a área de abrangência geográfica dos planos e suas datas-base de reajuste serão respeitados e mantidos. Os clientes não terão que cumprir novos prazos de carência. 
O aposentado Juarez Barcellos possui plano empresarial da Golden Cross há mais de 30 anos
Foto:  Carlo Wrede / Agência O Dia
Ao longo deste mês, os novos usuários da Unimed-Rio receberão cartas com esclarecimentos completos sobre a mudança, assim como as novas carteiras para usuários do plano de saúde a partir de 1º outubro. A migração dos clientes da Golden Cross para a Unimed-Rio será automática, sem necessidade de recadastramento. Na fase de transição, durante este mês, os clientes serão atendidos pela Golden Cross, com a carteira de identificação atual.
A Unimed-Rio informa que possui mais de 5.500 médicos cooperados, sócios da empresa, em quase 50 especialidades, distribuídos pelas cidades do Rio e de Duque de Caxias, áreas de abrangência da operadora. Nos demais estados, o cliente será atendido pelo Sistema Unimed.
Empresários comemoram
A partir da próxima segunda-feira, os detalhes sobre a migração dos planos, canais de atendimento e rede credenciada da Unimed-Rio estarão disponíveis nos sites www.unimedrio.com.br e www.goldencross.com.br.
“A gestão será feita pela Unimed-Rio e os novos clientes se juntam a um grupo que já conta com mais de 950 mil beneficiários e a uma empresa que é seguidamente apontada como referência no mercado de saúde suplementar do Rio”, destacou o presidente da Unimed-Rio, Celso Barros.
“Com este novo posicionamento, estaremos prontos para fazer novos investimentos e concentrar esforços nos processos de venda e atendimento aos clientes coletivos, incluindo micro e pequenas empresas, corporativo, adesão e de odontologia”, explicou o presidente da Golden Cross, João Carlos Regado.
Unimed-Rio assume os clientes da Golden Cross
A Unimed-Rio comprou a carteira de clientes de planos individuais e familiares da Golden Cross, informaram ontem as duas empresas.Os segurados dos planos empresariais e coletivos não entraram no negócio. Os valores da operação, aprovada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), não foram divulgados.
De acordo as operadoras, as condições contratuais de todos os consumidores serão mantidas, além de os direitos estarem garantidos. Os clientes absorvidos não terão de cumprir novos prazos de carência. A partir de 1º de outubro, todos os 160 mil usuários pessoas físicas da Golden Cross serão atendidos pela Unimed-Rio. Com a movimentação, a operadora supera a marca de um milhão de clientes.
USUÁRIOS DE OUTROS ESTADOS
Especialista em Direito à Saúde, Renata Vilhena Silva alerta para o fato de que os usuários de outros estados podem não contar com uma rede credenciada de qualidade.
“A Unimed-Rio fez a compra da carteira nacional da Golden Cross. É preciso garantir que os pacientes de todo o país recebam o mesmo atendimento, com a mesma rede credenciada. No fim, quem sai perdendo é o consumidor, que precisa recorrer ao Judiciário para receber atendimento médico”, afirma a advogada, ressaltando que, além disso, a ANS não divulgou quais critérios usou para autorizar a venda.
Renata Silva critica também o fato de que cada vez mais as operadoras de saúde dão prioridade aos planos empresariais em detrimento dos individuais ou familiares.
“O consumidor está ficando sem opção. Deveria haver uma obrigatoriedade de todas as operadoras oferecerem planos individuais e não apenas empresariais, como vai ocorrer agora com a Golden Cross”, ressalta.
De acordo com a especialista, a ANS teria que mostrar se verificou a capacidade da Unimed em atender a mais de um milhão de clientes. “Haverá rede de atendimento para esse público?”, questiona Renata Silva.
Usuário paga R$ 4 mil de mensalidade
Cliente da Golden Cross há 30 anos, o engenheiro aposentado Juarez Barcellos, 82, conta que gasta R$ 4 mil com o convênio médico para ele e a mulher.
“Meu plano é o top empresarial da Golden Cross por meio do Clube de Engenharia. Sinceramente, não sei o que pode acontecer. Mas sei o seguinte: eles (planos) não podem cortar nenhum centímetro da retribuição pelo que eu pago. Aconteça o que acontecer”, argumentou.
Como Barcellos possui plano empresarial, ele não sofrerá alteração no seu vínculo com a operadora. A Unimed comprou apenas as carteiras individual e familiar, ficando os planos empresas com a Golden. A partir de segunda-feira, os clientes pode tirar dúvidas por meio dos sites das operadoras.
LEGISLAÇÃO
Os planos regulamentados são aqueles contratados após a Lei 9.656, de 1998. Eles contemplam todas as coberturas previstas pela ANS. Caso o plano do cliente da Golden Cross seja anterior a esta data, e ele tenha interesse em atualizá-lo, deve entrar em contato a Unimed-Rio.
NOVAS CARTEIRAS
As carteirinha dos consumidores da Golden Cross vão mudar. Até o dia 30, ele receberá o novo cartão de identificação Unimed-Rio. A partir de 1º de outubro, o antigo cartão da Golden Cross não terá mais validade. Se o usuário não receber o novo cartão até o dia 30, devem entrar em contato a nova operadora. Uma declaração será enviada por e-mail para o atendimento, que pode ser usada em substituição provisória ao cartão do plano.
VENCIMENTO
A data de vencimento do boleto e o valor serão os mesmos, sujeitos apenas às alterações previstas em contrato, como o reajuste anual divulgado pela ANS e o reajuste por mudança de faixa etária dos clientes.
BOLETO POR E-MAIL
Neste primeiro momento a funcionalidade de recebimento do boleto por e-mail será desativada, devido à transferência dos cadastros. O boleto será enviado pelos Correios. O consumidor poderá acessá-lo pela internet, entrando na seção “Serviços” no site.
SERVIÇOS OPCIONAIS
Os serviços opcionais, como seguro, acompanhante e um pacote de cobertura contratados pelos clientes Golden Cross serão mantidos conforme as condições do contrato, porém sem possibilidade de contratação de novos produtos neste momento. Caso o consumidor tenha interesse em novas contratações após o dia 1º de outubro deve entrar em contato com a Unimed-Rio.
BENEFÍCIOS CONTRATADOS
Os benefícios incluídos nos contratos da Golden Cross serão mantidos pela Unimed-Rio. Assim como o Seguro Viagem, desde que conste em cláusula de contrato.
DESCONTO MEDICAMENTOS
Os descontos de medicamentos que os clientes da Golden Cross têm direito serão mantidos por meio do Unimed Farmácia. Segundo a operadora, é um beneficio adicional e sem custo. A cobertura será para as farmácias de todo o Brasil que estejam ligadas ao Sistema e-Pharma. Esse mecanismo concede descontos de 15% a 60% na compra de alguns medicamentos (que constam em uma listagem específica). Existe também um acordo especial entre a Unimed-Rio e a Rede Drogasmil que garante um desconto especial de 12% em caso de medicamentos não constantes na lista do Sistema e-Pharma ou os constantes sem receita.
TRATAMENTO CONTINUADO
Conforme a Unimed-Rio, não haverá prejuízos nos tratamentos continuados (Fonoaudiologia, Psicologia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Quimioterapia, Radioterapia). No entanto, caso seja necessário, após o dia 1º de outubro, os cliente vão poder entrar em contato por meio do telefone 4020-3858 (Regiões Metropolitanas) ou 0800-039 3858 (outras localidades).
REALIZAÇÃO DE EXAMES
Caso precise fazer exames solicitados por um médico que não é cooperado da Unimed-Rio e estiver nas cidades do Rio de Janeiro ou Duque de Caxias, o consumidor deve telefonar para 4020-3858. Em qualquer outra cidade, o cliente deve ir até uma unidade de atendimento da Unimed local.
PRÉ-NATAL
De acordo com a Unimed-Rio, não haverá nenhum prejuízo no atendimento à mulher grávida que está fazendo pré-natal, uma vez que não será alterada a rede de atendimento aos clientes.
NÃO COOPERADOS
Por meio do site www.unimedrio.com.br no link ‘O que muda no meu plano?’, a operadora informa que será mantido o direito do cliente Golden Cross a continuidade de tratamento com médico assistente, mesmo que ele não faça parte dos cooperados da Unimed-Rio ou fora da cidade, pois não haverá nenhuma alteração nas condições previstas contratualmente.
NOVA AUTORIZAÇÃO
Ao se tratar de uma nova autorização, documentos complementares, como relatório médico e laudo, poderão ser pedidos novamente. As análises são pontuais. As informações complementares podem ser requisitadas para melhor avaliação do procedimento que o médico solicitou.
ATENDIMENTO MÉDICO
Clientes que fizeram cirurgias recentes não terão nenhum prejuízo no atendimento e acompanhamento médico. Porém, caso seja necessário, após o dia 1º de outubro, devem entrar em contato por meio do telefone 4020-3858 (Regiões Metropolitanas) ou 0800-039 3858 (outras localidades).
EM OUTROS ESTADOS
Conforme a Unimed-Rio, a aquisição fortalece a cooperativa e leva aos novos usuários a possibilidade de usufruir de uma grande rede assistencial de 113 mil médicos e mais de 25 mil serviços de diagnóstico, tratamento e hospitais credenciados do Sistema Unimed no Brasil, além da rede própria de mais de oito mil leitos, 110 hospitais e 182 pronto-atendimentos.




    Nenhum comentário: