sábado, 28 de setembro de 2013

Nelson R. S. Wenglarek: Desbravando a história de Itaguaí

Nelson R. S. Wenglarek: Desbravando a história de Itaguaí

Nossa cidade faz parte do Circuito do Caminho Imperial, que Dom Pedro I realizou em sua jornada histórica pelos confins do Rio e São Paulo

O DIA
Rio - Nossa cidade faz parte do Circuito do Caminho Imperial, que Dom Pedro I realizou em sua jornada histórica pelos confins do Rio e São Paulo. Certo de suas decisões, realizou expedição que partiu em agosto de 1822 rumo a São Paulo para realizar o conhecido Grito do Ipiranga às margens do rio homônimo. Ao menos, foi isso que aprendemos na escola. Atualmente, vários autores de história contestam veementemente esta, entre outras informações, sobre este fato histórico tão marcante.
O que importa mesmo é que, quando do retorno do imperador de São Paulo, passando por Itaguaí, pelo mesmo trajeto, deixou num ponto conhecido como Pedra de Santo Antônio uma inscrição belíssima em letras de bronze com os dizeres “Prezidencia de Provincia – 1822”, encimado por uma Coroa Portuguesa e envoltos em dois anéis, tudo em bronze. Infelizmente, tal dístico não se encontra preservado. Fato em que as autoridades locais poderiam investir, mostrando interesse por nossos patrimônios históricos.
Então, este novo momento por que Itaguaí passa garante estas e outras possibilidades. E não é para menos. Temos áreas muito bonitas e próprias para o turismo. Em comemoração aos 191 anos da Independência, vamos realizar uma caminhada ecológica amanhã que vai percorrer alguns corredores históricos da cidade. Será um momento muito importante para todos, porque é de valorização histórica de nossa cidade.

Diretor de Turismo de Itaguaí

    Nenhum comentário: